DEZ PASSOS PARA A GRANDEZA – RABINO KALMAN PACKOUZ

263_história_1_1

“Diariamente, faça pelo menos um ato de bondade sem que ninguém o saiba, em segredo. Ao fazê-lo, tenha em mente que está fazendo isto para evoluir em seu programa de crescimento pessoal”.


Quando comecei a estudar numa Yeshivá, em1973, com 23 anos, havia muito poucos livros disponíveis para um judeu não religioso que queria aprender sobre sua herança Judaica. Um dos mais prolíficos escritores que escreveu sobre História Judaica, questões sobre ciência e Torá, crescimento pessoal – entre muitos outros tópicos – foi o Rabino Avigdor Miller, de abençoada memória (EUA, 1908-2001 – Leia mais sobre este gigante do Judaísmo em www.jewsformorality.org/aaaw076.htm). Seus livros tiveram um profundo impacto em minha vida. Ele escreveu (em inglês) dezenas de livros (disponíveis no site http://www.simchashachaim.com/books/) e há também mais de 2.000 gravações com palestras proferidas durante os anos.

Recentemente me chegou às mãos o livro “TEN STEPS TO GREATNESS” (Dez Passos para a Grandeza), que pensei que você, querido(a) leitor(a), gostaria de lê-los. O Rabino Miller era um gigante em Torá e um grande perito na cultura secular:

PASSO UM: Invista pelo menos 30 segundos a cada dia pensando no MUNDO VINDOURO (Olam HaBá) e que estamos neste mundo apenas como uma preparação para o Mundo Vindouro. Este é o propósito de nossas vidas.

PASSO DOIS: Passe alguns segundos todos os dias num local privado e diga para o Todo-Poderoso: “Gosto muito do Senhor, D’us”. Ao fazermos isto, estaremos cumprindo um mandamento positivo da Torá, alem de acender uma chama em nossos corações e de ter um efeito poderoso em nossos caracteres, pois nossos atos exteriores estimulam o nosso interior. D’us está sempre nos ouvindo e Ele nos ama muito mais do que nós O amamos.

PASSO TRES: Diariamente, faça pelo menos um ato de bondade sem que ninguém o saiba, em segredo. Ao fazê-lo, tenha em mente que está fazendo isto para evoluir em seu programa de crescimento pessoal. A prática de atos de bondade – Guemilut Hassadim – é uma das três mais importantes funções possíveis neste mundo. Por exemplo: Se sua esposa não está na cozinha, lave alguns pratos ou arrume alguma coisa sem que ela o saiba. Se você vir alguma coisa potencialmente perigosa na calçada, tire-a para um lado, para que ninguém se machuque.

PASSO QUATRO: Diariamente, encoraje alguém. Como diz o versículo: “O Todo-Poderoso encoraja os humildes”. Cartas anônimas com palavras inspiradoras e com elogios podem gerar um grande beneficio ao encorajar seu receptor. E não se esqueça de lembrar que está fazendo isto para evoluir em seu programa de crescimento pessoal.

PASSO CINCO: Invista um minuto por dia pensando sobre o que aconteceu ontem. Todos precisam ter em mente o que fazem com suas vidas, e a melhor maneira é revisar as ações de ontem diariamente.

PASSO SEIS: Oriente todas suas atitudes para que tenham também um objetivo espiritual. Fale uma vez por dia: “Estou fazendo isto para ter mais consciência do Criador!”

PASSO SETE: Esteja ciente do princípio: “O homem e a mulher foram criados à imagem de D’us”. Todo rosto humano é um reflexo do Todo-Poderoso. Nossas faces são como uma tela e nossas almas como um projetor que projeta a glória da alma humana, que tem em si a grandeza do Todo-Poderoso. Uma vez por dia, escolha uma face e pense: “Estou vendo a imagem do Todo-Poderoso”. Começaremos, então, a entender a nobreza infinita de um rosto.

PASSO OITO: Uma vez por dia, presenteie alguém com um sorriso. Da mesma maneira que o Todo-Poderoso tem um semblante sorridente para conosco, devemos sorrir para os demais. Motivos para isto? Sorria porque D’us gosta de você, mesmo que não o percebamos. Ao sorrir, tenhamos a intenção de que o estamos fazendo com o propósito de nos aproximar do Todo-Poderoso através dos Dez Passos para a Grandeza.

PASSO NOVE: Como consta logo no início da Torá, “O Todo-Poderoso cobriu aqueles (Adão e Eva) que estavam nus”. As vestimentas são um sinal da nobreza do ser humano. O ser humano é único: temos livre arbítrio, temos uma alma e fomos criados à imagem de D’us. Mesmo os anjos estão abaixo do ser humano em termos de grandeza. Para demonstrar a superioridade do ser humano, precisamos andar vestidos. Passe 30 segundos por dia, de manhã, pensando na importância de nossas roupas: elas são uma dádiva do Todo-Poderoso.

PASSO DEZ: Passe alguns momentos de cada dia pensando sobre a antiga Jerusalém durante a época do Templo Sagrado. Diariamente, antes de dormir, sente-se no chão por um segundo e lamente a destruição de Jerusalém. Pense no versículo: “Se esquecer Jerusalém, que meu braço direito esqueça como funcionar (Salmo 137:5)”.

O Rei Salomão já nos ensinou: “Uma pessoa sábia agarra todas as oportunidades de praticar Mitsvót (os mandamentos de D’us)”. Já a pessoa preguiçosa diz: “Algum dia, farei”. Se começarmos este programa hoje, talvez depois de 30 dias estejamos cansados. Então aguarde 6 meses até começar novamente. Faça por mais 30 dias e aguarde 5 meses, e assim por diante. Depois de algum tempo, acabaremos conseguindo fazê-lo direto. Mas lembre-se: se o fizer mesmo por um único dia, você já é uma pessoa extraordinária!


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com


Pensamento: “Muito mais pode ser obtido ao auxiliarmos uma pessoa focando em seus pontos positivos do que ampliando os negativos!” – Rabino Zelig Pliskin


20
20