LAG BAOMER – O QUE É E COMO CELEBRAMOS? – RABINO KALMAN PACKOUZ

265_história_2_1

Na próxima quinta-feira à noite, 26 de maio, começa a festa de Lag BaOmer. Em Israel acendem-se enormes fogueiras por todo o país.

Elas simbolizam tanto a luz da sabedoria de Rabi Shimon Bar Yohái trazida ao mundo, como a vela de ‘yórtzait’ em memória de seu falecimento.


De acordo com a cosmologia Judaica, o dia começa ao cair da noite. Por isso é que todas nossas festividades começam à noite, depois do nascer das estrelas. Na próxima quinta-feira à noite, 26 de maio, começa a festa de Lag BaOmer.

Lag BaOmer é o 33º dia do Ómer, o período entre Pessach e Shavuót. Neste dia, a praga que estava matando os discípulos de Rabi Akiva cessou. Também é o dia do aniversário de falecimento de Rabi Shimon Bar Yohái, o autor do Zohar, o livro básico da Cabalá, o misticismo Judaico. A tradição nos transmite que na data de seu falecimento o dia estava repleto de uma forte luz proveniente da alegria sem-fim pela sabedoria secreta que ele revelou aos seus alunos no Zohar.

Em Israel acendem-se enormes fogueiras por todo o país. Desde Pessach as crianças costumam juntar gravetos e panos velhos para construir piras de 5 a 10 metros de altura. Ao escurecer, as piras são acesas e o céu se enche de chamas e fumaça (Sempre tive a curiosidade sobre qual a reação dos que examinam as fotos tiradas pelos satélites espiões americanos e russos).

As fogueiras simbolizam tanto a luz da sabedoria de Rabi Shimon Bar Yohái trazida ao mundo como a vela de ‘yórtzait’ em memória de seu falecimento. Cortes de cabelo e casamentos costumam ser feitos nesta data e há muitas festividades, acompanhadas de música, danças e canções.

Por que do nome Lag BaOmer? Toda letra hebraica tem um valor numérico. O alef é igual a 1, o bêt igual a 2 e assim por diante. As duas letras hebraicas lámed (30) e guímel (3) somam 33. Portanto, Lag BaOmer significa o 33o. dia do Ómer. A palavra Ómer significa ‘feixe’ ou ‘ramos’ e refere-se à oferenda de feixes de cevada trazida ao Templo Sagrado de Jerusalém no segundo dia de Pessach, marcando a colheita da safra de cevada. Deste dia até Shavuót (o aniversário da outorga da Torá, também conhecida como Festa da Colheita) é uma época chamada de Período do Ómer. É um período de reflexão sobre como encaramos e tratamos nosso semelhante, e sobre as tragédias que nos aconteceram pelo ódio infundado (ou autojustificado) entre nossos irmãos Judeus.


GOSTARÍA DE UMA FÓRMULA PARA TER SUCESSO NA VIDA? EIS:

AS TRÊS REGRAS PARA O SUCESSO

1) Iniciativa – temos que tentar

2) Perseverança – temos que continuar tentando

3) O Todo-Poderoso sorri para os nossos esforços

Meu pai gosta de dizer com ironia que “quanto mais trabalha, mais sortuda a pessoa fica”. A nossa Torá nos ensina que dizer a si mesmo “eu não consigo” é um grande erro. Se o Todo-poderoso nos ajudasse, seriamos capazes de fazer a tal coisa? Lembremo-nos: uma pessoa e o Todo-poderoso já são uma maioria.

Além disso, dizer a si mesmo ”não estou com vontade de fazê-lo” é outro grande erro. A pessoa deve fazer aquilo que a sua alma quer (realizações, significado) e não o que o seu corpo deseja (conforto). Não confundamos mensagens do corpo com as mensagens da alma! Fiquemos alerta se estivermos usando qualquer um dos seguintes itens para evitar a dor e o esforço para se chegar ao sucesso:

265_história_2_2


Pensamento: “O melhor modo de tirar um grande peso do ombro dos outros é um tapinha nas costas!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20