O AUTISMO TEM CURA?” – LIVRO LANÇADO POR LUCIANA MENDINA

258_MEDICINA

Da negação ao tratamento, passando pelas experiências e todos os sintomas, o relato dessa mãe

oferece uma memória pessoal da luta para compreender o autismo

Não há dúvidas de que o livro não se trata de uma simples biografia. Essencialmente, ele vai muito além: é uma prestação de serviços. Rica em detalhes e na descrição cronológica dos fatos, desde o nascimento até o 15° aniversário do filho Bernardo, Luciana Mendina apresenta na obra os mais comuns questionamentos em torno do autismo. É, de certo modo, um acalento para familiares de crianças autistas.

Respeitando as peculiaridades de cada caso, a jornalista explana sobre as características e sintomas que fizeram (algumas ainda fazem) parte da vida de Bernardo e da família, como a falta de expressão facial, a recusa por alimentos, a fixação por metais, a rejeição ao espelho e a habilidade com a montagem de quebra-cabeças, além de derrubar mitos como a falta de emoção, a genialidade e a agressividade.

Com uma linguagem concisa, direta e completamente descomplicada, promovendo uma leitura acessível a todos os públicos, Luciana constrói de forma clara todos os personagens e dá vida até para as passagens mais simples do enredo. Com o sonho de ser biólogo, Bernardo sempre estudou em colégios convencionais e leva uma vida como os demais adolescentes de sua idade.

O autismo tem cura? é uma obra que trata do verdadeiro amor nas 192 páginas. Editado e publicado pelo Instituto Langage em novembro de 2015, o livro tem o prefácio assinado pelo Senador Cristovam Buarque.

20
20