EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Luiz Cuschnir, Camila Tuchlinski, Andi Rubinstein , Demétrio Magnoli , Ester Proveller, Charles London,, Henry Lederfeind, Mario Fleck, Alicia Kowaltowsky, Regina P. Markus, Gilberto Natalini , Sidney Oliveira, Sarita Rawet e Samir Yazbek, dentre outros.


CAMILA TUCHLINSKI ENTREVISTA LUIZ CUSCHNIR

266_fique_1_1

Para falar sobre os desafios atuais da relação homem/mulher no casamento, o psicoterapeuta Luiz Cuschnir deu uma longa entrevista para a Rádio Estadão dentro do programa “Mentalistas”, comandado pela jornalista,apresentadora, blogueira e editora Camila Tuchlinski”. “Uma das alegrias que o programa MENTALISTAS me dá é reencontrar profissionais de renome e que se tornam amigos! Como o psicoterapeuta Dr. Luiz Cuschnir, que fala há 40 anos sobre relação homem x mulher”, diz Camila.


O SUCESSO DA PEÇA ‘A VDA SECRETA DAS FRALDAS”

266_fique_1_2

Encenada em São Paulo no teatro do Colégio Renascença sob o comando das jovens do Grupo Simchá da Wizo/SP, a peça infantil “A Vida Secreta das Fraldas” destacou o talento da artista Andi Rubinstein (na foto com as promotoras do evento) e agradou bastante o público presente.


MAGNOLI EM CURITIBA NO EVENTO DA B’NAI B’RITH EM COMEMORAÇÃO AOS 68 ANOS DE ISRAEL

266_fique_1_3

Israel, aos 68 anos de sua independência, foi o tema central da palestra do jornalista e sociólogo Demétrio Magnoli (na foto entre Ester Proveller e Charles London, presidente da Kehilá do Paraná) no Graciosa Country Club. Esta foi a segunda vez que Magnoli foi a Curitiba pelo programa “Pensando o Brasil”. A apresentação foi feita pela presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller, que falou também da B’nai B’rith, uma instituição humanitária judaica criada há 170 anos e que está presente em mais de 50 países. Magnoli historiou a participação do Brasil na Partilha da Palestina em 1947 na ONU, a independência de Israel, os conflitos com os vizinhos países árabes e os palestinos, as tentativas e os processos de paz. Abordou também o fato de o Brasil ter sempre uma posição diplomática favorável a dois estados, mas que nos últimos anos houve uma clara pendência para o lado palestino. Com o novo governo Temer e o ministro das Relações Exteriores José Serra a posição de equilíbrio deverá voltar em breve, ressaltou.


NOVOS EXPOSITORES MARCARAM PRESENÇA NA 35ª EDIÇÃO DA FEIRA DA COMUNIDADE

266_fique_1_4

A 35ª Edição da Feira da Comunidade aconteceu no Salão Marc Chagall, de A Hebraica de SP, como parte das comemorações do Yom Haatzmaut. O evento, realizado pelo Departamento de Geração de Renda da Na´amat Pioneiras São Paulo, reuniu cerca de 100 expositores das mais diversas áreas, que ofereceram serviços e produtos a preços convidativos, além da tradicional Praça de Alimentação. Destaque para o sorvete casher, provado e aprovado por Henry Lederfeind e suas filhas (foto). “Sorvetes e vinhos Kasher, produtos anti-idade, roupas femininas e uniformes de time de futebol nas versões adulto e criança (pai e filho/ mãe e filho) foram algumas das novidades apresentadas por expositores que participaram pela primeira vez do evento”, destacou Miriam Doris Lilienfeld, coordenadora do Departamento de Geração de Renda.


GRUPO DE AMIGOS DO WEIZMANN SE ENCONTRA COM ALUNOS BOLSISTAS QUE IRÃO A ISRAEL

266_fique_1_5Mario Fleck, Alicia Kowaltowsky e Regina P. Markus recebem os bolsistas

O grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil recebeu os alunos que ganharam a bolsa integral para participar do 48o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que acontecerá durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel. O encontro também contou com a presença de Dany Schmit, CEO para a América Latina do Instituto Weizmann de Ciências.


SIDNEY OLIVEIRA É RECEBIDO PELO PAPA FRANCISCO NO VATICANO

266_fique_1_6Presidente da ULTRAFARMA acompanha entrega do título de Cidadão Paulistano ao Papa, feita por Gilberto Natalini (foto: Rubens Comini)

Sidney Oliveira, presidente da ULTRAFARMA, acompanhou de perto a entrega do título de Cidadão Honorário do Município de São Paulo ao Papa Francisco, que aconteceu no Vaticano, sede da igreja Católica. O vereador da Câmara de São Paulo, Gilberto Natalini, entregou em mãos o título, bem como a Medalha de Anchieta. O Papa Francisco também recebeu carinhosamente Sidney Oliveira, que bastante emocionado o presenteou com um belo relógio que toca o canto dos pássaros brasileiros – criação de Johan Dalgas Frisch, engenheiro apaixonado pela flora e fauna Brasileira. “Um momento único e de muita emoção na minha vida, jamais esquecerei!”, disse Sidney Oliveira.


WORKSHOP DO MANHIGUT DA CIP

266_fique_1_7

A sede do Campo de Estudos Fritz Pinkuss em Campos do Jordão recebeu a turma do curso Manhigut para seu tradicional workshop. A atividade dá aos chanichim a chance de estar com os amigos, conhecer gente nova e aprender mais sobre as semelhanças e diferenças entre suas tnuót. O curso Manhigut, promovido pela Juventude da CIP, prepara jovens para se tornarem madrichim em seus movimentos. Para saber mais, entre em contato: juventude@cip.org.br. Crédito da imagem: Congregação Israelita Paulista.


SARITA RAWET SERÁ HOMENAGEADA NO BAZAR BENEFICENTE WIZO/SP

266_fique_1_8

A Organização Feminina WIZO de São Paulo, entidade de intercâmbio cultural Brasil-Israel, promove seu tradicional Bazar Beneficente nos próximos dias 5 e 6 de junho, no Clube Piratininga.O Bazar WIZO 2016 terá como homenageada a incansável ativista Sarita Rawet(na foto com Hans Bergmann em evento na B´nai B´rith), que há longos anos atua nas fileiras da WIZO. Sarita representa o exemplo de dedicação ao trabalho voluntário. Hoje, ela participa do Executivo como Diretora de Relações Públicas e na tomada de decisões importantes para a Organização. Seu empenho e elevado espírito de cooperação a tornaram paradigma de comportamento comunitário e inspirador das novas gerações. A Homenagem ocorrerá na abertura do Bazar, no dia 5 de Junho, Domingo, às 9h30 no Hall de entrada do 3ºandar. O Clube Piratininga fica na Al. Barros, 376.


“BRASIL: O FUTURO QUE NUNCA CHEGA”, PROJETO DE SAMIR YAZBEK ESTREIA NO SESC CONSOLAÇÃO

266_fique_1_ 9

O Sesc São Paulo apresenta novo projeto teatral do dramaturgo e diretor Samir Yazbek, composto por duas montagens: “Brasil: o Futuro que Nunca Chega – D. Pedro II” e “Brasil: o Futuro que Nunca Chega – Princesa Isabel”. A estreia acontece no dia 9 de junho, quinta-feira às 21 horas, no Teatro Anchieta – Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque/SP – Tel: (11) 3234-3000. Temporada: até 10 de julho. Formado por dois espetáculos, projeto da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou reúne os atores Helio Cicero, Gabriela Flores, Rogério Brito, Eduardo Mossri, Henrique Zanoni e Janette Santiago. A ficha técnica traz ainda nomes como André Cortez, Domingos Quintiliano e Gregory Slivar. Mais informações: www.sescsp.org.br


AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

COMO SURGIRAM OS CALENDÁRIOS? No próximo dia 15 de junho, às 14h00, na B’nai B’rith São Paulo, o rabino Iehuda Gitelman e Roberto Vinograd abordam o tema: “Como surgiram os Calendários?”. Você sabia que o primeiro calendário surgiu há quase 6.000 anos? E já pensou quando os judeus adotaram o calendário e por que a cada três anos tem um mês a mais? E por que hoje usamos o gregoriano? Vá conhecer os mistérios e as curiosidades da história do calendário. Ao final do evento será servido um delicioso chá da tarde. Favor confirmar presença com Cristiane, pelo telefone: (11) 3082-5844. Endereço: Rua Caçapava, 105, 4º. andar.

“COMO TER SUCESSO EM ÉPOCAS DE CRISE. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E DE ATIVISTA COMUNITÁRIO”– Também na B’nai B’rith São Paulo, Eduardo (Dado) Wurzmann terá um encontro com o público de 18 a 30 anos, dia 14, às 20h00, Eduardo foi presidente do Grupo Ibmec Educacional por mais de dez anos, e hoje é sócio da Dali Empreendimentos e conselheiro da Locamerica. É também Secretário da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Com uma bem sucedida carreira de empreendedor é a pessoa indicada para falar sobre o tema. Não perca esta oportunidade!

HOMENAGEM NO CÍRCULO MACABI – Você está convidado para a homenagem aos heroicos combatentes, aos mártires do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial e ao 68º Aniversário da Independência do Estado de Israel, que o Círculo Macabi fará realizar na sede da AV. ANGÉLICA, 634, no domingo, dia 5 de junho, às 19h30min, com a participação da Orquestra de Cordas Laetare, regida por Muriel Waldman. Entrada: R$ 10,00.

TAGLIT BIRTHRIGHT FESTEJA SONHO DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA – Nos dias 10 e 11 de junho, o Taglit Brasil, em parceria com a Congregação Beth-El, celebrará o Bar & Bat Mitzvah de 30 jovens que participaram do programa. Como preparação para o seu Bar/Bat Mitzvah, os jovens assistem aulas semanais online e recebem material didático. Segundo Denise Kassow, diretora do Taglit Brasil: “Há jovens vindos de todo o País, e esse é o primeiro passo ou a porta para outras possibilidades”. E prossegue: “Essa cerimônia ‘simbólica’ significa a confirmação de que mesmo afastados antes do Taglit, agora tomam sobre si a importância da continuidade e responsabilidade da perpetuação e fortalecimento do Judaísmo em suas vidas”. O Taglit, é muito mais que apenas uma viagem a Israel, é uma imersão na história milenar de nosso povo. Para muitos dos participantes é a primeira oportunidade de conhecer suas raízes, a cultura judaica/israelense e o Estado de Israel.

TICUN DA VIRADA DA CIP – MULTIPLICIDADE E COERÊNCIA – Dia 11 de junho, à partir das 20h, toda a comunidade judaica é convidada para a nona edição do evento de Shavuót mais animado da cidade, o Ticun da Virada da CIP. Com encontros, bate-papos, música, dança e comes e bebes, o Ticun deste ano incluirá um passeio noturno de bike pela região da avenida Paulista. Você não pode ficar de fora. Saiba como participar: Tel. 2808-6299 – ticun@cip.org.br

PALESTRA COM NANETTE BLITZ KONIG – O Grupo Chaverim promove no próximo dia 7 de junho, às 14h,30, na Sala Plenária da Hebraica de São Paulo, palestra com a sobrevivente do Holocausto e amiga de Anne Frank. Confirme presença pelo email andréia.souza@chaverim.org.br

MEGA BAZAR – SHUK CHIC DA B´NAI B´RITH SP – A entidade está oferecendo mesas para você expor seus produtos no mega bazar que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de junho, em benefício de suas obras sociais. Informe-se mais com Cristiane: fones (11) 3082-5589 e 5844.

LANÇAMENTO DO LIVRO “IGUAIS”, DE IVO MINKOVICIUS – O Lar, a editora Volta e Meia e a Livraria Cultura convidam para o lançamento e a tarde de autógrafos do livro Iguais, de Ivo Minkovicius. Com contação de histórias de Ana Luisa Lacombe, o evento acontece dia 5 de junho, a partir das 15 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP. Para cada livro vendido no dia, uma criança do Lar das Crianças receberá outro igualzinho.

HOMENAGEM – Jorge Tredler recebeu no último dia 19 de maio, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto,por iniciativa do vereador Marcelo Arar.

DIRETOR-GERAL DO PERETZ FAZ PALESTRA NO CONGRESSO SOBRE APOIO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE – O diretor-geral do Colégio I. L. Peretz, Carlos Dorlass, participou do ‘1° Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde’, realizado no anfiteatro Boris Casoy, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), nos dias 18 e 19 de maio.

O evento, organizado pela Profª Dra. Lea Chuster Albertoni, gestora do Programa de Atendimento Pedagógico e Educacional Pró-Escolar em Tratamento de Saúde Unifesp-HSP e Presidente da ABRAPETS (Associação Brasileira Pró-Escolar em Tratamento de Saúde), contou com importantes nomes da educação brasileira, como o do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini. O Colégio Peretz auxiliará os alunos que estão hospitalizados, em parceria com a Unifesp, através do projeto Electi, que, entre outras coisas, faz com que os alunos do 7° ano trabalhem, se envolvam em ações sociais.

CÂMARA BRASIL-ISRAEL TEM NOVA DIRETORIA E JAYME BLAY É REELEITO PRESIDENTE – Durante Assembleia Geral realizada na sede da entidade no dia 16 de maio, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria elegeu sua nova diretoria e conselho para o biênio 2016 /2018. Jayme Blay foi reeleito presidente e além de continuar incrementando o networking e os novos negócios entre Brasil e Israel, pretende dar continuidade aos empreendimentos que obtiveram sucesso nos últimos anos. DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente:Jayme Blay – Vice-Presidentes: Mario Fleck, Paulo Feldmann, Renato Ochman e Sergio Herz. Secretário Geral:Israel Grytz – Tesoureiros: Abram Berland e Leo Rosenbaum – Diretoria: Alon Lederman, Eugênio Vago, Gabriel Schimchack, Ivan Luvisotto, Nelson Millner, Rafael E. Mantovani, Rafael Nasser, Ricardo Scheinkman e Roberto Davidowicz – Diretoria Executiva: Adriana Finzi – REPRES. AMÉRICA LATINA : Mariano DeBeer – CONSELHO DELIBERATIVO: Presidente: Israel Vainboim – Vice-Presidentes: Dora Silvia Cunha Bueno e Claudio Luiz Lottenberg – Conselheiros: Abram Szajman, Antonio Henrique Cunha Bueno, Beno Suchodolski, Boris Ber, Celso Lafer, Daniel Feffer, Marcos Arbaitman, Morris Dayan, Paulo Proushan, Romeu Chap Chap e Yaron Littan – CONSELHO CONSULTIVO: Maílson da Nóbrega, Mário Amato, Mauro B. Salles e Ronald J. Goldberg.

AULA DE TALMUD PARA AS MULHERES – Todas as quartas-feiras, às 12h, o Rabino Reuven, da Sinagoga BAIT, promove aula de Talmud para as mulheres. Informe mais: eventos@bait.org.br

HOMENAGEM AOS HERÓIS E MÁRTIRES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – No próximo dia 6 de junho, às 19h, a Câmara Municipal de São Paulo promove, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini e das entidades Sherit Hapleitá, B’ nai B’rith do Brasil e Unibes, Sessão Solene em Homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial. Local: sede da B’nai B’rith – Rua Caçapava, 105 – Jardim Paulista.

FÉRIAS DE JULHO COM O CENTRO NOVO HORIZONTE – Serão em Socorro, interior de São Paulo. O Mega Shabaton dos meninos acontece dias 3 a 10 de julho e o das meninas dias 24 a 31 de julho. Informe-se mais: centronovohorizonte@centronovohorizonte.com.br

PRÁTICA MEDITATIVA – A Sociedade Antroposófica no Brasil realiza evento nos dias 15, 22 e 29 de junho, às 20h, para você aprender como meditar. Local: Rua da Fraternidade, 156 – Alto da Boa Vista – São Paulo. Informe-se mais: www.sab.org.br

20
20