LANÇAMENTO DO LIVRO “OS JUDEUS QUE CONSTRUÍRAM O BRASIL”

Baseado na pesquisa de fontes inquisitoriais inéditas, que trazem informações sobre a vida social, política e econômica do período colonial, o livro “Os Judeus que construíram o Brasil”, de Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein, foi lançado em São Paulo A obra busca apresentar uma nova visão deste importantíssimo capítulo da história do Brasil e abre capítulos praticamente desconhecidos: a história dos cristãos-novos.

Sobre o livro

A saída dos judeus da Espanha e a sua conversão ao catolicismo representa uma nova era na história de Portugal e Espanha, e durante três séculos, marcou a história da evolução da Península Ibérica.

As consequências da instituição do Tribunal do Santo ofício Inquisição, da Expulsão dos judeus da Espanha e da Conversão Forçada em Portugal, trouxe drásticas consequências para a vida Ibérica, a longo prazo arruinaram o comércio português, fazendo emigrar do Reino os mais prestigiosos elementos, prejudicando por muitos anos, a produção nacional, destruindo famílias e negócios. A cultura judaica, florescente na Península Ibérica até o século XV, apagou-se e Portugal submergiu nas trevas da ignorância.

Mitos e lendas tradicionalmente repetidos são apresentados desprovidos de seus ornamentos. A realidade brasileira desfaz o secular mito sobre a aversão dos judeus pelo trabalho agrícola. A fidelidade dos conversos na Bahia contra os holandeses em 1630, a política de Alexandre de Gusmão, Raposo Tavares, entre outros, revelam as mentiras que estigmatizaram os judeus e seus descendentes através dos tempos.

Os conversos desempenharam no Brasil um importante papel no desenvolvimento econômico e financeiro, através do comércio internacional, abriram novas perspectivas, tornando-se pioneiros no desenvolvimento do capitalismo comercial brasileiro. Segundo os cronistas da época, ¾ da população colonial era constituída por cristãos novos, proprietários de largas extensões do território brasileiro.

Sobre os paulistas, inimigos da Espanha, e sobre o ataque das bandeiras contra as Missões jesuíticas, temos novas e surpreendentes informações que alteram a versão apontada pela historiografia tradicional que explica o conflito baseado em interesses econômicos.

A Inquisição perseguiu milhares de brasileiros, destruindo diversas gerações, alguns conseguiram escapar infiltrando-se no sertão. Mas, apesar das amargas experiências infringidas aos cristãos novos pela Inquisição, o Brasil era para esse grupo a “Terra da liberdade”, a “Nova Canaã”.

Veja abaixo flagrantes colhidos durante o lançamento na Livraria Cultura.

260_first_2_1

260_first_2_10

260_first_2_2

260_first_2_3

260_first_2_4

260_first_2_5

260_first_2_6

260_first_2_7

260_first_2_8

260_first_2_9

20
20