AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

EM CURITIBA, PROJETO TIKUN OLAM DA B’NAI B’RITH LEVA O ESPETÁCULO OLIMPO A CRIANÇAS INTERNAS

267_fique_2_1Integrantes da Escola de Ballet do Guaíra e membros voluntários do Projeto Tikun Olam

“Foi emocionante ver a alegria das crianças assistindo o espetáculo e o carinho de nossos alunos para com elas! Sem dúvida, conquistamos a medalha de ouro!”. Assim manifestou-se Débora de Lara, da direção e concepção do espetáculo Olimpo, da Escola de Dança do Teatro Guaíra, de Curitiba, após o evento.

A apresentação da versão reduzida no Hospital Pequeno Príncipe ocorreu dias atrás, em mais uma etapa realizada pela Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith Paraná, com seu Projeto Tikun Olam. O espetáculo Olimpo passeia pela Grécia antiga, berço dos Jogos Olímpicos com seus deuses e mitologia; pela França, onde os Jogos Olímpicos Modernos foram criados por Pierre de Coubertin, até chegar ao Brasil, preparando-se para o Rio 2016.

De acordo com a presidente da B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller, o Projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma parceria em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe, que homenageia a memória do médico pediatra Ismar Strachman Z”L. O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento no hospital e está sendo desenvolvido por voluntários desde o ano passado.


FESTAS DE JUNHO NO SÃO PEDRO SPA MÉDICO – Aproveite o desconto e a facilidade para pagamento e vá cuidar da saúde no São Pedro Spa Médico. Fica em Sorocaba, pertinho de São Paulo. Saiba mais pelo www.spasaopedro.com.br .


MEMBRO DA COMISSÃO JURÍDICA DA CONIB LANÇA LIVRO SOBRE DIREITO PENAL – Daniel Zaclis, advogado criminalista, mestre em Processo Penal pela USP e especialista em Direito Penal Econômico pela FGV lançou no último dia 16 de junho, em São Paulo, o livro “As nulidades no processo penal”. Zaclis é membro da comissão jurídica da Conib/Fisesp.


ENSINO MÉDIO GRATUITO EM ISRAEL – O programa educacional Naale proporciona aos jovens judeus brasileiros de 14 a 16 anos acesso gratuito ao Ensino Médio em Israel. Os três anos de bolsa de estudos são financiados pelo Estado de Israel. Uma seleção prévia é feita no Brasil. A triagem acontecerá em São Paulo, no dia 26 de junho, e no Rio de Janeiro no dia 29. As inscrições podem ser feitas em http://naale-elite-academy.com/index.php/pt/. Informações: (11) 3518-8777, r. 115 ou naale.brazil@gmail.com.

O programa oferece até 30 vagas anuais para brasileiros. Ao término do programa, que lhe permite obter o certificado de conclusão do Ensino Médio israelense (Bagrut), reconhecido também no Brasil, o aluno pode ingressar em uma universidade israelense, sem fazer o preparatório (Mechiná). Não há obrigação de emigrar para Israel ao final do Ensino Médio.


ACIB ELEGE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2016/2018 – Em Assembleia Geral Ordinária realizada em 1º de junho, os associados da Associação Cultural Israelita de Brasília elegeram por aclamação a nova diretoria executiva para o biênio 2016/2018, com a seguinte composição: Hermano Wrobel, presidente (reeleito); Mourad Ibrahim Belaciano, vice-presidente; Mauro Leonardo de Brito Albuquerque Cunha, diretor financeiro; Tamara Socolik, secretária-geral (reeleita). A nova gestão pretende implementar um plano de comunicação social e a realização de um censo comunitário.


EILAT ACEITA PROPOSTA DE NATAL (RN) PARA QUE SEJAM CIDADES-IRMÃS – O prefeito de Eilat informou nesta terça-feira (7), em carta ao prefeito de Natal, que a cidade israelense aceitou a proposta para que estabeleçam um relacionamento como cidades-irmãs. “Considerando que as duas cidades têm muito em comum nas áreas turística e cultural, acredito que a relação será benéfica para ambas”, escreve Meir Yitzhak Halevi. A iniciativa do projeto é do Centro Israelita do Rio Grande do Norte.


5º ENCONTRO DAS COMUNIDADES JUDAICAS DA AMÉRICA LATINA – Encontro da WUPJ debaterá continuidade democrática como valor judaico – O 5º Encontro das Comunidades Judaicas da América Latina ligadas à União Mundial pelo Judaísmo Progressista (WUPJ) acontecerá em São Paulo de 23 a 25 de junho. Entre os temas que serão abordados estão os direitos humanos vistos sob os ensinamentos da Torá; o direito de livre expressão e debate; a justiça universal sem adjetivação; o judaísmo e a política; e a comunidade sustentável e participativa.

Entre os palestrantes estão: – Rabino Sergio Bergman, ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, primeiro rabino eleito para um cargo representativo na Argentina, em 2011, como legislador de Buenos Aires; – Ilana Dayan, uma das mais respeitadas jornalistas em Israel, que comanda o programa investigativo Channel 2 News, há mais de 20 anos no ar; – Roberto Graetz, presidente desde 2015 do grupo Força Tarefa Yad B’Yad, que apoia projetos na América Latina; – Yaron Shavit, vice-presidente da WUPJ, ex-presidente do Israel Movement for Progressive Judaism, onde ainda é ativo em diversas áreas da instituição. Também participarão Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp.


EMPRESA ISRAELENSE SERÁ A RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DAS OLIMPÍADAS RIO 2016 – A empresa israelense ISDS – Sistema de Segurança e Defesa Internacional será a responsável pela segurança das Olimpíadas do Rio 2016. Fundada há 34 anos, ela já atuou nas Olimpíadas de 1992 (Barcelona), 2000 (Sydney), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim); e nas Copas do mundo de 1986 (México), 1990 (Itália) e 2010 (África do Sul), além de ter trabalhado nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.

20
20