O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS – RABINO KALMAN PACKOUZ

242_história_4_1“Você salvou o meu filho e agora esse filho salvou o seu!”


Um de meus passatempos prediletos é ler os livros da série “Histórias do Maguid” escritos pelo Rabino Paysach Krohn – histórias verdadeiras sobre a Providência Divina, que dão dicas incríveis para a vida. O Rabino Krohn cuidadosamente investiga cada história para validar as informações. Muitas vezes ele troca os nomes e detalhes para proteger a privacidade das pessoas envolvidas (como na história abaixo). Tendo em conta os recentes ataques terroristas em Israel, a seguinte história teve um impacto especial – e ajudou-me a focar sobre a maneira complexa e incrível sobre como o Todo-Poderoso rege o mundo. Nós nem sempre entendemos o “por quê” do que acontece, mas sabendo que existe um D’us e que Ele tem um plano-mestre, isto nos aproxima ainda mais Dele.

Muitas vezes as pessoas perguntam: “Por que eu?”. É a pergunta certa – porém, muitas vezes feita com a entonação incorreta!

A seguinte história está no livro The Spirit of the Maggid publicado pela editora Artscroll: Gadi Ramat, um militar israelense, estava dirigindo um jipe do exército. O tiro de um franco-atirador ressoou e Gadi caiu fora do jipe, sangrando profusamente. Logo após o disparo, um jovem israelense, Shlomo Rimon, encontrou Gadi caído no chão. Ele fez o que pode para estancar o sangramento, colocou o soldado em seu carro e correram para o hospital mais próximo. Ele telefonou do caminho para que a equipe de emergência os estivesse aguardando.

Quatro médicos estavam à porta do hospital e levaram Gadi prontamente para a sala de cirurgia, salvando a sua vida. Seus pais foram chamados para virem imediatamente ao hospital. Enquanto isso, Shlomo saiu e voltou para casa, pois não tinha nenhuma informação a prestar e não estava à procura de agradecimentos ou de reconhecimento. Ele sentiu que qualquer um teria feito o mesmo.

Duas semanas depois, Gadi recebeu alta e foi para a sua casa, em Ashdod, para a convalescença. A família de Gadi tinha uma mercearia, e a sua mãe, Tamar Ramat, colocou um cartaz na vitrine pedindo quaisquer informações sobre a identidade da pessoa que salvou a vida de seu filho. Eles queriam muito agradecer-lhe adequadamente.

O cartaz ficou lá por meses, mas nada de informações. A Sra. Ramat manteve o cartaz afixado como um lembrete diário de sua gratidão ao Todo Poderoso. Mais de um ano se passou. Certo dia, a mãe de Shlomo Rimon, Anat, veio visitar algumas amigas em Ashdod e resolveu fazer compras … naquela mesma mercearia. Ela viu o cartaz pedindo informações sobre o homem que salvou a vida de Gadi. Ela o leu uma segunda vez perguntando-se se o cartaz estava se referindo ao seu filho Shlomo, pois ele havia lhe contado alguns meses atrás sobre um soldado ferido que ele tinha levado para o hospital após vê-lo caído ao lado de seu jipe, mas não tocou mais no assunto.

A Sra. Anat pediu para falar com a Sra. Tamar em particular. Eles trocaram informações e logo ficou claro que, de fato, foi Shlomo Rimon quem salvou a vida de Gadi Ramat! Então a Sra. Anat perguntou o que pareceu à Sra. Tamar uma pergunta estranha: “Qual é a idade de Gadi?” Quando ela respondeu: “21”, a Sra. Rimon rompeu em lágrimas e perguntou-lhe: “Você não se lembra de mim?” A Sra. Tamar, surpresa, perguntou: “Eu deveria?”.

“Há cerca de 22 anos”, disse a Sra. Anat, “nós duas estávamos esperando um bebê. Eu estava morando em Ashdod, já tinha dois filhos e não queria ter outros. Você ouviu eu dizer isso a uma amiga, chamou-me de lado e conversou comigo por muito tempo para finalmente me convencer a não interromper a gravidez. O querido menino que dei à luz foi Shlomo!”.

A Sra. Anat pausou para tomar fôlego e pronunciou as palavras que a Sra. Tamar jamais esquecerá: “Você salvou o meu filho e agora esse filho salvou o seu!”


Pensamento: “Desistir é uma solução final para um problema temporário”



RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20