DIFICULDADES TRAZEM MÉRITOS – RAV EFRAIM BIRBOJM

242_história_2_1Algumas vezes o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se não fossem os obstáculos, nós não seríamos tão fortes quanto poderíamos ter sido.


“Certo dia Adriano estava observando um casulo de borboleta quando, naquele exato momento, uma pequena abertura apareceu. Ele resolveu se sentar e observar o que aconteceria. Ele viu que a borboleta se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco aberto no casulo, mas em certo momento pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso e não conseguia mais sair. Adriano decidiu ajudar a borboleta: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava pequeno e murcho, e suas asas estavam amassadas.

Adriano continuou a observar a borboleta, pois esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abririam e se esticariam para serem capazes de suportar o peso do corpo. Mas nada aconteceu. Na verdade, a borboleta passou o resto da vida rastejando, com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

Adriano, em sua vontade de ajudar, não compreendia que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura serviam para que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estivesse pronta para voar quando conseguisse sair do casulo. Ao cortar a pequena abertura, Adriano acabou tirando as chances de um dia aquela borboleta conseguir voar.

Algumas vezes o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se não fossem os obstáculos, nós não seríamos tão fortes quanto poderíamos ter sido”.

Eu pedi a D’us força, mas Ele me mandou dificuldades para me fazerem forte. Eu pedi a D’us sabedoria, mas Ele me mandou problemas para eu aprender a resolver. Eu pedi a D’us prosperidade, mas Ele me mandou uma boa cabeça para pensar e músculos para eu trabalhar. Eu pedi a D’us coragem, mas Ele me mandou perigos para eu superar. Eu pedi a D’us amor, mas Ele me mandou pessoas com problemas para eu ajudar. Eu pedi a D’us favores, e Ele me mandou oportunidades. Eu não recebi nada do que pedi a D’us, mas Ele me mandou tudo o que eu precisava…


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

20
20