LIVROS NOVOS: DE ANA FLÁVIA FELDMANN E EDUARDO NASSER

COMUNICAÇÃO, GÊNERO E SAÚDE, DE ANNA FLÁVIA FELDMANN


NIETZSCHE E A ONTOLOGIA DO VIR-A-SER, DE EDUARDO NASSER



COMUNICAÇÃO, GÊNERO E SAÚDE, DE ANNA FLÁVIA FELDMANN

253_fique_2_1

O diferencial da obra é a análise crítica da área de comunicação relacionada às campanhas informativas sobre o câncer de mama, uma das doenças contemporâneas mais preocupantes para o público feminino.

Anna Flávia Feldmann lançou recentemente em São Paulo, pela Editora Salta, o livro Comunicação, Gênero e Saúde – Uma Análise das Campanhas de Câncer no Brasil.

Conforme aumenta a incidência do câncer de mama, maiores são os trabalhos de pesquisa, prevenção, tratamento e gastos públicos com a doença. As ações de comunicação, por consequência, multiplicam-se igualmente em formato de peças publicitárias, matérias em jornais, revistas, sites e anúncios que aparecem em destaque na mídia em geral. Mas vale a pena refletir se estas mensagens destinadas às mulheres estão de fato sendo identificadas e compreendidas. Será que a comunicação de massa é capaz de esclarecer o público feminino sobre o que é e como prevenir o câncer de mama?

Estas e outras questões pertinentes são debatidas ao longo do livro, que objetiva descrever os efeitos e impactos causados na sociedade diante das campanhas de comunicação, indicando a constante necessidade de ações estruturantes e qualificadas sobre o câncer de mama. O texto aborda, de maneira geral, os assuntos significativos das conquistas femininas, seus tabus e preconceitos enraizados na história da civilização, cujas premissas foram originárias do papel da mulher na sociedade.

O livro traz referências sobre a saúde feminina, a imagem da mulher na mídia e a estratégia de consumo direcionada a esse público-alvo. A intenção é abordar de maneira exploratória o contexto do câncer de mama no Brasil, além das questões relacionadas à feminilidade.

O diferencial da obra é a análise crítica da área de comunicação relacionada às campanhas informativas sobre o câncer de mama, uma das doenças contemporâneas mais preocupantes para o público feminino.

Obra de relevante interesse para profissionais e pesquisadores da área de comunicação e do campo da saúde, bem como para o público interessado em comunicação e câncer de mama de maneira geral, como jornalistas, publicitários, relações públicas, especialistas de órgãos institucionais, hospitais, ONGs, consultorias especializadas, entre outros interessados no assunto. Leitura complementar para disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação em Comunicação, Mídia e Saúde Pública e temas relacionados ao universo feminino.


SOBRE ANNA FLÁVIA FELDMANN

253_fique_2_2

Anna Flávia Feldmann – Professora da PUC-SP com experiência no campo dos Estudos de Gênero e da Comunicação Alternativa. Especialista em Jornalismo Social e doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Possui experiencia na área cultural e no terceiro setor. Autora do livro Comunicação, Gênero e Saúde: uma análise das campanhas do câncer de mama . Ed. Atlas, 2015.



NIETZSCHE E A ONTOLOGIA DO VIR-A-SER, DE EDUARDO NASSER

253_fique_2_3

Para Nietzsche, o tempo é não só dotado de realidade, como se trata do unicamente real. Mediante a experiência, quer do sentido interno, quer do sentido externo, evidencia-se que o vir-a-ser goza de preponderância sobre a permanência; enquanto a permanência é um resíduo psicológico projetado sobre a realidade, a mudança se impõe de forma premente. Mas não se trata tão somente de reerguer, sob uma ótica invertida, a antiga disputa entre ser e vir-a-ser. Pois se há apenas o vir-a-ser, deve-se a ele imputar caráter de ser, uma decisão pioneira que acena para um novo rumo no interior dos debates ontológicos.


SOBRE EDUARDO NASSER

253_fique_2_4

Eduardo Nasser é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN – SP), membro do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e autor de trabalhos publicados no Brasil e no exterior que versam sobre aspectos diversos da filosofia nietzschiana, dentre eles O romantismo em Nietzsche enquanto um problema temporal, estético e ético (Rio de Janeiro, 2011); Nietzsche and the Transformation of Death (Nova York, 2014); Sul cristianesimo del giovane Nietzsche (Pisa, 2014).

20
20