EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Silvia Elias, Sueli Schreier, Jacob Pinheiro Goldberg, Flavio Goldberg, Debora Sor, Leonor Szymonowicz, Dany Attar, presidente Vladimir Putin, deputado João Leite, vereadora Teresa Bergher, rabino Alberto Shrem, Sergio Napchan, Lia Bergmann, Rubens Ascher, Nanette Konig, Sarita Mucinic Sarue, John Konig, Sonia Sette, rabino Ruben Sternschein, Saulo Bogater e Ivo Minkovicius, dentre outros.


QUAL O PAPEL DAS ENTIDADES ASSISTÊNCIAS JUDAICAS E COMO SE PREPARAR PARA AJUDAR MAIS PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE?

267_fique_1_1Silvia Elias, Sueli Schreier, Jacob Pinheiro Goldberg, Flavio Goldberg e Debora Sor

Como se preparar para ajudar mais pessoas a enfrentar seus próprios desafios em tempos de crise? Buscando uma reflexão profissional para os dias atuais, aconteceu no Auditório da Congregação Israelita Paulista (CIP), o I Seminário Socioassistencial das Entidades Judaicas de São Paulo. Voltado para profissionais que atuam na área socioassistencial, o Seminário contou com a participação do Dr. Jacob Pinheiro Goldberg, psicólogo, advogado e assistente social, que falou sobre “saúde emocional”, do rabino Ruben Sternschein, que abordou o tema “moral e ética”, da consultora do SEBRAE, Claudia Lopes da Silva, que discutiu o tema “economia criativa e a readaptação da vida” e da consultora Alzira Silva que deu dicas sobre “educação financeira”, tema no qual é especialista.

Tendo como pano de fundo uma história do Rabi Akiva, o rabino Michel Schlesinger, que abriu o evento, falou sobre como a falta de solidariedade pode matar uma sociedade. O I Seminário Socioassistencial das Entidades Judaicas foi organizado pelo Fórum dos Técnicos da Área Assistencial da Fisesp com apoio da Telex, Federação Israelita do Estado de São Paulo e da Congregação Israelita Paulista (CIP).


NA’AMAT COMEMORA LAG BAOMER

267_fique_1_2Um delicioso pic-nic na sede, com uma visita ao Memorial da Imigração Judaica no Bom Retiro, marcou a comemoração de Lag Baomer da Na’amat Pioneiras São Paulo. “As chaverot ficaram eufóricas e tivemos mais de cinquenta participantes que adoraram a iniciativa e ficaram encantadas com tudo o que viram no Memorial”, declarou a presidente da Na’amat SP, Leonor Szymonowicz.


DEPOIS DE 100 ANOS KEREN KAYEMET LEISRAEL- KKL VOLTA À RÚSSIA

267_fique_1_3Dany Attar eVladimir Putin

Dany Attar, presidente mundial do Keren Kayemet LeIsrael-KKL, anunciou o reinicio das atividades do KKL na Rússia depois de 100 anos de interrupção, após encontro inédito com o presidente Vladimir Putin. “A comunidade judaica russa trabalhará para manter a conexão com o estado de Israel, desenvolver a educação sionista e colaborar na luta contra o antissemitismo, mas o mais importante é podermos nos sentir como parte da nação judaica”, declarou Jonah Qrymnyẕqy, nativo da Rússia, que será o primeiro presidente local do KKL. A cooperação entre a Rússia e o KKL possibilitará o trabalho no desenvolvimento de temas como meio ambiente, florestas, desenvolvimento verde, combate a desertificação água e economia de energia.


DEPUTADOS DE MINAS GERAIS E VEREADORES DO RIO HOMENAGEIAM ISRAEL

267_fique_1_4Mesa da cerimônia em Belo Horizonte, com a presença do ex-presidente da Fisemg, Marcos Brafman, e de Silvio Musman, cônsul-honorário de Israel. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG.

O Dia da Independência do Estado de Israel foi comemorado em 6 de junho pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Reunião Especial solicitada pelo deputado João Leite (PSDB). “Algumas pessoas me perguntam por que homenageio Israel anualmente, e a resposta é bem singela: trata-se de uma nação de cultura milenar, estabelecida como país há apenas 68 anos, sob princípios inspirados no próprio Deus, e com a qual temos aprendido muito. E temos de aprender mais”, afirmou o deputado. O presidente da Federação Israelita de Minas Gerais, Salvador Ohana, recebeu placa comemorativa alusiva à homenagem. Ele salientou que, nessas quase sete décadas, a população do país aumentou aproximadamente 10 vezes. Ohana chamou Israel de país jovem e moderno, com alta qualidade de vida.

No Rio de Janeiro, a Câmara dos Vereadores realizou em 25 de maio uma Sessão Solene em homenagem ao Estado de Israel, uma iniciativa da vereadora Teresa Bergher. Na ocasião, foi concedido ao Diretor de Relações Institucionais da Fierj, Arnon Velmovitzky o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. O rabino Alberto Shrem foi agraciado com o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, por seu importante trabalho junto aos jovens da comunidade judaica.


CONIB E B’NAI B’RITH PARTICIPAM DA POSSE DA COMISSÃO DE DIREITO E LIBERDADE RELIGIOSA DA OAB/SP

267_fique_1_5A Conib, representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Sergio Napchan e a B’nai B’rith, pela Assessora de Direitos Humanos e Comunicações Lia Bergmann e Rubens Ascher estiveram presentes à solenidade de posse da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, na nova sede da entidade. A diversidade religiosa lotou o auditório no último dia 2 de junho. A Dra. Damaris Moura Kuo assumiu novamente como presidente e em seu discurso de mais de meia hora falou dos diversos desafios, dos momentos de alegria e de indignação, dos números absurdos da intolerância religiosa que acontece diariamente no Brasil. Do imenso trabalho realizado pela Comissão, que está completando 10 anos de existência disse: “Começamos com 10 pessoas, hoje somos mais de 80, e mesmo sem a intenção se sê-lo nos tornamos referência nacional e até internacional”.


NANETTE KONIG ENCANTA MEMBROS DO GRUPO CHAVERIM, EM SÃO PAULO

267_fique_1_6Nanette Konig, Sarita Mucinic Sarue e John Konig. Foto: Renata Benaderet.

A sobrevivente do Holocausto Nanette Konig deu nesta terça-feira (7) uma palestra para os membros do Grupo Chaverim, que se dedica à socialização de pessoas com deficiência intelectual, e para alunos do Colégio Alef de Paraisópolis, em São Paulo. No encontro, realizado no clube A Hebraica, ela abordou a Segunda Guerra Mundial, seus motivos e consequências, contou sua história e a de sua ex-colega de sala Anne Frank. “O que mais gostei foi ver o interesse dos jovens. Eu nunca havia falado para um público como o Chaverim e foi uma experiência excelente”, contou Nanette. O evento foi uma iniciativa das professoras da oficina de Cultura judaica do grupo Chaverim, Sarita e Thais Sarue.


RABINO RUBEN STERNSCHEIN VISITA COMUNIDADE JUDAICA DO RECIFE

267_fique_1_7Cerimônia na sinagoga Kahal Zur Israel, no Recife. À esquerda, a presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Sette. Foto: Divulgação.

O rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista, visitou na semana passada o Centro Israelita de Pernambuco, no Recife, onde realizou serviços de Shabat, Shacharit e Havdalá. “Agradecemos o apoio da CIP, da WUPJ e da CONIB, que ajudaram a viabilizar este evento. Toda a comunidade judaica está muito feliz com esta ação”, declarou o presidente do Centro, Saulo Bogater.


LIVRO IGUAIS, DE IVO MINKOVICIUS É LANÇADO NA CIP

267_fique_1_8

O Lar, a editora Volta e Meia e a Livraria Cultura promoveram no último dia 5 de junho o lançamento e tarde de autógrafos do livro Iguais, de Ivo Minkovicius. Com contação de histórias de Ana Luisa Lacombe, o evento foi realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Para cada pessoa que comprou um livro Iguais durante o evento, uma criança do Lar ganhou outro exemplar. No total, 126 crianças foram presenteadas.

20
20