ATO DE YOM HASHOÁ NA HEBRAICA DE SP, DEBATE COM CARLOS BRICKMANN E LANÇAMENTOS NO CCJ

São Paulo fervilha de bons eventos e aqui estão alguns deles: o Ato de Yom Hashoá dia 12 de abril na Hebraica, o debate com Carlinhos Brickmann dia 14 de abril, na B’nai B’rith sobre A Situação Atual do Brasil e, dia 15 de abril, no CCJ – Centro da Cultura Judaica, os lançamentos do livro “Os Sefaradins” de Jeocaz Lee-Meddi e da “Uma Introdução à Mística Judaica” com mesa de diálogo composta por Marcelo Maghidman e Ari Rehfeld.


ATO DE YOM HASHOÁ ACONTECE NO DOMINGO, 12 DE ABRIL, NA A HEBRAICA

DEBATE COM CARLOS BRICKMANN NA B´NAI B´RITH

LANÇAMENTO DO LIVRO “OS SEFARADINS”

UMA INTRODUÇÃO Á MÍSTICA JUDAICA



ATO DE YOM HASHOÁ ACONTECE NO DOMINGO, 12 DE ABRIL, NA A HEBRAICA

238_fique_2_1

Sobreviventes do Holocausto são homenageados em Ato de Yom Hashoá (2014)

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, A Hebraica e o Conselho Juvenil Sionista, com o apoio da Sherit Hapleitá do Brasil promovem, no dia 12 de abril (domingo), às 19h30, no Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, o “Ato de Yom Hashoá” que este ano terá como tema “ 70 anos do fim da Guerra. O que o mundo aprendeu?”.

O Ato, que será aberto à toda comunidade, contará com a presença de sobreviventes do Holocausto e jovens dos movimentos juvenis e acontece em memória aos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto. Juntamente com o evento acontecerá a Exposição “Tempo. O que você nos ensinou” idealizada pelos jovens dos movimentos juvenis, e que reunirá fotos e textos.

Yom Hashoá – é o dia do Holocausto e o Heroísmo, quando se honra a memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, sob o lema de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.


Evento: Ato de Yom Hashoá

Data: 12 de abril de 2015 (Domingo)

Horário: 19h30

Local: Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica – Rua Hungria, 1000



DEBATE COM CARLOS BRICKMANN NA B´NAI B´RITH

Venha debater A Situação Atual do Brasil, dia 14 de abril, às 20h30, na B’nai B’rith

238_fique_2_4


 


LANÇAMENTO DO LIVRO “OS SEFARADIN
S”

238_fique_2_2

Os Sefaradins trata sobre a vida, os êxodos e as diásporas dos judeus ibéricos nas últimas décadas do século XV. O enredo se foca, inicialmente, na relação entre Gabriel Latam e seu mestre Dom Julião. Após o assassinato do mestre, Gabriel, herdeiro de suas riquezas, parte para a Itália, a fim de receber sua educação formal, consolidando lá amizades e desafetos que terão papéis importantes no resto do romance. A trama, dada aos fragmentos e desencontros, é conduzida pelas vinganças e negócios de Gabriel, bem como pela vida e pelas fugas de seus amigos, Daniel Cohen, Abel Nigro e Antônio Garcia, e as famílias destes diante os desmandos dos reinados da Espanha e de Portugal contra os judeus. Após o lançamento, o autor Jeocaz Lee-Meddi participará de um bate papo com os presentes.

Serviço
Idade/ a partir de 16 anos
Data/ 15 de abril – Horário/ 19h30 – Local – Cafeteria
Duração/ 90 minutos
Informações/ telefones (11) 3065-4341 ou pelo e-mail: acaoeducativa@culturajudaica.org.br



UMA INTRODUÇÃO Á MÍSTICA JUDAICA

238_fique_2_3

A experiência mística é apreciada como uma extensão temporária da consciência a valores universais. Resultado de uma série de palestras do autor em curso de Introdução à Mística Judaica na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Walter Rehfeld pretendeu introduzir o leitor no universo místico judaico, em seus símbolos e sua linguagem, bem como apresentar as semelhanças e as diferenças entre esse misticismo e as tradições místicas de outras culturas. Haverá mesa de diálogo com Marcelo Maghidman e Ari Rehfeld.

O leitor é inserido em um universo simbólico riquíssimo e variado que a cultura judaica deixa como legado à cultura universal. Na obra, o autor fala sobre as “verdades” do misticismo, as quais, segundo ele, foram cientificamente estabelecidas, objetivas. Ele deixa claro que vai apenas apresentá-las e que, ao término da leitura, o leitor não fará mágicas ou milagres a partir do que foi exposto nem aprenderá a usar poderes.

Walter Rehfeld nasceu em Frankfurt em 1920 e faleceu no Brasil em 1993. Pretendia ser rabino quando jovem e, por isso, frequentou a Academia para as Ciências do Judaísmo, em Berlim, até 1938, quando, na fatídica “Noite de Cristal”, o regime nazista prendeu 30 mil judeus — inclusive seu pai — e incendiou sinagogas e escolas judaicas, fechando para sempre a academia em que estudava.

Serviço
Idade/ a partir de 16 anos
Data/ 15 de abril
Horário/ 19h30/ Coquetel de Abertura – 20h00/ Início da mesa de diálogo com Marcelo Maghidman e Ari Rehfeld – 20h45/ Sessão de autógrafos e coquetel de encerramento
Informações/ telefones (11) 3065-4341 ou pelo e-mail: acaoeducativa@culturajudaica.org.br

Sobre Walter Rehfdeld
Walter Rehfeld estudou na Academia de Ciências do Judaísmo, em Berlim, até quando foi fechada pelo nazismo (1938). Refugiou-se na Inglaterra e, depois, no Brasil. Seu interesse pela Fenomenologia da Religião e as publicações na Revista Brasileira lhe valeram a admissão à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Doutorou-se em 1972, com a tese “Considerações sobre a ocorrência de estruturas de consciência religiosa em filosofia”.

20
20