CAIO BLINDER E GUGA CHACRA COMANDAM O “PAPO DE REDAÇÃO”

Com ingressos esgotados vários dias antes de sua realização, a Federação Israelita do Estado de São Paul, a A Hebraica e o Fundo Comunitário comemoraram o sucesso do evento “Papo de Redação”, que reuniu mais de 700 pessoas no Salão Adolpho Bloch para um bate-papo com os renomados jornalistas Caio Blinder, correspondente da Globonews e da Tribuna Judaica e Guga Chacra do jornal O Estado de S. Paulo e da Globonews.

Na pauta do encontro, que contou com a participação do público, foram discutidos temas como: ataques terroristas, eleições americanas e seus reflexos para Israel e para o Oriente Médio, o problema dos refugiados, na Europa, Olímpiadas e a situação político- econômica no Brasil.

Assim como nas edições anteriores, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, e que também é jornalista, foi o mediador do debate.

“Os ataques terroristas feitos pelos chamados “lobos solitários”, como na Maratona de Boston, em San Bernardino e recentemente em Tel Aviv, começaram a crescer a partir de 2015, e são utilizados como efeito propaganda por grupos terroristas como o Estado Islâmico”, destacou Guga. “Mas este não é o maior risco às vésperas das Olimpíadas no Brasil. O zika vírus, a falta de infraestrutura e de saneamento básico tem merecido destaque na imprensa internacional e são a grande preocupação de quem pretende vir ao Brasil. Mas assim como na Copa do Mundo, acredito que quando os jogos começarem, os problemas perderão o foco e o que vai valer serão os resultados das competições”, complementou Caio, em tom de bom humor, lembrando o placar de 7 a 1 entre Alemanhã e Brasil.

As eleições americanas também estiveram na pauta do encontro. Os dois jornalistas fizeram uma análise dos candidatos e concordam que Hillary é a favorita e a que terá mehor relacionamento com Israel. “Hillary conhece bem Israel e os palestinos e deve ter uma postura madura na busca de uma solução negociada de dois Estados. Já Trump, não conhece nada sobre o Oriente Médio e é uma pessoa incerta”, disse Guga.

A situação política e econômica do Brasil também gerou muita discussão. “Existe uma falta de realismo para aceitar que o Brasil é um país imperfeito. O mais importante no momento, é a restauração da confiança”, afirmou Caio.

Ao final do debate, os dois jornalistas agradeceram o convite para o evento e foram ovacionados pelo público.

“É fundamental debatermos temas como os que foram discutidos hoje, principalmente quando cada vez mais jovens utilizam as redes sociais para se atualizar”, finalizou Berkiensztat.

268_hebraica_1_1Ricardo Berkiensztat, o presidente da A Hebraica Avi Gelberg, Guga Chacra, Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp, e Caio Blinder

268_hebraica_1_2Ricardo Berkiensztat mediou o debate com os jornalistas

268_hebraica_1_3Salão lotado prestigia os convidados

268_hebraica_1_4Caio Blinder em mais uma edição do Papo de Redação

20
20