DEBORA MUSZKAT INTEGRA PROJETO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA

266_especial_2_1Debora Muszkat faz parte do Global Village 2016 com a obra “Waterfall”, importante Projeto Internacional de Arte Contemporânea da Fundação White Cube

 

Exposições

25/6/2016 a 4/7/2016 Ladshut, Alemanha.

20/8/2016 a 19/9 2016 Brandy, Strand, Dinamarca

266_especial_2_2“Waterfall”, Debora Muszkat. Foto: Gal Oppido

 

A artista plástica Debora Muszkat, reconhecida por seu trabalho com vidro reciclado integra o Global Village 2016, Projeto Internacional de Arte Contemporânea que irá para a Dinamarca e Alemanha entre junho e setembro de 2016 – em maio esteve na Holanda.

O Global Village, que integra o pretigiado Instituto White Cube, foi criado em 2009 pelo artista e curador holandês Jeroen van Paassen com o objetivo de integrar artistas expoentes de várias partes do mundo, apresentá-los em diferentes paises e investir na interação deles com o público.

Para este Projeto, Debora Muszkat criou a obra “Waterfall”, construída com resíduos de peças de vidro industrializado, fabricado pelos seus colegas vidreiros, e que Debora consegue transformar em verdadeiras ondas de luz e cor. Cacos de vidro de todos os tamanhos, unidos e fundidos em alta temperatura, congelam características e propriedades da água em chapas translucidas e orgânicas, transmitindo a sensação de movimento.

Com o intuito de promover uma atividade lúdica, que coloque em o público em contato com a transformação vítrea e suas possibilidades, Debora irá convidar a população da cidade de Landshut, na Alemanha, para montar com ela um mosaico de vidro que irá contar uma passagem importante de sua historia. Depois de finalizada, a obra será doada para a cidade pelo curador da Bienal, Jeroen van Paasen.

Esta experiência coletiva não é novidade para a artista, que já promoveu atividades com o público em várias oportunidades no Brasil, como na inauguração das obras: “Aranha”, no Mam, “Bola de Vidro”, no Mac, e “Diamante de Vidro”, no Parque do Ibirapuera. “Diamante de Vidro” obteve o 4º. Prêmio na Bienal de Florença de 2015, na categoria “instalação”.

266_especial_2_3“Diamante de Vidro”

 

A obra “Waterfall” dá sequência à pesquisa que resultou na exposição “Entre o Líquido e o Sólido”, inspirada por uma viagem da artista pelo Rio Negro, na Amazônia.

“Impressionada pelo movimento das águas, quis reproduzir no vidro essa fluidez destacando as propriedades dessa matéria-prima surpreendente que passeia do fluido ao compacto, do opaco ao transparente, do quebradiço ao liquefeito”, comenta a artista sobre o trabalho.

Debora Muszkat é reconhecida por seu trabalho com vidro descartado. Sendo 100% reciclável, o reaproveitamento do vidro, ganha extrema importância nos dias de hoje, em que a preocupação com o meio ambiente não precisa ser enfatizada. Ao contrário, em forma de lixo ambiental, representa um material perigoso e cortante.

Na sua tarefa de divulgar as várias possibilidades de reaproveitamento, através de suas criações artísticas, Debora conta com o patrocínio da maior empresa de Vidro do mundo O-I, e apoio da Abividro (Associação técnica das indústrias Automotivas de vidro) parceiros do ramo vítreo que compartilham não apenas de suas preocupações, mas de seu entusiasmo e da estética que consegue alcançar.

Global Village 2016

(http://stichtingwhitecube.nl/ )

20
20