SEU PROTETOR SOLAR CAUSA CÂNCER? – POR TONY MEIZLER

238_medicina_1_1A maioria dos protetores solares que temos hoje no mercado  é  mais nociva  do que benéfica e formulada com substâncias químicas que causam câncer. Veja quais são essas substâncias.

238_medicina_1_2

A maioria dos protetores solares que temos hoje no mercado é mais nociva do que benéfica. Em tese, protetores solares são feitos para diminuir o risco de câncer de pele na hora da exposição ao sol, mas infelizmente não é isso que acontece.

Leia a lista de ingredientes de qualquer protetor solar e veja se você será capaz de pronunciar a maioria das substâncias químicas encontradas lá. Se você não sabe nem pronunciar, seu corpo não tem noção como absorver…. A maioria deles é formulada com substâncias químicas que causam câncer.

Veja quais são essas substâncias:

Parabenos (conhecido como parabens em inglês), são produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela sua ação antimicrobiana e antifúngica. Segundo o FDA, entre os produtos que contém parabenos, estão: protetores solares, maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear. Também é possível encontrá-los em certos tipos de alimentos e remédios. O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – e por conta disto é considerado um desregulador endócrino. Ele aumenta o risco de câncer de mama e pode antagonizar a testosterona. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.

Palmitato de retinol (conhecido como retinyl palmitate em inglês). Um estudo indicou que o palmitato de retinol (derivado da vitamina A) contido nos protetores solares pode aumentar a taxa de crescimento do câncer de pele. O efeito carcinogênico se deve ao fato do palmitato de retinol formar radicais livres na presença da radiação solar, devido aos raios UVA e UVB – estes radicais acabam comprometendo a estrutura do DNA, podendo levar ao câncer.

Oxibenzona: (conhecido como oxibenzone em Inglês), é um composto orgânico que pode ser encontrado em protetores solares e outros cosméticos que possuem proteção contra raios ultravioletas. A oxybenzona ou benzophenone-3, como é identificado nas embalagens, absorve raios ultravioletas do tipo A (UV-A) e do tipo B (UV-B), que compõem cerca de 95% da radiação UV. Esse tipo de radiação é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, assim como pelo bronzeamento rápido, porque penetra nas camadas profundas da pele. Desse modo, a oxibenzona para proteger do UVA também penetra nas camadas profundas da pele e causa efeitos nocivos à saúde como: reações alérgicas desencadeadas pela exposição ao sol, mutação celular e desregulação de processos hormonais. Pela grande quantidade de oxibenzona que é absorvida por meio da pele, o uso de protetores solares com essa substância deve ser evitado por crianças. Oxybenzona é ligada a urticária, dermatite e degeneração da epiderme.

Também você verá na fórmula de protetores: fragrâncias artificiais, álcool, solventes fortes e óleos derivados do petróleo. Um protetor solar típico, literalmente faz um ataque químico em seu corpo e assim pode aumentar seu risco de câncer de pele, além de funcionar como desregulador de hormônios no seu corpo.

Estudos feitos mostraram alto índice de melanoma em indivíduos que usam protetor solar comparados com indivíduos que não o usam.

Existem maneiras melhores de proteção do sol. Uma delas é o uso de óxido de zinco micronizado. Ele não tem aparência agradável e por isso não está sendo comercializado em larga escala. Quando o óxido de zinco é aplicado em forma de loção, ele não é absorvido no corpo e não entra na corrente sanguínea. Ao contrário daqueles protetores que você compra e são rapidamente absorvidos pela pele e entram na sua corrente sanguínea. O óxido de zinco não oferece perigo a não ser quando inalado e por isso ele não deve ser utilizado em forma de spray.

Existem hoje no mercado protetores solares naturais, que usam ingredientes totalmente naturais e não oferecem risco para sua saúde. Fique atento e cuide da sua saúde!

Fontes:

Dr. Mike Hart – http://www.huffingtonpost.ca/dr-mike-hart/

Dr. Arthur Perry, MD a member of the Medical Advisory Board for The Dr. Oz Show http://www.doctoroz.com/article/your-sunscreen-might-be-poisoning-you


Tony Meizler

Quem sou eu – Apenas uma pessoa curiosa que gosta de estudar e se aprofundar nas coisas. Sou naturalista e vegana, pensando sempre em viver de maneira saudável. Começando pela boca (não somente o que entra, mas também o que sai), continuando com o corpo (produtos de higiene e cosméticos naturais, yoga e meditação) e finalizando com a ideia de corpo, mente e espírito equilibrados, felizes e saudáveis. Você não pode ter um sem o outro.

20
20