VOCÊ SABE O QUE É TRATAMENTO PALIATIVO?

O que se deve fazer quando um paciente recebe um diagnóstico indicando que sua doença não tem cura?


 

Quando um paciente recebe um diagnóstico indicando que sua doença não tem cura, ele e sua família entram em um processo de mudanças radicais em suas vidas. O tratamento paliativo visa oferecer cuidados completos aos pacientes afetados e às suas famílias. Isso inclui o controle da dor e outros sintomas, bem como a resolução de problemas psicológicos, sociais e espirituais, um trabalho que deve ser feito por uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Nesta entrevista, o Dr. Robert Shannon, da Clínica Mayo (EUA) responde perguntas sobre esse modelo de tratamento e as diferenças com os métodos tradicionais de cura.

O que é tratamento paliativo?

A Organização Mundial de Saúde o define como “o tratamento completo e ativo de pacientes, cujas doenças não mais respondem a tratamentos curativos; portanto, o objetivo principal é conseguir controlar a dor e outros sintomas, bem como problemas psicológicos, sociais e espirituais”.

Como esse tratamento pode ser descrito?

Ele não se relaciona a temas como “a boa morte” ou “como morrer”; em vez disso, se relaciona com “viver bem”, mesmo no caso de uma doença incurável.

Como o tratamento paliativo é aplicado na prática?

A Organização Nacional de Assistência a Pacientes Terminais e Tratamento Paliativo (National Hospice and Palliative Care Organization) dos Estados Unidos define o tratamento paliativo de forma simples e eloquente: “Avaliar, antever e aliviar o sofrimento”.

Essa é uma abordagem, muito ampla, que reafirma a vida e considera a vida e a morte como processos naturais. Esse tratamento nunca acelera a morte do paciente, nem a retarda; o foco é tratar os sintomas do paciente, que são tão importantes como a própria doença.

Há um ditado [atribuído a Hipócrates] que resume essa ideia: “Cure algumas vezes, alivie frequentemente, conforte sempre”.

O tratamento paliativo aborda outras questões além das que são especificamente médicas ou clínicas?

O tratamento paliativo alivia sintomas que causam sofrimento ao paciente, integra os aspectos psicológicos e espirituais do tratamento e oferece um sistema de apoio para ajudá-lo a viver tão ativamente quanto possível até sua morte. Ele também dá apoio à família, para que aprenda a lidar com a doença e, finalmente, com a perda de um ente querido.

O tratamento médico tradicional também é necessário?

Sim, a quimioterapia, a radioterapia e mesmo a cirurgia exercem papéis relevantes, quando os benefícios sintomáticos são maiores que as complicações que podem trazer.

Então, quais são as principais diferenças entre os métodos tradicionais e o método paliativo?

São várias. Em primeiro lugar, o propósito do modelo tradicional é curar o paciente, enquanto o do método paliativo é aliviar o sofrimento. O método tradicional tenta analisar a doença. O paliativo, em vez disso, se foca em todos os aspectos do sofrimento. É uma abordagem existencial. Outro aspecto é o de que, enquanto o modelo tradicional reflete um conflito entre o corpo e a mente, no método paliativo, os sintomas que causam a dor são considerados como entidades e a unidade do tratamento inclui a família.Enquanto para o método tradicional de cura a morte representa uma falha no tratamento, para o método paliativo a morte é uma parte inevitável da vida. Por essa razão, o método tradicional propõe o tratamento a qualquer custo, seja para conseguir a erradicação da doença ou apenas uma melhora, mesmo que lenta. Sob a perspectiva do método paliativo, por outro lado, o tratamento será bem-sucedido se a pessoa passar a viver bem apesar da doença, mesmo que venha a morrer a qualquer momento. Além disso, o tratamento precisa ser consistente com os valores, crenças e interesses do paciente e de sua família.

Quais são suas recomendações?

Para os pacientes e suas famílias: Digam ao médico ou à equipe de tratamento quais são suas esperanças e o que é mais importante nessa situação. O paciente deve pensar no que lhe dá alegria, prazer e maior significado a sua vida. Todo o tratamento paliativo é dedicado a atender os objetivos de vida do paciente, mesmo que ele esteja enfrentando uma doença incurável. Aliás, esse não deveria ser o objetivo de todo o mundo, a qualquer tempo?

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Espiritualidade

Terceira Idade


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Com informações da Clínica Mayo

20
20