AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Eventos interessantes e lançamento de livros você encontra aqui.


BAR E BAT-MITZVÁ NA CIP – Já estão abertas as inscrições para cerimônias em 2017 e 2018. Saiba mais: 2808-6219 ou pelo email escolalafer@cip.org.br .

TAGLIT BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA TEMPORADA DE INVERNO EM ISRAEL – O programa Taglit-Birthright abriu suas inscrições para viagens a Israel nos meses de dezembro/2016 e janeiro/2017. O programa oferece a jovens judeus de 18 a 26 anos de idade uma estada de 10 dias em Israel e tem como objetivo fortalecer neles a identidade judaica e permitir-lhes construir uma conexão duradoura não apenas com o Estado judeu, como também com suas comunidades locais. O Taglit já levou mais de 500 mil jovens judeus de 67 países. Do Brasil, já viajaram mais de 8.000 jovens de 22 estados. Nesta temporada de verão israelense, doze grupos brasileiros embarcarão em diferentes datas, do final de junho ao final de julho. São 504 jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e outros estados. Informações: (11)3034-4985, www.taglitbrb.com ou via taglit@taglitbrb.com

CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL LANÇA PLATAFORMA ON-LINE PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES – A Confederação Israelita do Brasil (Conib), atendendo a demandas da rede educativa judaica, criou uma plataforma de educação, o Conecteinu, cujo objetivo principal é o de qualificar os materiais da área pedagógica e capacitar de forma contínua a comunidade de educadores. O Conecteinu trabalhará com os professores da rede educativa judaica e tem como objetivo fortalecer no Brasil o desenvolvimento da identidade judaica entre crianças e jovens nas escolas, educação complementar e movimentos juvenis. Mais de 60 % dos professores já estão cadastrados. “Trata-se de uma plataforma colaborativa e, ao mesmo tempo, de um espaço dedicado à inserção de conteúdos para a criação de um acervo judaico”, disse a coordenadora do projeto, Shirley Sacerdote. Materiais dos centros de formação das principais universidades do mundo serão pesquisados e também compartilhados na plataforma. A partir daí o potencial criativo dos nossos educadores será aproveitado para elaborar conteúdos que reflita a cultura judaica no Brasil. O projeto também estimulará a troca entre instituições e entre educadores.

EXPOSIÇÃO “CONSTRUTORES DO BRASIL” NA UNIBES CULTURAL – Está aberta ao público até o dia 30 de julho, na Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 -, a exposição “Construtores do Brasil”. Uma iniciativa pioneira, que busca recuperar cinco séculos da presença de Portugal no processo histórico brasileiro. Abrangendo grandes períodos históricos da Colonização, Império e República, desde o descobrimento dos portugueses, ocupação territorial até as correntes imigratórias ocorridas na década de 70. Entrada gratuita.


LANÇAMENTO DE LIVRO

UBIRATAN MUARREK LANÇA SEU NOVO LIVRO, “UM NAZISTA EM COPACABANA” – Em seu segundo livro, agora pela Editora Rocco, Ubiratan Muarrek trás como pano de fundo turbulências da Ditadura Militar e do atual período político do País; Com ironia e humor revela os meandros do poder e suas diversas armações. Em “Um Nazista em Copacabana”, Otto Funk é um ex-combatente alemão que, deixando para trás os escombros da Segunda Guerra Mundial, desembarca no Brasil, onde conhece Iracema, uma manauara muito emocional, com quem acaba se casando e tendo uma filha. A obra foi lançada em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Ubiratan Muarrek nasceu em Tupã (SP) e mora na cidade de São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em mídia e comunicação pela London School of Economics (LSE).

Publicou Corrida do membro (Objetiva), em 2007. Um Nazista em Copacabana é o seu primeiro livro com lançamento pela editora Rocco.

20
20