IOM HAATZMAUT – POR DANIEL ANNENBERG, DE ISRAEL

265_especial_4_1

Visitar Israel nesta época é uma honra. Fui a diversos lugares simbolicamente importantes por aqui, onde tive oportunidade de refletir e fazer um mergulho espiritual, a partir das minhas raízes e da minha essência familiar, reafirmando alguns princípios, …


265_especial_4_2Em Israel, é muito forte e emocionante o orgulho das pessoas nessa época do ano. É tempo de celebrar a Independência do país, a reconstrução do Estado judeu depois de um exílio de mais de 2 mil anos.

265_especial_4_3

Andar pelas ruas de Jerusalém é sentir essa energia, a emoção e o sentimento coletivo de reflexão. O Iom Haatzmaut nos faz lembrar da importância da liberdade e da luta, mas também nos remete às dificuldades que o povo judeu enfrentou até que o Estado conquistasse a soberania total.

265_especial_4_4

Em 1948, apenas um dia depois do anúncio da criação de Israel, os exércitos do Egito, Transjordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o país, forçando o novo Estado a defender sua soberania em 15 longos meses de batalha que reforçaram a ligação do nosso povo com o solo de Israel. Esse vigor e essa garra, tão características dos judeus, são celebrados nestes momentos. A cada esquina, nas avenidas, prédios e casas, vejo símbolos e semblantes orgulhosos festejando uma das datas importantes mais recentes do calendário judaico.

265_especial_4_5

Visitar Israel nesta época é uma honra. Fui a diversos lugares simbolicamente importantes por aqui, onde tive oportunidade de refletir e fazer um mergulho espiritual, a partir das minhas raízes e da minha essência familiar, reafirmando alguns princípios, como a importância da igualdade e da tolerância entre os homens.


DANIEL ANNENBERG – Sociólogo e gestor público, foi diretor-presidente do Detran-SP de 2011 a março/2016 e é pré-candidato a vereador pelo PSDB nas próximas eleições.

20
20