“MACABÍADAS, OS JOGOS DA PAZ” – LIVRO É LANÇADO EM SP

238_hebraica_1_1

A “Macabíada”, maior evento esportivo do mundo judaico que acontece a cada quatro anos em Israel e o terceiro maior do mundo em número de atletas, foi o tema do livro ”Macabíadas, os jogos da paz”, do escritor Marcio Pitliuk e do fotógrafo Sergio Chvaicer. Lançado dia 19 de março na Associação Brasileira A Hebraica, em São Paulo, contou com a presença, dentre outros, de Isaac Chvaicer, Carol e Avner Mazuz, Marcos Arbaitman, Daniel Bialski, Abramo e Berta Douek, Elisa Nigri Griner, Danielle Chvaicer, o crítico de arte Jacob Klintowitz, Lorena Quiroga, Jacques Cohen e Floriano Pesaro, Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A obra, finamente elaborada – a começar por uma das primeira páginas com a linda paulistana Clara Bialski -, traz mais de 200 fotos, incluindo a edição mais recente do evento, que aconteceu em 2013. As imagens captadas pelas lentes de Sergio Chvaicer durante os últimos jogos impressionam pelo dinamismo, emoção, cor e movimento, característicos de uma competição esportiva, tendo como pano de fundo a paisagem de destaque da cidade sede, Tel-Aviv. A publicação conta a história dos “Jogos Macabeus”, criados em 1932, e traz depoimentos de vários ex-presidentes da Confederação Brasileira Macabi, entre eles Marcos Arbaitman, único latino-americano a assumir o cargo de presidente mundial da “Macabíada”.

“Seremos o primeiro país no mundo a documentar historicamente o evento em um livro de fotos. Realizamos um ensaio fotográfico artístico para registrar a participação dos brasileiros nos jogos. A delegação do Brasil em 2013 somou mais de mil participantes, entre eles 500 atletas. Além disso, queremos apresentar ao público a origem da competição. Seremos o primeiro país no mundo a documentar historicamente o evento em um livro”, explica Pitliuk.

“São mares, montanhas, florestas e desertos, ruínas milenares e a moderna arquitetura, mescladas à paixão e determinação de cada competidor que permitiu a captação de imagens de rara beleza”, conta o fotógrafo.

O livro é um documentário ilustrado, rico em imagens, informações, fatos culturais e curiosidades. Contém texto explicativo sobre os jogos Macabeus e sua criação em 1932, antes mesmo da implantação do Estado de Israel. Entretanto, de 1938 a 1950, as competições foram suspensas devido ao crescimento do nazismo na Europa e da II Guerra Mundial.

Fotos: Glorinha Cohen

238_hebraica_1_2Avi Gelberg, Marcio Pitliuk, Marcos Arbaitman,

Floriano Pesaro e Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_3Rubens Giersz, Enrique Berenstein, Marcio Pitliuk

e Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_4Danielle e Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_5Marcio Pitliuk, Jacob Klintowitz e Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_6Sami Sztokfisz, Marcio Pitliuk e Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_7Eva Zimerman, Glorinha Cohen, Marcio Pitliuk e

Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_8Daniel Bialski, Elisa Nigri Griner e Abramo Douek

238_hebraica_1_9Os irmãos Rubens e Marcio Pitliuk ladeiam

Sergio Chvaicer

238_hebraica_1_10Jayme e Moises Schnaider

238_hebraica_1_11Marcos Arbaitman e Eva Zimerman

238_hebraica_1_12Jacques Zeitune, Eva Zimerman, Fausto Brigodo e

Rui Gelehrber

238_hebraica_1_13Kristina Okrent e Sergio Rosenberg

238_hebraica_1_14Carol e Avner Mazuz

238_hebraica_1_15Sergio Chvaicer e Marcio Pitliuk

20
20