“AS BENEVOLENTES – UMA ANATOMIA DO MAL” – MONÓLOGO COM THIAGO FRAGOSO‏

258_heb_3.1

Thiago Fragoso dá vida a Maximillian Aue, um intelectual que se torna oficial da SS e exerce

o papel de carrasco com frieza e distanciamento.

Está em cartaz no Teatro Arthur Rubinstein, até o dia 13 de março, o monólogo “As Benevolentes – Uma Anatomia do Mal”, protagonizado pelo ator global Thiago Fragoso, que está retornando aos palcos paulistanos após sete anos e, pela primeira vez, em atuação solo.

A peça é uma adaptação do romance de Jonathan Littell, inédita no país. Thiago dá vida a Maximillian Aue, um burocrata que se torna oficial da SS – uma das mais famosas divisões da organização nazista de Adolf Hitler. Ele participa dos principais eventos que marcaram a ascensão e queda do Terceiro Reich, incluindo a derrota final do exército alemão com a tomada de Berlim pelos Aliados, passando pela implantação dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.

Aue é um intelectual que aceita exercer o papel de carrasco com frieza e distanciamento. Consegue escapar e viver com outra identidade até que, em velhice avançada, resolve contar sua história, sem se vangloriar, mas também sem nenhum sinal de arrependimento. Vivendo anonimamente na França, onde administra uma tecelagem, ele se recorda também de sua deturpada relação com a família.

‘As Benevolentes’ faz uma implacável denúncia sobre a gênese da crueldade humana. Das memórias de um monstro inescrupuloso emerge toda a banalidade do mal, usando a definição proposta por Hannah Arendt em seu livro sobre o julgamento do nazista Adolph Eichmann. Sem buscar justificativas para seus atos bárbaros, o protagonista nos permite enxergar como o horror se constrói e se espalha no cotidiano”, diz o diretor Ulysses Cruz.

258_heb_3.2

20
20