II JOGOS MACABEUS ESCOLARES PAN AMERICANOS

265_hebraica_1.1

Entre os dias 26 e 29 de maio e tendo como sede, mais uma vez, a Hebraica de São Paulo, a CBM – Confederação Brasileira Macabi, realizará a segunda edição dos Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos, ocasião que serve, também, para homenagear Dani Fridman Assayag Z´L, grande admirador de esportes e que faleceu em 2014, com 11 anos de idade. A abertura será dia 26 de maio, às 20h, no Centro Cívico.

Os Jogos Macabeus Pan Americanos, que tem como presidente o advogado Fernando Rosenthal (foto), foram criados em 2014 com o objetivo de fortalecer, integrar e prestigiar as escolas judaicas, despertando nos alunos o espírito macabeu. E nunca é demais lembrar que os macabeus (do hebraico makabim,”martelos”) foram os integrantes de um exército rebelde judeu que assumiu o controle de partes da Terra de Israel, até então um Estado-cliente do Império Selêucida (Estado helenista que existiu após a morte de Alexandre, o Grande). Eles lideraram o movimento que levou à independência da Judeia, e que reconsagrou o Templo de Jerusalém, que havia sido profanado pelos helênicos. Fundaram a dinastia dos Hasmoneus, que governou de 164 a 63 AEC., reinstauraram a religião judaica e reduziram a influência da cultura helenística. Seu membro mais conhecido foi Judas Macabeu, assim apelidado devido à sua força e determinação.

“Neste evento serão 14 escolas participantes e quatro países envolvidos (Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia). As cidades brasileiras representadas são São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Temos cerca de mil participantes, com aproximadamente sete mil refeições, o que representará um público circulante pela Hebraica de quatro mil pessoas. Mais de mil alunos participam dos Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos”, diz, com orgulho, Fernando Rosenthal.

E acrescenta: “ É muito importante que nossa comunidade participe e prestigie eventos como este, pois, além do esporte ser essencial para a saúde, traz a possibilidade de inserção de todos e contribui para o relacionamento dos jovens que estarão impregnados não apenas do espírito esportivo macabeu, mas, sobretudo, do espírito judaico.”

20
20