AMOR E SENSIBILIDADE – RABINO ILAN STIEFELMANN

238_história_2_1Este episódio demonstra o enorme amor incondicional e sensibilidade que o Rebe tinha para com todas as pessoas. O Lubavitcher Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, o sétimo líder da dinastia Chabad-Lubavitch, é considerado como a maior personalidade judaica de nosso tempo.


238_história_2_2

“Você pode me fazer um favor?” – perguntou o Rebe ao Rabino Cunin, que na época nem era ainda rabino e tinha apenas 16 anos. “Você pode entregar esta Matsá para uma família no Bronx?”

Tradicionalmente na véspera de Pessach, uma fila se formava para receber das mãos do Rebe uma Matsá Shemurá (Matsá especial feita a mão).

O Rabino Cunin aceitou a missão sem pestanejar. Ele se recorda vividamente da cena e conta:

“Acabei encontrando o endereço dentro de um conjunto habitacional, poucos minutos antes do anoitecer. Bati na porta e saiu um homem sem camisa com várias tatuagens na barriga.

A pequena cozinha continha apenas uma mesa e algumas cadeiras. Em cima da mesa havia um pão. Eu não entendia o que eu estava fazendo ali, entregando Matsá para uma família que nem sequer pretendia celebrar o Seder. Só então me dei conta que talvez fosse exatamente por isso que eu estava lá.

Perguntei ao homem se ele gostaria de fazer um Seder. Ele concordou e chamou a esposa, que surgiu com duas lindas meninas, ambas cegas.

Improvisei um Seder, onde quatro copos de água lembraram os copos de vinho. Expliquei a importância da mensagem de liberdade para os dias atuais. Cantamos músicas com as crianças, e quando fui ver já era uma da manhã.

Antes de ir embora perguntei como ele conhecia o Rebe, e então ele me contou que a mulher estava grávida e devido aos antecedentes, o médico havia recomendado o aborto pois certamente o bebê nasceria cego.

Por indicação de um amigo ele resolveu escrever ao Rebe, que respondeu com uma carta de encorajamento, para que mantivessem a gestação e fortificassem a fé em D-us.

Então o homem disse, emocionado: ‘Esta noite, este Seder e esta Matsá mudaram tudo. Agora estamos convictos que D-us nos dará a força para seguirmos até o final’.

Poucas semanas depois nasceu um menino totalmente saudável!

Fiquei sabendo posteriormente que as duas filhas casaram e ambas tiveram filhos saudáveis!”


Este episódio demonstra o enorme amor incondicional e sensibilidade que o Rebe tinha para com todas as pessoas. O Lubavitcher Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, o sétimo líder da dinastia Chabad-Lubavitch, é considerado como a maior personalidade judaica de nosso tempo.

Para centenas de milhares de seguidores e milhões de simpatizantes e admiradores em todo o mundo, ele foi – e ainda é, apesar de seu falecimento – “o Rebe”.


RABINO ILAN STIEFELMANN – Lubavitch Copacabana – www.lubavitchcopacabana.org

20
20