EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Allan Berkiensztat, Boas Albaranes, Karen Didio Sasson, Marcelo Schapo, Cleo Ickowicz, Roberto Justus e Ana Paula Siebert Suzan Klagesbrun, Felipe Poroger e Quico Meirelles, Patricia Muratorio, Aline Viezzer, Embaixador de Israel, Reda Mansour, Abraham Goldstein, Arie Schreier, cônsul Yoel Barnea e consulesa Lúcia, Claudio Epelman, Nicole Borger, Claudia e Renato Ochman, rabino Gabriel Aboutboul e a fotógrafa israelense Viviana Tagar, dentre outros.


CHEFE DA MISSÃO ECONÔMICA DE ISRAEL ABORDA EM SP SOLUÇÕES PARA A CRISE HÍDRICA

241_first class_1_1Allan Berkiensztat, Boas Albaranes, Karen Didio Sasson e Marcelo Schapo

O chefe da Missão Econômica de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes, ministrou no clube A Hebraica em São Paulo a palestra “Saiba como Israel pode nos ajudar contra a crise hídrica”. O evento foi organizado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo e da Conib, com apoio da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. Boaz detalhou o plano de gestão de água implantado pelo governo israelense, por meio do Conselho da Água, que conta com a participação de representantes de todos os ministérios, com poder de tomada de decisões. Eles concentram seus esforços no tratamento de efluentes, recuperação de poços contaminados e dessalinização de água salobra e marinha.


CÔNSUL DE TURISMO DE ISRAEL SE DESPEDE DO BRASIL

241_first class_1_2

Depois de três anos no Brasil, a cônsul de Turismo de Israel, Suzan Klagesbrun (na foto, a segunda à direita, ladeada por Cleo Ickowicz, Carolina Dias e Luiz Fernando Chimanovitch) voltou para Israel. Um happy hour no melhor estilo brasileiro, realizado no Espaço Gourmet da Hebraica de SP marcou o acontecimento.


ENCERRAMENTO DO II FESTIVAL DE FINOS FILMES NO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS

241_first class_1_3

O júri formado pelos cineastas Laís Bodansky e Daniel Ribeiro (do longa “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”) e pelo crítico de cinema Cássio Starling Carlos selecionou os melhores curtas, entre 15 pré-selecionados, de um total de 610 inscritos de todas as partes do mundo no II Festival de Finos Filmes realizado no Shopping Pátio Higienópolis. A curadoria foi dos jovens cineastas Felipe Poroger e Quico Meirelles. Confira quem foram os premiados: Soren Splid Hellerup, ator e diretor de teatro dinamarquês, que recebeu o prêmio de melhor direção em nome de Jens Dahl de “2 Girls 1 Cake”; os jovens cineastas Toti Loureiro e Ruy Prado, que acabaram de chegar da Alemanha, onde receberam o melhor prêmio do Júri Jovem do Festival Oberhausen, pelo curta “Vestibular”. Filme também saiu do Festival de Pernambuco em 2015 com os prêmios de melhor ator e melhor fotografia; Ryochi Osaki, pai do diretor Mauricio Osaki, do filme “O Caminhão do Meu Pai”, co-produção Brasil e Vietnã, que recebeu prêmio de melhor roteiro – o curta foi pré-selecionado para o Oscar de Melhor Curta Metragem em 2015; Leo Raw e Gabriel Lacmann; Sofia Mariutti; o ator Marcelo Moraes e o cineasta Quico Meirelles; Benjamim Feldman, Pedro Moscalcoff, Francisco Brito Cruz e Marcelo Moraes; Quico Meirelles e Marcelo Ramos, diretor de “E”, que ganhou o prêmio de reconhecimento artístico da noite.


“FAÇA SEU CHOCOLATE” É A SENSAÇÃO DO MOMENTO EM GRAMADO

241_first class_1_4A Caracol Chocolates inova lançando o “Faça seu Chocolate”.

Quem for a Gramado, no Rio Grande do Sul, não pode deixar de visitar o Reino do Chocolate, um espaço temático voltado para a cultura do chocolate onde os clientes têm uma experiência única, literalmente “colocando a mão na massa”. Trata-se do espaço “Faça seu Chocolate”, uma iniciativa da Caracol Chocolates no qual o cliente produz a iguaria com a possibilidade de personalizá-la.

“O início do processo dá-se com a escolha da forma, depois a personalização, na qual o cliente pode escrever ou desenhar na forma que vai dar molde ao produto. Logo após é escolhido o recheio, entre diversos sabores e texturas. E ao final a cobertura. Terminando o processo de customização, o produto passa pelo túnel de refrigeração para que fique pronto. Enquanto isso, o visitante tem a possibilidade de visitar o Reino do Chocolate e a loja. Depois de 15 minutos o chocolate produzido com as próprias mãos já pode ser retirado”, diz Patricia Muratorio, proprietária da Caracol Chocolates, à direita na foto com Aline Viezzer). A experiência de produzir o seu chocolate está perfeitamente alinhada ao costume dos visitantes da região, de comprar o produto para presente, já que ao final o chocolate fica totalmente personalizado.

O Reino do Chocolate fica na Avenida das Hortênsias, 5382 – Estrada Gramado/Canela – Gramado/RS e o ingresso é RS 10,00 por pessoa. Telefone: (54) 3286-3588.


O QUINTO CASAMENTO DE ROBERTO JUSTUS

241_first class_1_5

Roberto Justus e Ana Paula Siebert reuniram familiares e amigos famosos para a cerimônia de seu casamento no “O Leopoldo”, em São Paulo, no dia 30 de abril. A festa, para 280 convidados, também celebrou os 60 anos dele, completados no mesmo dia. Justus, impecável, usou um terno feito pelo alfaiate Alexandre Won e a noiva abusou do decote em um vestido art nouveau anos 30, do estilista Samuel Cirnansck. Na hora do jantar, 160 garçons entraram no salão de O Leopolldo e serviram todos os presentes ao mesmo tempo, no estilo dos banquetes de realezas. Enquanto os convidados comiam, um grupo de 12 bailarinos e bailarinas fez uma coreografia entre as mesas. Este é o quinto casamento dele e o primeiro dela, e eles acabam de voltar da lua de mel nas Ilhas Maldivas.


EMBAIXADOR REDA MANSOUR NO FÓRUM 18, COM APOIO DA B’NAI B’RITH

241_first class_1_6Embaixador de Israel, Reda Mansour e Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil

Em evento realizado na sede da B’nai B’rith dia26 de abril, o embaixador Reda Mansour, convidado pelo Fórum 18 participou de uma rodada de perguntas. O primeiro embaixador de Israel druso, não judeu, mostrou características muito interessantes da sociedade israelense, como a inclusão das minorias e as grandes transformações que este processo acarreta. Os drusos são uma minoria árabe, com 120 mil habitantes em Israel. Seu avô aprendeu a ler e escrever sozinho, pois não havia escolas na aldeia onde moravam, já ele é embaixador e poeta. A maioria (95%) dos drusos serve o exército, dos quais 78% vão para unidades de combate. E, muitas vezes, lutam contra países árabes onde há grandes comunidades drusas. Entre os temas tratados, a tentativa de deslegitimação de Israel em especial pela Europa, devido aos territórios ocupados e o crescimento das colônias, bem como a acusação de apartheid.


SINAGOGA DO RJ DOA O PRIMEIRO SEFER TORAH DA KEHILAT SHANGHAI

241_first class_1_7

A Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro doará um Sefer Torah [Livro da Torá] para a congregação Kehilat de Xangai. Será o primeiro da instituição. A entrega foi feita durante o encontro Connections 2015, promovido pela World Union for Progressive Judaism, que ocorreu no Rio de Janeiro, de 13 a 16 de maio.

“Ter uma Torá é um grande passo e nos fornece os meios e a responsabilidade de tornar nossa comunidade ativa em todos os aspectos.”, disse Arie Schreier, presidente da Kehilat Shanghai

Em 2015, a China será pela primeira vez anfitriã de um evento em comemoração à libertação do gueto de Xangai, ocorrida há 70 anos. O evento, feito em parceria com Congresso Judaico Mundial, acontecerá no final do ano.

Leia sobre a história dos judeus em Xangai . O gueto de Xangai abrigou cerca de 23 mil refugiados judeus na China ocupada pelos japoneses, até sua libertação em 3 de setembro de 1945. Com aproximadamente um quilômetro quadrado, era uma das áreas mais pobres e movimentadas da cidade. Os japoneses impuseram restrições crescentes, mas o gueto não foi murado, e os chineses que residiam na área, cuja condição de vida era muitas vezes tão ruim quanto a dos judeus, não deixaram o local. Famílias judias e instituições de caridade judaicas americanas doaram abrigo, comida e roupa.


NA BERLINDA

ALMOÇO DAS PIONEIRAS NA CASA DO CÔNSUL DE ISRAEL – No dia 28 de maio, a Na’amat Pioneiras São Paulo realiza um Almoço Especial na residência do cônsul Yoel Barnea e da consulesa Lúcia, com palestra de Maria Luiza Tucci Carneiro e cardápio assinado por Gabriel Zitune. Convites limitados no (11) 3667.5247.


“SEISMILLONESNUNCAMAS” – SITE É CRIADO PARA COMBATER O ÓDIO E ANTISSEMITISMO

Recentemente mais um aniversário do Levante de Gueto de Varsóvia foi celebrado, e o Observatório Web (www.observatorioweb.org) lança a campanha “SEISMILLONESNUNCAMAS”, que põe em evidência a negação do holocausto difundida através da Internet.

“O ano de 1945 marcou o final da 2ª Guerra mundial, mas não do nazismo, que perpetrou o maior genocídio do século 20, o que ainda é negado, assim como podemos constatar na Internet”, declarou Claudio Epelman, diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano.

Só para ter uma noção: 350 vídeos em espanhol publicados na Internet tem quase 10.000.000 de visualizações, como atesta o Observatório Web, como parte da Campanha “SEISMILLONESNUNCAMAS” (www.seismillonesnuncamas.com), que busca conscientizar sobre o perigo da negação. “Caso não recordemos o ocorrido, as vítimas morrerão uma segunda vez, e abrimos a possibilidade de que um holocausto possa ocorrer novamente”, agregou Epelman.

“Não somente recordamos, se não que devemos ensinar como atuar frente a estas novas formas de discriminação na web. Por isso, convidamos a todos a denunciarem os sites e vídeos que semeiam o ódio e a promover o conteúdo positivo”, expressou Ariel Seidler, diretor do Observatório Web, que destaca esta premissa como parte vital da estratégia de preservação da memória e a não discriminação.

O Congresso Judaico Latino-Americano é a Organização que reúne e representa as comunidades judaicas da região. É o braço regional do Congresso Judaico Mundial, e atua como braço diplomático das comunidades judaicas ante governos e instituições da sociedade civil. Junto com a Associação Mutual Israelita Argentina- AMIA e a Delegação das Associações Israelitas Argentinas- DAIA levam adiante o Observatório Web, ferramenta para combater toda forma de discriminação na web.


NICOLE BORGER LANÇA NOVO CD – Dia 30 de maio, às 21h, no Teatro Anne Frank, o Instituto da Música Hebraica – Brasil e a Hebraica de São Paulo, promovem o show de lançamento do novo CD de Nicole Borger, denominado “Raizes/Roots”, produzido por Frank London e com participação especial do cantor Claudio Goldman. Ingressos na Central de Atendimento (tel. 3818-8800).


BAR-MITZVÁ EM ISRAEL – Claudia e Renato Ochman estão convidando para o Bar-Mitzvá do filho Felipe, que acontecerá dia 29 de junho no Kotel, em Jerusalem, Israel. Após a cerimônia os convidados serão recepcionados no Rooftop do Hotel Mamila.


NOVA SINAGOGA DE IPANEMA SERÁ INAUGURADA EM AGOSTO – A Sinagoga Edmond J. Safra, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro será inaugurada em 9 de agosto de 2015. A direção é do rabino Gabriel Aboutboul. O prédio tem 1800 m² de área construída, com uma sinagoga para 440 pessoas, mikve [banho ritual], salão de festas, espaço para crianças e centro de estudo. A fachada foi construída com pedras de Jerusalém.Você pode ajudar na campanha final de arrecadação fazendo uma doação para:Associação EJS. CNPJ: 12.536.574-0001-95. Banco Itaú, Agência 0304, Conta: 63057-7. Envie o comprovante para sinagoga.ipanema2015@gmail.com.


Conib participa do V Congresso de Liberdade Religiosa da OAB-SP – A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, realizará em 24 de maio o V Congresso Estadual de Liberdade Religiosa da OAB-SP – Edição Internacional. Rony Vainzof, secretário da Conib, participará dos debates O evento ocorrerá às 13 horas, no Salão Nobre do Centro Universitário Adventista – UNASP, Estrada de Itapecerica da Serra, 5.459.


CONCERTO “JERUSALEM ETERNA – CIDADE DA PAZ” NO MUBE – No domingo, 31 de maio, às 18h, no Teatro do MUBE, à Rua Alemanha, 221 – esquina com Av. Europa, a Orquestra de Cordas Laetare e os Corais Canticorum Jubilum e Vox Aeterna, regidos por Muriel Waldman, apresentarão o Concerto “Jerusalem Eterna – Cidade da Paz”, com obras de Giuseppe Verdi, Hanoch Jacoby, Shlomo Carlebach, Nurit Hirsh, Hubert Parry, Benedetto Marcello, Aryeh Levanon e Naomi Shemer. Ingressos R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudantes e melhor idade) na bilheteria do Teatro (4301-7521) ou Ingresso Rápido (4003-1212). O Concerto se insere no âmbito da Exposição “Jerusalém Arte e Mistério”, da fotógrafa e jornalista Viviana Tagar, no MUBE, promovida pelo Consulado de Israel em São Paulo e Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalem e aberta ao público até o dia 21 de junho. Viviana convida a percorrer as matizes e nuances pessoais de sua ‘Jerusalém Dourada’, que nos evoca as terras de alhures e nos provoca a memória de outrora. A proposta da exposição é mostrar um lado desconhecido de Jesusalém. Jerusalém Arte e Mistério se aventura por uma delicada paleta de imagens filigranadas da geografia humana da Cidade e de suas culturas, e compartilha os segredos de seus recantos arquitetônicos. A entrada é franca.

20
20