AUTO IMAGEM: O QUE É E PARA QUE SERVE? – POR AKIM ROHULA NETO

AKIM ROHULA NETO

Por mais dolorido que possa ser, ser honesto é o que vai lhe ajudar a criar uma visão sincera de você. Uma não sincera, pode ser mais fácil de “digerir”, mas não vai ajudar você a crescer. Lembre-se disso.


A auto imagem é um conceito fundamental para nossa vida emocional e psíquica, mas poucas pessoas compreendem o que ela é, como funciona e o que fazer para ter uma boa auto imagem. Você compreende?

O que é auto imagem? É aquilo que a pessoa consegue perceber sobre si e se identificar. Trata-se, então, de dois processos: perceber seus pensamentos, emoções, comportamentos e atitudes mentais, relacioná-los com os efeitos que eles provocam em você e no mundo e, por fim, identificar-se com isso, ou seja, conseguir dizer “eu sou isso”, “eu faço aquilo”, “esse é o meu jeito de lidar com determinado tema”.

Uma boa auto imagem está vinculada com a realidade. Ou seja, ela não é nem pessimista, nem otimista, mas sim realista. O que é é. O que não é, não é. A auto imagem não se relaciona com juízo de valor e nem com julgamentos. A sua função é criar para a pessoa um “mapa de si” que a ajudará, futuramente a organizar a sua própria vida.

Por exemplo, a auto imagem é a base da auto estima. Ao atribuir um valor (estima) àquilo que percebo de mim estarei gerando minha auto estima. Ela, inclusive, pode ser uma estima negativa, ou seja, posso dar pouco valor ao que percebo de mim. A boa auto estima está ligada à uma boa auto imagem: se minha auto imagem é enganosa, sem pé na realidade, por exemplo, minha auto estima irá seguir o mesmo caminho, pois esta depende daquela.

A escolha de profissão é um outro exemplo de como a auto imagem influencia nossa vida. Dependendo da maneira pela qual me percebo é provável que eu vá procurar um determinado tipo de profissão em detrimento de outros. E, uma vez trabalhando, a maneira que se portará tem relação direta também: dificilmente alguém com uma auto imagem subalterna irá se colocar num cargo de gerência (e, caso seja colocado, é provável que o começe com muito medo)

Ou seja, a auto imagem é o que fornece a base para tudo o que vamos criar e recriar de nós mesmos. Sem ela não temos, sequer, uma percepção de que existimos. Como fazer para desenvolver uma boa auto imagem?

A ideia central é o realismo e a honestidade. Sempre oriento meus clientes a desenvolverem uma linguagem descritiva em relação à si mesmos. Descrever aquilo que sentimos da maneira mais honesta possível, o que pensamos, o que fazemos, nossas atitudes e nossos resultados. Descrevendo isso começo a ter uma visão clara do que faço e penso e sinto. O segundo passo é ligar isso com os resultados que obtenho. Aí entra o “teste de realidade” e ele ajuda a balizar nossa auto imagem. Ou seja, nem só no externo e nem só no interno, mas sim com ambos.

Por mais dolorido que possa ser, ser honesto é o que vai lhe ajudar a criar uma visão sincera de você. Uma não sincera, pode ser mais fácil de “digerir”, mas não vai ajudar você a crescer. Lembre-se disso.


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004. Saiba mais.

akim@uol.com.br

20
20