EM EVIDÊNCIA, GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Eduardo Wurzman, Roberta Jacobsen, Fernando Lottenberg, Milton Seligman, Beth Szafir, Adina Worcman, rabino Rogerio Cukierman, Felipe Daiello, Zohar Vloski, Olivier Nakache, Marcella Guttmann, Iacov Hillel, Éric Toledano, Juliana Tanenbaum, Tatiana Hara, Deborah Vaidergorn, rabino Berel Weitman, Abraham Goldstein, Alberto Milkewitz, Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan e Otávio Aronis, dentre outros.


CONIB PARTICIPA NOS EUA DE FÓRUM DO AMERICAN JEWISH COMMITTEE E ENCONTRA EMBAIXADOR DO BRASIL

243_firt_1_1

Eduardo Wurzman, Roberta Jacobsen, Fernando Lottenberg e Milton Seligman

A Conib participou, no início de junho, em Washington, do Fórum Global 2015 do American Jewish Committee, que teve a presença de líderes mundiais, como o primeiro-ministro da Ucrânia e o ex-ministro israelense Yair Lapid, diplomatas de vários países e autoridades. O AJC homenageou heróis marcados pela defesa dos judeus nos últimos meses: Lassana Bathily, imigrante do Mali que salvou 15 pessoas no Hypercacher, em Paris; e as famílias de Dan Uzan, segurança voluntário da sinagoga de Copenhague, morto em atentado em fevereiro; e o policial druso Zidan Nahad Seif, morto em atentado a uma sinagoga de Jerusalém, em novembro de 2014. A Conib também encontrou Roberta Jacobsen, secretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, e tratou com ela de temas bilaterais e da próxima visita da presidente Dilma aos EUA. Participaram da delegação brasileira Fernando Lottenberg, presidente da Conib; Eduardo Wurzmann, secretário-geral; Milton Seligman e Ruth Goldberg, diretores. Pela Fisesp, Mario Fleck, presidente; e Ricardo Berkiensztat, presidente executivo; Ariel Krok, diretor; André Lajst, especialista em contraterrorismo no Centro Interdisciplinar de Herzliya, em Israel, e os jovens André Grunebaum e Fernando Ber.


INAUGURADA A GALERIA ROBSON BRITTO NOS JARDINS

243_firt_1_2

Na noite fria de outono paulistano, Beth Szafir, Robson Britto (ambos na foto) e a RP Silvia Neubern, receberam convidados com coquetel para a inauguração do novo espaço da Galeria Robson Britto no jardim paulistano. Robson Britto, irmão de Romero Britto, comercializa obras exclusivas do artista, e tem intenção de convidar pequenos grupos para apresentar o novo espaço.


ADINA WORCMAN NO CENTRO CULTURAL DA MARINHA

243_firt_1_3

A escultora Adina Worcman participou da exposição no Centro Cultural da Marinha em homenagem aos 150 anos da Batalha do Riachuelo. Os artistas foram recepcionados pelo vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho e pelo capitão de Mar e Guerra Mário Luiz Piccirillo.


CJL E WUPJ REÚNEM SEUS JOVENS PARA DISCUTIR SOBRE IDENTIDADE JUDAICA

243_firt_1_4

O Grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), em parceria com o World Union for Progressive Judaism, realizou um encontro sobre ‘Identidade Judaica’, com o rabino Rogerio Cukierman, especialista em Educação Judaica, na residência de Juliane Peres. Com um rico e vasto leque de opiniões, os presentes e o palestrante puderam mostrar o mosaico que é o judaísmo e sua prática diária.


FELIPE DAIELLO EM NOITE DE AUTÓGRAFOS

243_firt_1_5

O lançamento de “As Rodas da Fortuna”, 10º livro de Felipe Daiello, reuniu em Porto Alegre escritores como Alcy Cheuiche e Armindo Trevisan, numa mesa redonda para discutir a mensagem da obra. A obtenção do sucesso, vencendo múltiplos obstáculos é o lema dos personagens. Sucesso não é igual para todos, depende da dimensão dos nossos sonhos e desejos.

Felipe Daiello, gaúcho de Porto Alegre, engenheiro, professor e empresário, após a publicação de nove livros, concluída a fase de literatura infantil com: A Viagem dos Bichos e Aventuras dos Bichos, continuou o desafio com Os Segredos da Fechadura, que representa fronteira a desvendar. O livro é apresentado por Armindo Trevisan que disse: “A história, cujos lances Daiello faz reviver com seus episó – dios, escritos num estilo comunicativo e ágil, acaba convertendo-se em amável convite para percorrer léguas e léguas da História em si, como as poderia percorrer um turista com sensibilidade aos aspectos das paisagens, aos mil e um incidentes da jornada, e até aos sortilégios das Mil e uma Noites do Oriente. O contista não ‘distorce’ os fatos. Prefere envolvê-los numa aura que, desde Guimarães Rosa, passou a chamar-se estória, uma interpretação bem estruturada, livre e imaginosa dos fatos do passado.”


DIRETOR MUNDIAL DO KKL VISITA O BRASIL E GARANTE APOIO A PROJETOS EDUCACIONAIS

243_firt_1_6

Zohar Vloski, diretor mundial do Departamento de Educação do KKL – Keren Kayemet LeIsrael, visitou o Brasil pela primeira vez no final de maio, com a proposta de conhecer o trabalho desenvolvido pelo KKL Brasil, tendo em vista formatar parcerias na área de educação. Acompanhado do diretor do KKL Brasil Marcelo Schapo, Zohar Vloski visitou os Colégios Renascença e I.L. Peretz, onde se reuniu com a equipe da área judaica, e também a Agência Judaica, onde conversou sobre os projetos educacionais.


“INTOCÁVEIS” – AUTORES DO FILME FRANCÊS EM SÃO PAULO

243_firt_1_7

Olivier Nakache, Marcella Guttmann, Iacov Hillel e Éric Toledano

A peça “Intocáveis”, a primeira adaptação do filme francês no mundo, com direção teatral de Iacov Hillel e produção de Marcella Guttman, recebeu nesta quarta-feira (10 de junho), os autores do longa-metragem Olivier Nakache e Éric Toledano. O espetáculo, que foi adaptado por José Rubens Siqueira, tem elenco composto por Aílton Graça, Marcello Airoldi, Eliana Guttman, Bruna Miglioranza, Livia La Gatto, Ricardo Ripa e Fernando Oliveira, e participação especial (em vídeo) da atriz Zezé Motta, estará em cartaz até 30 de agosto, no Teatro Renaissance, em São Paulo.


INSTITUIÇÃO BENEFICENTE TEN YAD RECEBE RENDA DA VENDA DOS CONVITES DA LECHAIM FESTAS

243_firt_1_8

Juliana Tanenbaum, Tatiana Hara, Deborah Vaidergorn e o rabino Berel Weitman

Com o propósito de auxiliar no combate à fome do Brasil e melhorar a qualidade de vida das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a Instituição Beneficente Israelita Ten Yad foi escolhida pela organização da Lechaim Festas para receber todo o valor arrecadado dos convites que foram vendidos na primeira edição da feira que ocorreu no PatioDuo, em Pinheiros-SP, e que reuniu mais de 700 pessoas. Em tarde de almoço com a diretoria da instituição Ten Yad, as idealizadoras da Lechaim, Deborah Vaidergorn, Juliana Tanenbaum e Tatiana Hara foram recebidas pelo rabino e diretor da instituição Berel Weitman. Este auxílio será destinado para o apoio das ações sociais realizadas pela instituição que trabalha diariamente na distribuição de refeições nutritivas para pessoas carentes, além de outros programas de segurança alimentar, assistência e inclusão social.


100 ANOS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO

243_firt_1_9

Otávio Aronis, Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, Alberto Milkewitz e Abraham Goldstein

Nos dias 11 e 12 de junho, a Universidade de São Paulo analisou os “100 Anos do Genocídio Armênio – Negacionismo, Silêncio e Direitos Humanos”, recordando o massacre de intelectuais ocorrido em 1915 e outras perseguições, inclusive nos dias de hoje, ao povo armênio. Presentes à abertura do evento, o embaixador da Armênia no Brasil Ashot Galoyan, o presidente da B’nai B’rith do Brasil Abraham Goldstein e esposa, Otávio Aronis, representando o presidente da Conib, Fernando Lottenberg. Alberto Milkewitz, diretor institucional da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos da B’nai B’rith do Brasil, além de autoridades acadêmicas.


NA BERLINDA

CONCERTO “A ÓPERA EM CORDAS – No domingo, 28 de junho, às 19h30min, o Círculo Macabi, na sede Angélica, em São Paulo, receberá a Orquestra de Cordas Laetare e os Corais Canticorum Jubilum e Vox Aeterna, regidos por Muriel Waldman, para o Concerto “A Ópera em Cordas”. No programa: Carmen, de G. Bizet; Thais, de J. Massenet; Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni; Samson et Dalila, de C. Saint-Saëns; Nabucco, de G. Verdi; Il Trovatore, de G. Verdi; Tannhaüser, de R. Wagner e Moïse, de G. Rossini.

Ingresso: R$ 10,00.


CIENTISTA ISRAELENSE RECEBE COMENDA ASSINADA PELA RAINHA ELIZABETH II – A cientista israelense Rivka Carmi, presidente da Universidade Ben-Gurion, recebeu em 9 de junho a Comenda da Ordem do Império Britânico, outorgada pela Rainha Elizabeth II. Sua Majestade foi representada pelo embaixador britânico em Israel, Matthew Gould. Carmi recebeu uma medalha e um pergaminho assinado por Elizabeth II. A Rainha outorgou-lhe a honraria por seu “trabalho para aprofundar as relações científicas e acadêmicas entre o Reino Unido e Israel”. Carmi é a primeira mulher a servir como presidente de uma universidade israelense. Sob seu comando, o Conselho de Ciência promove trabalhos como a investigação de ponta com células-tronco. Na cerimônia de premiação, a cientista condenou a campanha de boicote que visa deslegitimar Israel e prejudicar sua economia. “Estou enojada e preocupada com este movimento, mas tenho certeza de que é apenas um barulho desagradável feito por alguns ignorantes”.


ALESP TERÁ FRENTE PARLAMENTAR PELA LIBERDADE RELIGIOSA – No próximo dia 24 de junho, às 19h00, será lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa. O evento acontece no Auditório Paulo Kobayashi. A nova Frente Parlamentar tem entre seus objetivos o estabelecimento de uma política pública para o enfrentamento da intolerância religiosa e uma legislação que a apoie.

20
20