IOK RECEBE COMITIVA DO VATICANO EM SP

Instituição brasileira está entre as 12 entidades convidadas pelo Papa Francisco para integrar um programa mundial de educação pela cultura

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) recebeu, entre os dias 28 e 29 de junho, uma comitiva do Scholas Occurrentes, uma instituição idealizada pelo Papa Francisco. José María del Corral, presidente mundial da instituição, e Belén Aldazabal, assistente da presidência, vieram a São Paulo para conhecer de perto o trabalho do IOK, com o intuito de replicá-lo pelo mundo. Durante a visita, eles conheceram algumas das oficinas de artes e de esportes do Instituto, que atende cerca de 3 000 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, na cidade de São Paulo.

Em fevereiro deste ano, Wolf Kos, presidente do IOK, e sua esposa Olga Kos, vice-presidente do Instituto, tiveram um encontro com o Papa Francisco no Vaticano. “Estamos muito honrados em fazer parte de um programa idealizado pelo papa, um líder mundial preocupado com a inclusão de todos, seja qual for sua etnia, religião ou desenvolvimento intelectual. Ele, assim como nós, acredita no respeito à diversidade para que todos possam conviver em paz”, disse Wolf Kos.

Ao todo, 12 entidades foram escolhidas pela Santa Sé para formular o chamado “pacto educativo”, que prevê a criação de um novo conceito de educação que irá servir de modelo para o mundo. A proposta da Igreja é de que, ao longo do ano, seja feito um intenso intercâmbio entre as entidades que participam do programa. “Muito se fala, mas pouco se faz para mudar a educação no mundo”, disse José María del Corral. “Estamos aqui para derrubar muros. Temos a necessidade de fazer com que a educação caminhe por meio da arte, do esporte e da tecnologia. E o Brasil tem a alegria, o entusiasmo e o comprometimento que precisamos para formar essa ponte”.

Presente em mais de 190 países, o Scholas Occurrentes promove a cultura e a integração social por meio da tecnologia, do esporte e da arte. Uma nova visita da comitiva é esperada até o final do ano — desta vez, para um encontro de jovens.

Fotos: Leticia Lovo.

269_especial_1_1

269_especial_1_2

269_especial_1_3

269_especial_1_4

269_especial_1_5

269_especial_1_6

269_especial_1_7

269_especial_1_8

269_especial_1_9

269_especial_1_10

 

 

20
20