SOLIDARIEDADE À FRANÇA NA VIGILIA PELA LIBERDADE

253_especial_1_1

Centenas de pessoas participaram da vigília em frente ao consulado  francês  de  São Paulo, em solidariedade às vítimas dos atentados de Paris ocorridos no último dia 13 de novembro, deixando 129 mortos.

O encontro foi marcado pela comoção, com o público cantando a Marseillaise e, mais que tudo isto, foi uma demonstração de carinho que a comunidade francesa de São Paulo, os brasileiros e pessoas de outros países têm pelo Cônsul Geral Damien Loras, um dos mais carismáticos e ativos diplomatas que a França já nos mandou. Teve até a presença de integrantes da escola de samba Vai-Vai, que no próximo carnaval terá o samba-enredo “Je suis Vai-Vai, bem-vindos à França”, em homenagem ao país.

253_especial_1_2

No discurso que proferiu naquela tarde, Damien Loras assim se expressou: “Estamos aqui hoje, juntos, para homenagear a memória das vitimas da barbárie terrorista que, após muitas outras cidades do mundo, matou em Paris 129 inocentes e feriu mais 300. Estamos aqui juntos para expressar o nosso total repúdio à violência, intimidação e ao ódio, e reafirmar o nosso total compromisso com a liberdade e a democracia. Estamos aqui juntos para mostrar a esses criminosos que, além de nos matar, querem nos dividir e nos colocar uns contra os outros, que vamos ficar ainda mais unidos e mais determinados a ser o que somos: países, povos e homens livres. Enfim, estamos aqui para deixar claro aos que nos atacaram que não vamos abrir mão dessa liberdade, porque estamos fortes: vamos nos defender e juntos, vamos vencê-los”.

253_especial_1_3

Em entrevista à Revista IstoÉ, publicada no último dia 14, Damien Loras disse que as pessoas que estão com viagem marcada para Paris não devem desistir: “Temos que continuar com os nossos planos, nosso modo de vida, pois a França está fazendo seu papel para, mais uma vez, garantir a segurança de todos”.

253_especial_1_4

E continuou: “Obviamente não há risco zero. O que aconteceu ontem (13) mostra que o risco zero não existe, apesar das medidas de segurança que já foram implementadas após o atentado do Charlie Hebdo. Novas medidas ainda mais fortes foram adotadas. O governo francês decidiu decretar estado de emergência, que vai agilizar muito o trabalho da polícia e o controle nas fronteiras da França. Há mais de 1.500 militares, além dos 30 mil policiais e 10 mil militares que já estavam mobilizados nas ruas para melhor garantir a segurança de todos”.

Fotos: Consulado Geral da França em São Paulo

20
20