RESTAURANTE FOLHA DE UVA – TODO O SABOR DO LÍBANO EM SP

243_sabores_1_1

O restaurante Folha de Uva, considerado um ícone da gastronomia libanesa em São Paulo, é comandado, há mais de 20 anos, pelo experiente Chef Samir Cauerk Moysés que coloca em suas receitas a tradição trazida nos livros de receita de seu avô.

A saga da família Cauerk, a culinária libanesa e a trajetória do Chef Samir é tão intensa que acabou virando um livro (Do Oriente para o Ocidente) extremamente bem cuidado que, como a própria vida da família, mistura tradição, história, luta e comida.

Tudo começou em 1900 quando o avô materno de Samir, o Chef Elias Hallab Cauerk, conhecido como “Hallab”, trouxe em bagagem todo material de sua cozinha, especiarias e uma enorme vontade de começara vida em novas terras. Desembarcou no Rio de Janerio e no ano seguinte, em 1901, inaugurou o Do Oriente para o Ocidente, o primeiro restaurante de comida típica libanesa que se tem registro no Brasil. O restaurante, instalado na Rua da Alfândega movimentou a região até 1940.

Quando o Chef Samir decidiu montar seu próprio restaurante, usou o caderno de anotações e receitas de seu avô e, inclusive, alguns objetos antigos trazidos na mala de viagem do Chef Hallab. A tradição e o respeito pela cozinha milenar é uma característica do Folha de Uva, que faz de suas mesas encontros memoráveis.

E este foi o segredo do sucesso do Folha de Uva: reproduzir com minúcias uma comida com pelo menos 5.000 anos de tradição e história.

243_sabores_1_2

Para isso, abusa dos pratos exclusivos e excepcionalmente bem preparados com especiarias. Destaque para o premiado Fatti de Cordeiro, o Bacalhau Mourisco e a Mussaka, além dos sanduíches Bastermá e Cheese Kafta criados pelo Chef. Além do cardápio A La Carte, seu famoso Buffet é apreciado pelo público e crítica e oferece, todos os dias, opções de pratos frios como tabule, quibe cru, pastas e opções quentes, entre elas charutinhos de folha de uva, arroz chairie (com macarrãozinho), mini kibes e esfihas crocantes, além das deliciosas sobremesas como o Mhallabye (manjar de leite com calda de damasco e água de flor de laranjeira). Faz parte do Buffet ainda escolher um dos grelhados da casa: filet mignon, frango ou kafta.

Sobre o Chef Samir

O Chef Samir Cauerk Moysés nasceu no Espírito Santo, passou parte de sua infância e juventude no Rio de Janeiro, na casa de seu avô, em cima do restaurante Do Oriente para o Ocidente.

Chegou à São Paulo para estudar e a cada final de semana de intensos estudos com os amigos, Samir pilotava a cozinha e servia verdadeiras maravilhas aos amigos. Formou-se engenheiro mecânico, trabalhou em grandes empresas, mas largou sua carreira para se dedicar aos cheiros e sabores da sua infância.

Inaugurou o restaurante Folha de Uva com cardápio baseado nas receitas de seu avô, cumprindo de forma rigorosa o melhor da culinária libanesa. Teve em sua mãe, tias e sogra, mentoras profissionais, a quem recorria a cada novo prato, a cada nova descoberta.

O restaurante Folha de Uva esta em novo endereço, depois de sua inauguração, há mais de 20 anos, com clientes assíduos e novos sempre bem vindos, após mudar para a rua Joaquim Antunes, 234, travessa da Gabriel Monteiro da Silva, o chef Samir Moyses resolveu inovar e passou a atender sómente o serviço a La carte.

243_sabores_1_3

Entre os pratos mais solicitados estão o Charuto de Folha de Uva, o exclusivo Bacalhau Mourisco, o premiado Fatti de Cordeiro e também a Mussaka, passando pelas pastas, grelhados e doces. Mas o mais importante é a disposição do Chef Samir, sempre pronto para tirar dúvidas sobre qualquer detalhe ou segredinho das receitas libanesas.

Com esse seu jeito bom de contar histórias e mostrar receitas sem nenhuma preocupação em esconder segredos, Chef Samir é constantemente convidado a participas de programas de TV, matérias em jornais, revistas e sites, para falar sobre a culinária libanesa e apresentar suas receitas.

Almoço executivo: de segunda á sexta – R$ 35,90– Não inclui bebidas, sobremesas e taxa de serviços.

Comece com uma seleção de pães e patês

Hommos

(Pasta de Grão de Bico)

Babagannuj

(Pasta de Berinjela)

Hammara

(Pasta de Pimentão Vermelho)

Coalhada Seca

Pão árabe e torradas

Pratos:

Mussaka ou Kafta Grelhada ou Michuí de Frango

Acompanhamento:

Arroz Cahirie

(Arroz com Aletria)

Sugestão do Chef Samir para o jantar

1- Entrada – Mezzé composto por 04 pastas (hommos, babagannuj, coalhada seca e hammara) + Tabule + Quibe Cru

Opção: Salada Fatouche com Nozes e Romã

2- Prato principal – Fatti de cordeiro

Opção: Bacalhau mourisco

Opção : Couscous marrouquino com carré de cordeiro

3- Sobremesa: Mallabye com damascos

4- Drinque: Coquetel de áraque com licor de menta

Novo endereço: Rua Joaquim Antunes nº 234 – Pinheiros Fone: 55 11 3062-2564 – www.folhadeuva.com

20
20