SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PODE FALAR COM VOCÊ? – RABINO ARIEH RAICHMAN

245_história_2

Às vezes as pessoas ficam tão apegadas aos seus animais de estimação que lhes dão nomes humanos e até mesmo os chamam de “meus filhos”. Um animal de estimação pode sempre ser substituído, no entanto, uma pessoa nunca será.


Há dois animais em toda a Torá que uma vez falou com os seres humanos. Um deles foi a cobra que falou com Chava após a criação, e o outro foi o jumento que falou com Bilam em nossa Parashá. Em ambas as situações o resultado foi prejudicial para o ser humano. Chava e seu marido foram exilados do Paraíso, enquanto Bilam foi envergonhado na frente dos outros. Será que é esta a razão por que os animais não falam conosco, por causa de seu histórico?

Conversação significa que uma pessoa é capaz de pensar e processar muitas palavras para entender e responder. As pessoas podem controlar e desenvolver o seu discurso ao se tornarem mais intelectuais. Os animais, embora serem muito inteligentes, não atingem o nível de inteligência para formar palavras para responder. Esta é também a razão pela qual os bebês e algumas pessoas não podem realmente falar. Eles têm um nível limitado de intelecto para formular palavras. Se assim é, então como é que dois animais uma vez falaram?

Estes animais não estavam agindo em seus estados naturais. A serpente falou pois tinha o espírito do Satan, e o jumento falou porque D’us abriu a sua boca.

Às vezes as pessoas ficam tão apegadas aos seus animais de estimação que lhes dão nomes humanos e até mesmo os chamam de “meus filhos”. Um animal de estimação pode sempre ser substituído, no entanto, uma pessoa nunca será. Há apenas uma pessoa no mundo com o nome de seu filho e sua missão a ser cumprida. Essa missão tem tudo a ver com a fala através de estudo da Torá, reza, e atos de Tshuvá. Certifique-se de ensiná-los a falar da maneira adequada, a maneira da Torá.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20