O QUE ROLA NA COMUNIDADE CARIOCA EM ABRIL

Vários e bons eventos agitam a comunidade judaica carioca neste mês de abril. Como a noite de autógrafos de Silvia Rosa N. Lerner dia 13 de abril no Shopping Leblon, a celebração do 67º Yom Haatzmaut com a cantora Noa dia 22 de abril no Teatro Oi Casagrande e a abertura da exposição da artista Anna Bella Geiger dia 27, no Midrasch Centro Cultural. Confira os detalhes e não deixe de participar.



NOITE DE AUTÓGRAFOS DE SILVIA ROSA N.LERNER

CELEBRANDO O 67º. YOM HAATZMAUT COM A CANTORA NOA

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “PSICANÁLISE, ARTE E CRIATIVIDADE”
DE ANNA BELLA GEIGER



NOITE DE AUTÓGRAFOS DE SILVIA ROSA N. LERNER

238_fique_1_1



CELEBRANDO O 67º. YOM HAATZMAUT COM A CANTORA NOA

238_fique_1_2

 



ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “PSICANÁLISE, ARTE E CRIATIVIDADE” DE ANNA BELLA GEIGER

238_fique_3_3

Dia 27 de abril, às 19h30, acontece no Midrasch Centro Cultural a abertura da Exposição PSICANÁLISE, ARTE E CRIATIVIDADE: ENTRE URGÊNCIAS E ABRANGÊNCIAS, da artista plástica Anna Bella Geiger.

Sobre Anna Bella Geiger

Em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país é marcante a presença de Anna Bella Geiger. Na superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua “fase visceral” dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno à uma certa pintura nos anos 1980, e na sua obra atual ? Anna Bella mostrou-se sempre uma artista autêntica.

A artista realiza sua obra em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações. Na década de 1950, foi morar em Nova York, estudando História da Arte no Metropolitan Museum e Sociologia da Arte, na Universidade de Nova York, com a historiadora alemã Hannah Levy Deinhardt.

Tem participado de inúmeras mostras internacionais em museus e nas bienais de São Paulo, Veneza e de fotografia da Bélgica. Em 1982, recebeu o prêmio da Fundação Guggenheim (NY) e, em 2000, a Bolsa Vitae de pesquisa em Artes Plásticas. Obteve vários prêmios internacionais como da Casa de las Américas (Havana), da 1er Bienal de Dibujo de Buenos Aires, da Bienal de Pintura de Cuenca e, mais recentemente, o Prêmio da Crítica (ABCA) por sua trajetória artística.

Suas obras fazem parte de várias coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Getty Foundation (Los Angeles), Centre Georges Pompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), o CGAC (Santiago de Compostela), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e MASP (São Paulo).

Com Fernando Cocchiarale, publicou o livro “Abstracionismo Geométrico e Informal ? vanguarda brasileira nos anos 50” (1987).

Em 2004, Anna Bella recebeu a insígnia da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Ministério das Relações Exteriores, e em 2010, recebeu a insígnia da Ordem do Mérito Cultural por representar a tradição, a vanguarda e as diferentes correntes de criação cultural e artística do País.

20
20