O ÚNICO QUE PODE NOS MACHUCAR – RABINO NISSIM KATRI

241_história_3Com a exceção de uma vítima de um ataque criminal, é verdade o conceito que “o único que pode realmente me fazer mal sou eu”.

Nós não deveríamos ficar preocupados se outras pessoas tentam nos difamar. A verdade irá prevalecer. Se nós somos decentes e corretos, a língua mais nefasta não pode nos machucar. Por outro lado, se nós agirmos de maneira imprópria, as consequências de nossas ações com certeza se voltarão contra nós.

Isto é verdade tanto a um indivíduo, a família, a comunidade e a nação. Historicamente nações desapareceram do mundo quando divisões internas causaram seu enfraquecimento.

Comentando a saga de Iossef e seus irmãos, o Midrash conta que quando Iossef quis aprisionar Shimon, este último conseguiu derrotar todos os soldados que tentaram submetê-lo. Iossef então mandou seu filho, Menashe, que deu apenas uma pancada em Shimon e fê-lo cair.

Shimon disse: “esta pancada só pode ter vindo de alguém da descendência de minha família”. Ele pôde se postar contra todas as forças alienas, mas não contra aquelas que vinham de si mesmo.

Nossas energias não são ilimitadas. Seremos sábios se as dirigirmos para a união interna e convergência, tanto como indivíduos ou como um grupo.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20