NO MIDRASH, A EXPOSIÇÃO “SOUZA DANTAS – O QUIXOTE NAS TREVAS”

243_fique_2

Dia 29 de junho, às 20h, e após setenta anos do fim da 2ª Guerra Mundial, o Midrash Centro Cultural e a Casa Stefan Zweig rendem homenagem ao diplomata Souza Dantas que, acima da burocracia, servia à solidariedade e ao humanitarismo e foi um exemplo de integridade moral. A exposição, que fica aberta ao público até o dia 6 de agosto, é baseada no livro do historiador Fábio Koifman e conta como o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas salvou mais de mil vidas, concedendo vistos a refugiados durante a perseguição nazista.

PALESTRA COM FÁBIO KOIFMAN

A palestra ocorrerá na abertura da exposição que homenageará o embaixador do Brasil na França, Luiz Martins de Souza Dantas, em razão de seus atos humanitários em prol dos perseguidos do nazismo entre os anos de 1940 e 1941, quando por meio da emissão irregular de vistos diplomáticos e outros expedientes ajudou refugiados na fuga da Europa conflagrada pela guerra e ocupada por nazistas e seus colaboracionistas.

Fábio Koifman é doutor em História e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Autor dos livros Quixote nas trevas: o embaixador Souza Dantas e os refugiados do nazismo (2002) e Imigrante Ideal (2012) e organizador do livro Presidentes do Brasil (2002/3), entre outros artigos e capítulos de livros.


MIDRASH CENTRO CULTURAL – Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon – Rio de Janeiro – RJ – 55 (21) 2239-1800

20
20