EMBAIXADOR REDA MANSOUR VISITA CURITIBA

Em sua primeira visita oficial ao Paraná, o embaixador de Israel, Reda Mansour, teve uma extensa agenda de compromissos entre os dias 25 e 28/3 em Curitiba. Ele reuniu-se com autoridades do Estado e do Município para tratar de relações comerciais, fez palestras na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) sobre “Direitos Humanos e Políticas de imigração no Estado de Israel”, no Centro Israelita do Paraná para a comunidade sobre “Israel e os novos cenários do Oriente Médio”, manteve encontros com grupos cristãos de Curitiba e secretários de Estado do Paraná, além de visitar o Museu do Holocausto e a Universidade Federal do Paraná e a Escola Israelita Brasileira “Salomão Guelmann”.

O embaixador disse que Israel tem interesse em parcerias tecnológicas com o Paraná nas áreas de agricultura, transporte, saúde e segurança pública. Ele citou como exemplo de parceria as propostas de empresas israelenses especializadas em reaproveitamento e dessalinização de água do mar, como forma de contornar a escassez de água que o Brasil que o enfrenta atualmente.

Imigração e direitos humanos na OAB

A programação do embaixador de Israel Reda Mansour em Curitiba iniciou na noite de quarta-feira 25/3, no auditório da OAB Paraná, com a palestra sobre “Direitos Humanos e Políticas de imigração no Estado de Israel”. Foi recebido pelo presidente da entidade, Juliano Breda, que saudou o embaixador, observando que a “OAB reafirma a sua condição de um palco privilegiado, em primeiro lugar da liberdade de expressão, palco onde todas as vozes, todas as fés, todos os credos têm um lugar garantido e onde a liberdade, os direitos humanos, a justiça, e, sobretudo a paz e a tolerância, devem ser professados por todos”.

O evento na OAB foi promovido em conjunto com a B’nai B’rith Paraná em parceria com a Federação Israelita do Paraná, com a Comunidade Israelita (Kehilá do Paraná) e com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR). Mansour falou sobre a lei de imigração e o modelo de convivência com imigrantes no país.

“Normalmente, quando falamos em Israel pensamos em um estado judeu, mas a verdade é que temos uma quantidade muito grande de minorias: 18% da população israelense são de origem árabe, temos grupos de religiões diferentes, cristãos, drusos, judeus. É um país muito pequeno perto do Brasil, mas que recebe imigrantes de 70 países vizinhos e da Europa”, explicou ele. Segundo o embaixador, Israel recebeu mais de um milhão de imigrantes nos três últimos anos. “Abrimos as nossas portas à imigração, mas temos um sistema governamental muito forte e organizado, um Ministério da Imigração, pois pensamos que qualquer país que tenha imigração deve ter uma política mais ativa. Temos casas onde os imigrantes podem viver gratuitamente por um período de dois anos. Eles estudam hebraico em classes especiais, e também a cultura, para poderem se integrar”, contou.

Visita às autoridades

No dia seguinte (26/3) o embaixador de Israel iniciou a série de visitas às autoridades constituídas. A primeira audiência foi com o prefeito municipal de Curitiba, Gustavo Fruet, com quem tratou de diversas parceiras nas áreas de transportes, tecnologia e saúde. A seguir, visitou de cortesia à Assembleia Legislativa, onde foi recebido pelo seu presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB). Ambos falaram sobre os partidos políticos e os Legislativos nos dois países. Israel, com um território total de 22 mil quilômetros quadrados e oito milhões de habitantes, adota o sistema parlamentarista, com seu Parlamento (Knesset) composto por 120 membros. Mansour é de origem árabe drusa e é o embaixador mais jovem da história de Israel. Ele despertou interesse no deputado Traiano que perguntou sobre a atual situação do Oriente Médio. O embaixador observou que apesar da preocupação com segurança, com a instabilidade política regional e com o crescimento da ameaça terrorista, a vida dentro dos limites do país, que abriga 1,2 milhão de árabes e 150 mil cristãos, segue seu curso normal.

“Grupos minoritários radicais tentam mudar todo o mapa do Oriente Médio, praticando genocídios e toda sorte de crueldades contra aqueles que não professam seu credo. Parece até que retornamos a dois mil anos atrás”, lamentou. A seu ver, o terrorismo é um problema que deve ser enfrentado e combatido por toda a comunidade internacional, “pois já podemos observar que ele não vai ficar restrito ao Oriente”, declarou ele.

Ainda no mesmo dia, a visita foi ao governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. O embaixador disse que o Israel tem interesse em parcerias tecnológicas com o Paraná nas áreas de agricultura, transporte, saúde e segurança pública. O embaixador Reda Mansour esteve acompanhado pelo presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman, pelo presidente da comunidade Israelita do Paraná (Kehilá) Charles London, pelo vice-presidente da Federação, Isac Baril, pelo representante da B’nai B’rith do Paraná, Gustavo Berman e pelo vereador Pier Petruzziello.

Outro compromisso do embaixador, na noite da quinta-feira 26/3, foi um encontro com a comunidade judaica no Centro Israelita do Paraná. Por mais de uma hora discorreu sobre o tema “Israel e os novos cenários do Oriente Médio”, respondendo depois a muitas perguntas dos presentes no auditório do CIP.

Museu e contatos

Na manhã de sexta-feira 27/3, ainda dentro de sua visita oficial ao Paraná, o embaixador de Israel, Reda Mansour foi conhecer o único Museu do Holocausto do País. Ele foi recebido pelo presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Charles London, pelo empresário Miguel Krigsner, presidente da Associação Beit Yaacov e pelo presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman. Percorreu toda a área do Museu, recebendo explicações do coordenador Carlos Reiss. Ele também visitou as instalações da Escola Israelita Brasileira “Salomão Guelmann” e numa sala de aula falou para os alunos e em seguida respondeu a perguntas formuladas pelas crianças.

No CIP, participou de almoço com as lideranças da comunidade e com os dirigentes das instituições comunitárias, e no início da tarde visitou o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho. Mais tarde, de volta ao CIP, manteve encontro com grupos cristãos, num evento organizado pelas Irmãs da Congregação Canaã, Adola e Nehama. Na mesma noite participou do Cabalat Shabat seguido de kidush festivo na Sinagoga Beit Yaacov. No sábado pela manhã o embaixador fez um City Tour pela capital paranaense.

238_first_4_1Na Sinagoga Beit Yaacov, Charles London, presidente da Kehilá; embaixador Reda Mansour; Miguel Krigsner, presidente da Associação Beit Yaacov, e Jaime Ingberman

238_first_4_2Visita ao Museu do Holocausto de Curitiba, com Charles London

e Miguel Krigsner

238_first_4_3Na Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann o embaixador conversou com estudantes. Esteve acompanhado do vice-presidente da Federação Israelita, Isac Baril; da subprocuradora geral da OAB-PR, Debora Normanton Sombrio e o presidente da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá), Charles London

238_first_4_4O embaixador Reda Mansour fala durante o almoço com líderes da comunidade e dirigentes das entidades no Centro Israelita do Paraná

238_first_4_5Gustavo Berman, da B’nai B’rith; Isac Baril e Ari Zugman, da Federação Israelita do Paraná; embaixador Reda Mansour; governador Beto Richa; vereador Pier Petruzziello e Charles London, presidente da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá)

238_first_4_6O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado recebe o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour

238_first_4_7O embaixador Reda Mansour com o ex-governador do Paraná e

ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner

238_first_4_8O presidente da OAB-PR, Juliano Breda, recebeu na sede da

entidade o embaixador Mansour

238_first_4_9Com irmãos da B’nai B’rith do Paraná: Alexandre Distefano, a presidente Ester Proveller, Reda Mansour, o vice-presidente Waldemir Kürten, Ari Zugman e Gustavo Berman

238_first_4_10Carlos Reiss, Miguel Krigsner e Reda Mansour, no Museu do Holocausto. Foto: MH

238_first_4_11Reda Mansour e Beto Richa. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

20
20