DAVID TABACOF, DIRETO DE TEL AVIV

247_especial_3

O governo pretende diminuir muito a autoridade dos Rabinato Superior de Jerusalém e permitir que conversões ao judaísmo sejam feitas por rabinos de cidades. Esta e outras notícias, diretas de Israel, você lê aqui.


CONVERSÃO FICARÁ MAIS FÁCIL
O governo pretende diminuir muito a autoridade dos Rabinato Superior de Jerusalém (são dois- 1 sefaradi e 1 ashkenazi) e permitir que conversões ao judaísmo sejam feitas por rabinos de cidades. Em Israel, cada cidade tem seu rabino-chefe. A medida, ainda não em vigor, está sendo, naturalmente, combatida pelo stablishment religioso. Querem primazia e exclusividade. O assunto é complexo mas exige solução. Correm rumores que a idéia de facilitar a conversão está ligada ao aumento da população judaica de Israel afim de fazer frente à grande quantidade de muçulmanos que serão incorporados a Israel num acordo de paz. Hoje considera-se impossível manter maioria judaica se a solução for, no fim das contas, um estado só para os dois povos como terminará acontecendo.

RÚSSIA RECEBE COMANDANTE DA GUARDA REVOLUCIONÁRIA
Os EUA protestaram contra visita do comandante da Guarda Revolucionária do Irã à Rússia. Seria a primeira infração ao acordo que proíbe, entre outras clásulas, a visita ao exterior de autoridades militares iranianas. Interrogados a respeito, nem russos nem iranianos, , responderam até agora. O porta voz do State Department, Mark Toner, declarou que seu país levará o assunto ao Conelho de Segurança da ONU.

Como se vê, os iranianos, com as bênçãos de Moscou, já estão infringindo o acordo que acaba de ser assinado. Eu, pessoalmente, como morador de Israel gostei do acordo que é sempre preferível ao uso da força. Os iranianos ou persas, porem, são velhos mercadores e não obedecerão ao acordo senore que tiverem chance de trapacear. fica difícil confiar em sua sinceridade. Dizem aqui que Teerã só topou o acordo devido às sanções a que estava submetido.Bibi Nataiahu, por sua vez, continua em sua campanha afim de impedir sua aprovação no Legislativo (Congresso e Senado)

ANTISSEMITISMO NA SUÉCIA
A Suécia é um país que se julga acima de qualquer suspeita quando se trata de racismo e anti-semitismo. O que ouvia sempre da mãe de minha nora, que nasceu e viveu naquele país, porém, contava outra história. Os suécos e sua neutralidade nunca foram amigos dos judeus. Agora tivemos uma prova do racismo sueco vivido por 3 casais israelenses fazendo turismo em Estocolmo. Entraram num restaurante afim de almoçar. Falavam hebraico em voz alta como é normal com israelenses. Era um restaurante normal onde locais da classe média comum comem seu almoço diariamente. A certa altura, ainda antes de pedir, o garçom com cara de árabe diga-se de passagem, os informou que a comida havia acabado. Acabado? Mas, está todo o mundo comendo normalmente, retrucaram os israelenses. Israelense não é de engolir ofensas sem reagir. Passaram a exigir em altas vozes, o atendimento. A discussão chegou aos ouvidos do gerente que veio à mesa. Já sabia o que se passava. Não era a primeira vez. Tentou explicar. Devido ao tratamento que Israel dá aos palestinos não poderiam ser servidos. Sem alternativa, os idraelenses foram procurar outro restaurante.

Dois pontos a ressaltar: 1- A Suécia é um dos países da Europa com maior minoria árabe, especialmente palestinos e 2) discriminação racial não consta do código penal sueco, a exemplo do Brasil. Conselho: não falem hebraico alto na Suécia. Ou deixem de visitar o país.

Por falar em hostilidade europeia a israelenses: Há grande possibilidade de o próximo líder do Partido Trabalhista britânico, a ser eleito, seja o presidente da Liga de Apoio aos Palestinos. Pensem no mangue que vai dar se o Labour vencer as próximas eleições

OBAMA TRABALHA PARA APROVAR O ACORDO COM IRÃ

O presidente Barack Obama está batalhando duro para que o acordo conseguido com o Irã passe sem problemas pelo Senado/Congresso. O lobby de Israel chefiado, excepcionalmente pelo próprio 1º Ministro, Bibi Nataniahu, está tentando torpedear a sua aprovação. Apesar de ter sua passagem praticamente garantida, Obama não quer brincar em serviço. Arregimentou nada menos de 36 ex-generais e ex-almirantes que lhe mandaram uma carta aberta apoiando o acordo acrescentando que uma guerra agora contra o Irã poderia ter graves consequências em outros fronts como a luta contra o Estado Islâmico, Síria, e Iraque. Também em Israel há muitos ex-militares que apoiam o acordo como “dos males o menor”. (Vejam nota acima)

PEQUENOS, MAS PERIGOSOS

O aumento no número de drones (micro aviões sem piloto) está criando alguns problemas, especialmente para a aviação civil-comercial. Pilotos contam que alguns já passaram “raspando” quando diminuiram a altitue para aterrissar. Ontem, num voo de Bruxelas para Tel Aviv, um Airbus com 176 pessoas a bordo quase foi atingido por um destes micro aviões. Segundo autoridades da aeronáutica, seus “pilotos” (dos mosquetinhos) são jovens de entre 14 e 18 anos à procura de se divertir nestas férias de verão. A praga é mundial e resulta do barateamento destes brinquedos que podem ser altamente perigosos.


David Tabacof – Jornalista e criador do blog homônimo, o único direto de Israel.

david193@013net.net

20
20