CUIDADOS COM A HIGIENE DA PELE

236_viver_3

Manter uma pele sempre limpa e saudável pode ser um desafio em tempos de poluição e exposição solar cada vez mais perigosas. Mas algumas dicas podem ajudar.


Qual a importância de mantermos nossa pele limpa?
Uma pele limpa, além de ser esteticamente mais agradável e favorecer nossos relacionamentos sociais, é importante para evitar o entupimento dos poros, responsáveis por problemas como a acne e os cravos. Além disso muitos poluentes que se depositam sobre a pele ao longo do dia podem agredí-la, favorecendo seu envelhecimento.

Quais cuidados devemos ter ao realizar a limpeza da pele?
A pele é um órgão muito sensível a agressões físicas e especialmente químicas. Sabonetes que contenham substâncias agressivas irão certamente prejudicar as delicadas camadas que compõe a pele. Esponjas inadequadas e outros produtos abrasivos também

Qual o melhor sabonete para nossa pele?
Não existe um sabonete ideal para todas as pessoas. Cada tipo de pele é diferente e precisa de cuidados também diferentes. Sabonetes neutros são os mais indicados pois raramente causam problemas. Fragrâncias suaves são preferíveis às fortes, pela menor concentração de produtos químicos potencialmente agressivos. Os sabonetes de cor branca também costumam ter menos corantes e oferecem, de maneira geral, menos risco de irritação.

A água é importante na limpeza da pele?
Sem dúvida. A limpeza rotineira deve empregar essencialmente água em temperatura ambiente e pequena quantidade de sabonete, apenas o suficiente para remover as impurezas nas áreas mais críticas, como rosto, axilas e partes intimas. O uso de sabonete em excesso resseca a pele, removendo a película protetora de óleo que a natureza sabiamente coloca sobre ela com a finalidade de protegê-la.

Água muito quente ou muito fria pode prejudicar a pele?
Sim, as temperaturas extremas devem ser evitadas. Água quente demais costuma causar irritação, pois favorece a penetração profunda de produtos cosméticos e sabonetes, além de remover toda a proteção natural da pele. A água fria demais, por outro lado, é difícil de tolerar e prejudica a higiene, podendo também irritar as peles mais sensíveis.

Esponjas: como escolher?
As esponjas são úteis quando usadas esporadicamente, como no momento em que uma limpeza mais profunda for necessária. Entretanto, seu uso diário pode causar esfoliação excessiva, determinando lesão à camada mais superficial da pele. A esponja deve ser sempre macia e não pode arranhar a pele. A fricção não deve ser forte demais. Uma dica: para achar a força certa, é só prestar atenção na hora do banho: se a pele ficar vermelha, diminua a força ou aposente a esponja.

Sabonetes esfoliantes, com cascas e sementes de frutos, são benéficos à pele?
Esses sabonetes normalmente se propõe a promover uma esfoliação discreta, ajudando a remover uma fina camada de células mortas, dando à pele um ar mais jovial. Entretanto, se a esfoliação for demasiada ou inadequada, a pele pode sofrer várias pequenas lesões que prejudicam sua função de barreira contra agentes agressivos do ambiente.

Quantas vezes por dia devemos lavar nossa pele?
As áreas mais expostas à poluição, como mãos e rosto, podem ser lavadas com mais freqüência que as outras. Mas atenção: ao contrário das mãos, nem sempre é importante usar sabonete ao lavar-se a pele do rosto, pois ela é sensível e pode ressecar com muita facilidade.

Loções podem ajudar a limpar a pele?
Sim. Quando aplicadas uma vez ao dia, normalmente à noite, loções neutras de limpeza podem remover, com ajuda de algodão, impurezas (como resto de maquiagem e fuligem da poluição urbana) que de outra maneira permaneceriam sobre a pele. Mas antes da escolha da loção certa para cada um é importante uma visita ao dermatologista.
Qual a importância do filtro solar?
Além de proteger a pele dos perigos dos raios solares, o filtro funciona também como uma barreira física entre a pele e os poluentes, ajudando a mantê-la limpa por mais tempo.
Lembre-se de consultar seu dermatologista para saber mais sobre os cuidados para seu tipo especifico de pele e siga rigorosamente suas instruções. Ninguém está mais preparado que ele para orientar os cuidados de uma pele bonita e saudável.


Fontes: Bibliomed (www.bibliomed.com.br) e www.boasaude.com.br – Equipe Editorial Bibliomed

20
20