BRASIL NO 6º CONGRESSO AMLAT DO KKL QUE ACONTECEU EM BUENOS AIRES E MONTEVIDEO

Quatro dias de muita interação, troca de experiências e de conhecimento. Assim foi o 6º Congresso AMLAT (América Latina), realizado pelo Keren Kayemet LeIsrael, que aconteceu de 26 a 29 de maio de 2016 nas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai).

O evento teve a participação de mais de 120 profissionais e voluntários de 15 países da América Latina que tiveram a oportunidade única de estar ao lado do presidente mundial do KKL, Danny Atar, dos vice-presidentes Nisan Cialic e Herman Felman e do diretor geral de Recursos Financeiros Avi Dickstein.

O KKL Brasil esteve fortemente representado com a maior comitiva a participar de um Congresso: 32 ativistas das cidades de Aracajú, Belém, Curitiba, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, além do sobrevivente do Holocausto George Legman. Os brasileiros se juntaram aos representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e da comunidade latina de Miami.

O programa contou com atividades atraentes e enriquecedoras planejadas para fortalecer a imagem do KKL e propiciar o intercâmbio de opiniões, experiências e conhecimento.

A viagem teve início em Buenos Aires, onde os participantes visitaram a sede da Amia, Associação Mutual Israelita, na qual 85 pessoas morreram depois que um carro bomba explodiu diante do prédio da entidade em julho de 1994. Em seguida, o grupo visitou a Escola Judaica Sholem Aleijem, onde foram calorosamente recebidos por uma fila de crianças acenando a bandeira de Israel e cantando “Hevenu Shalom Alechem”. Um grandioso jantar no Hotel Sheraton encerrou a noite em Buenos Aires.

Em Montevideo o grupo participou da cerimônia de reinauguração do Memorial do Holocausto. Localizado na costa do Rio da Prata, ele foi totalmente restaurado pelo KKL, voltando ao seu estado original depois de 25 anos. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, do ex-presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, que destacou o respeito que o Uruguai tem pelo povo judeu. “Não há antecedentes históricos como o Estado de Israel, que se levantou das cinzas da Shoá e hoje é uma nação protegida e segura”, destacou o presidente mundial do KKL, Danny Atar. Para fechar a cerimônia, o renomado cantor israelense David D’or cantou “Avinu Malkeinu”. A apresentação foi seguida do plantio de três árvores.

Durante o Congresso, todas as comunidades tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar projetos de sucesso em seus respectivos países e comunidades, com direito a palestras e debates sobre motivação e voluntariado, ativismo social, capacitação e marketing, redes sociais, desafios da hasbará, liderança e educação na diáspora e arrecadação de fundos, entre outros temas.

Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, destacou os projetos desenvolvidos no Brasil, a maioria dos quais tem como foco a educação e mostrou como a organização, apesar de ter uma estrutura enxuta, vem se projetando inclusive com muito destaque na mídia. O diretor executivo Marcelo Schapo deu detalhes sobre o Dia das Boas Ações, evento mundial que aconteceu pela primeira vez no Brasil, e de como o KKL Brasil mobilizou mais de 2 mil voluntários em 14 estados e 28 cidades, que trabalharam na prática o conceito de sustentabilidade.

Em seu discurso de encerramento, Danny Atar firmou o compromisso de destacar um profissional no KKL Israel para atender as comunidades da América Latina, enfatizou a importância da organização ter forte presença nas redes sociais para que o KKL também possa chegar à comunidade maior e reforçou a importância de todos professores e madrichim (monitores) envolvidos com a área judaica conhecerem Israel. “O que encontrei na América Latina nestes últimos dias, não vi em outros países do mundo, pessoas quentes, com muita ideologia, sionismo e motivação. Todos temos que ter a mesma missão, uma só visão que nos une a todos. Trabalharemos juntos, de maneira clara e eficiente para atender a nossos objetivos”, finalizou o presidente mundial. do KKL, após participar intensamente de toda a programação do Congresso.

“O KKL tem um lugar especial no meu coração. Nunca imaginei que chegaria em um momento como este, com gente do Brasil inteiro incluindo os cinco “jovens do futuro” os quais nos esforçamos em trazer para integrar nossa delegação. Espero que possamos deixar este legado para sempre e que daqui em diante o KKL seja uma organização respeitada e reconhecida no Brasil. Na reunião dos presidentes fomos elogiados como a melhor e a mais entusiasmada delegação do 6º Congresso AMLAT”, comemorou El Kobbi.

267_ESPECIAL_4_1Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, homenageia Danny Atar, presidente mundial do KKL

267_ESPECIAL_4_2Marcelo Schapo, Avi Disc kstein e Eduardo El Kobbi

267_ESPECIAL_4_3Margareth Mandel, Adriana Schaposhnickm Bathalie Kamkhagi e Liane Zaidler

267_ESPECIAL_4_4Rachel Gotlib, Virginia Knabben, Milla Mutnikas, Liane Zaidler e Ana Rosa Rojtenberg

267_ESPECIAL_4_5Visita a AMIA

267_ESPECIAL_4_6Alejandro Wiesz, presidente do KKL Uruguai, e Danny Atar com representantes da delegação brasileira

267_ESPECIAL_4_7Alexandre Chut, Ana Rosa Rojtenberg, ex-presidente José Maria Sanquinetti, Eduardo El Kobbi e Liane Zaidler

267_ESPECIAL_4_8Delegação brasileira marcou forte presença

20
20