MARCOS ARBAITMAN EM NOITE DE AUTÓGRAFOS

Biografia de Arbaitman mostra como atividades comunitárias e serviços públicos podem alavancar carreira profissional

Como não poderia deixar de ser, fila enorme enchia a Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite em que o empresário Marcos Arbaitman autografava sua biografia, numa verdadeira prova do apreço e admiração que a comunidade tem para com ele. Tido como um dos nossos mais carismáticos líderes, até hoje suas duas gestões como presidente de A Hebraica de São Paulo é recordada com carinho e seu nome é sinônimo de incontestável sucesso, o que em nada afetou seu modo simples e amigo de tratar as pessoas. No último dia 28 de junho ele recebeu o Prêmio Personalidade Nacional de Vendas da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, durante cerimônia realizada no Buffet França, sobre a qual falaremos posteriormente.

Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Marcos Arbaitman preside o Grupo Arbaitman, que inclui sua Maringá Turismo, Central de Eventos e a Lemontech (especializada em desenvolvimento de softwares para gestão de viagens corporativas), além de atuar como conselheiro ou diretor em entidades como a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Associação dos Agentes de Viagens (ABAV). No campo cultural, destacou-se como diretor e membro do conselho da prestigiosa The Metropolitan Opera, de Nova York, diretor da Cinemateca Brasileira, membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Moderna (MAM) e presidente da Associação de Patronos do Theatro Municipal de São Paulo, entre outras funções. Recentemente assumiu o cargo de Presidente da FUNCEB – Fundação Cultural Exército Brasileiro, responsável por toda atividade cultural do Exército Brasileiro.

Ex-secretário estadual de Esportes e Turismo nas gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin, Arbaitman também exerceu ampla gama de atividades sócio-esportivas, como a presidência da Confederação Brasileira Macabi, além de participar da fundação da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior (AMEM). Na área social, ocupou a presidência do Centro Israelita de Assistência ao Menor (CIAM), além de participar dos conselhos de entidades como a Liga Cívica Feminina e do Hospital Israelita Albert Einstein.

Sobre o livro

O livro “Marcos Arbaitman – Nada resiste ao trabalho”, escrito pelo cineasta, escritor e palestrante Márcio Pitliuk e editado pela Companhia Editora Nacional conta a trajetória profissional do empresário. Com 224 páginas, a obra tem orelha assinada pelo governador Geraldo Alckmin, prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e depoimentos de pessoas importantes em sua vida, como os empresários João Doria Jr., José Efromovich e Luiz Fernando Furlan, o apresentador esportivo Milton Neves, o publicitário Nizan Guanaes e o jornalista Salomão Schvartzman, entre outros.

A publicação narra desde a chegada dos pais de Arbaitman ao Brasil, a infância no Bairro do Bom Retiro, o início da vida profissional com apenas 11 anos servindo cafezinho, as atividades no ramo de turismo com a Maringá Turismo até o ingresso no governo estadual como Secretário Estadual de Esportes e Turismo, cargo que ocupou por oito anos, sendo seis com Mário Covas e dois com Geraldo Alckmin.

No livro “Marcos Arbaitman – Nada resiste ao trabalho”, o autor traz detalhes das tradições judaicas, informações sobre a vida pessoal de Arbaitman e como conheceu a esposa Bete, curiosidades e paixões, além de destacar as pessoas que foram importantes para seu crescimento pessoal e profissional, as quais sempre lembra com admiração e respeito, como os pais, os empresários David Kopenhagen e Samuel Back, além de Mario Covas.

Outro ponto de destaque são as obras assistenciais que sempre pautaram a vida de Arbaitman, especialmente a criação da AMEM – Associação dos Amigos da Criança pelo Esporte Maior, fundada em 1996 e que já ajudou milhares de crianças a ter uma esperança de vida. “Espero que minha experiência pessoal possa servir de exemplo aos mais jovens, pois eles devem fazer parte da vida comunitária. Doar parte do tempo para trabalhos sociais ajuda profissionalmente e transforma todos em cidadãos mais conscientes”, destaca Marcos Arbaitman.

Fotos: Glorinha Cohen

268_first_3_1Avi Gelberg entre Bete e Marcos Arbaitman

268_first_3_2Rabino David Weitman e Waldemar Kogos

268_first_3_3Marjorie e Sidney Arbaitman

268_first_3_4Abram Szajman, Dora Cunha Bueno e Ivoncy Iochpe

268_first_3_5Bete Arbaitman, André e Paola Tawil

268_first_3_6Roberto Lieff e Pedro Herz

268_first_3_7Gaby Milevsky,rabino Tovi Weitman, Marcio Pitliuk, Rosita Blau e Avi Gelberg

268_first_3_8Bia Doria, Cesar Giobbi e Dora Cunha Bueno

20
20