VOCÊ TEM UMA BOA MEZUZÁ? – RABINO KALMAN PACKOUZ

271_história_4_1

A Mezuzá não é um amuleto ou uma proteção supersticiosa. É um mandamento de D’us – e cumprir um mandamento nos aproxima de D’us e nos dá méritos espirituais.


Muitos anos atrás, quando eu trabalhava na Cidade Velha de Jerusalém, um turista pediu-me para indicar-lhe uma loja que vendesse Mezuzót. Eu o levei até uma loja, ele escolheu 30 belas caixinhas de Mezuzá e perguntou ao dono da loja quanto lhe devia. Eu perguntei ao cavalheiro: “Mas e os pergaminhos para colocar nas caixinhas?” O homem respondeu: “Eu não preciso deles. Não sou tão religioso”. Engraçado – não há absolutamente mitsvá nenhuma em afixar a caixinha da Mezuzá no batente da porta! Afixar o pergaminho é a mitsvá. A caixinha é apenas para proteger o pergaminho dentro e para embelezar a mitsvá.

Por que colocamos mezuzá no batente de nossas portas? D’us nos ordenou em sua sagrada Torá: “E estas palavras que lhes ordeno hoje … vocês devem escrevê-las sobre os batentes de suas portas e sobre seus portões” (Devarim 6:9). O rolo de pergaminho contendo “estas palavras” é chamado de Mezuzá, nome retirado do local onde ele é afixado: o batente da porta (que se chama Mezuzá em hebraico).

A Mezuzá precisa ser de um pergaminho feito do couro de um animal casher, escrita palavra por palavra com uma tinta casher especial, letra por letra por um sofer (escriba) temente a D’us, exatamente da forma que está escrito na Torá. Qualquer outro rolo (impresso, escrito em papel comum, xerox, escrito com outro tipo de tinta, etc.) não é válido e, se usado, o dono da casa não cumpre a mitsvá da Mezuzá.

A Mezuzá deve ser colocada no início do terço superior do batente direito de cada porta de nossas casas, com exceção da porta do banheiro. Os Ashkenazim costumam colocá-la inclinada, com o topo em direção ao interior do recinto e a parte de baixo voltada para o lado de fora deste recinto. Os Sefaradim costumam colocá-la na vertical. Se tiver mais perguntas, pergunte a um Rabino.

A Mezuzá não é um amuleto ou uma proteção supersticiosa. É um mandamento de D’us – e cumprir um mandamento nos aproxima de D’us e nos dá méritos espirituais. Existe o costume de se beijar a Mezuzá ao entrar ou sair do recinto. Este ato é uma expressão de amor pela mitsvá e por D’us: quando alguém beija a Mezuzá, pensa no que está escrito em seu interior (que D’us é Um, sobre a importância de amar D’us, cumprir Seus mandamentos e que Ele observa a nós todos e nos protege) e, naturalmente, se preenche com amor a D’us.

Existe uma história interessante dentro da História Judaica sobre Onkelus (Império Romano, ano 90 e.c.). Ele pediu ao seu tio, o imperador romano Titus, um conselho para ter sucesso na vida. Seu tio lhe falou: “Procure alguma coisa que esteja desvalorizada, abaixo do seu preço de custo, e invista nela”. Assim fez Onkelus: converteu-se ao Judaísmo.

Titus não ficou feliz. Mandou pelotões de soldados prenderem o seu sobrinho. Porém, cada um dos pelotões começava a discutir com Onkelus e os soldados acabavam se convertendo ao Judaísmo. Nero mandou um último pelotão com ordens expressas de não falarem com Onkelus. Enquanto o estavam tirando de casa, Onkelus estendeu a mão e beijou a Mezuzá. Os soldados ficaram muito curiosos e acabaram perguntando: “Por que você beijou este negócio?” Onkelus explicou: “Em suas cidades, seu imperador fica dentro de casa e vocês, soldados, ficam do lado de fora para protegê-lo. Porém, no Judaísmo, nós nos sentamos dentro de nossos lares e o nosso Imperador nos protege do lado de fora”. Todos os soldados se converteram ao Judaísmo. Nero parou de mandar seus pelotões. Onkelus acabou se tornando um grande Sábio, cuja tradução e comentário da Torá para o Aramaico é encontrada em quase todas as edições em hebraico da Torá.

Eis o que está escrito dentro de cada Mezuzá (Devarim 6:4-9 e 11:13-21):

“Ouçam, Israel: o Eterno é nosso D’us, o Eterno é Um. E amem D’us com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas posses. E estas palavras que lhes ordeno hoje estejam permanentemente em seus corações. E as ensinem diligentemente aos seus filhos e falem delas (as mitsvót) quando se sentarem em suas casas, quando andarem pelos caminhos, ao se deitarem e ao se levantarem. Atem-nas sobre o seu braço como um sinal e como um ornamento entre os seus olhos (Tefilín) e as escrevam sobre os batentes de suas casas e em seus portões (Mezuzá).”

“E se ouvirem Meus mandamentos, que lhes ordeno neste dia, para amarem seu D’us e servi-Lo com todo o seu coração e com toda a sua alma, então trarei chuva sobre suas terras no tempo correto, as chuvas de primavera e as de inverno. E vocês colherão seus grãos, seu vinho e seu azeite. Farei brotar vegetação nos campos para seus animais, e vocês comerão e se fartarão. Porém, guardem-se para que seus corações não sejam seduzidos e acabem servindo outros deuses e se prostrando a eles. Neste caso, a fúria de D’us cairá sobre vocês e Ele fechará os céus: Não virá mais chuva e a terra não produzirá mais. Vocês perecerão rapidamente, expulsos da boa terra que D’us lhes deu. Coloquem estas palavras sobre os seus corações e sobre as suas almas e as atem como um sinal sobre o seu braço e como um ornamento entre os seus olhos. Ensinem-nas aos seus filhos quando estiverem em casa, quando andarem pelos caminhos, ao se deitarem e ao se levantarem. E as escrevam sobre os batentes de suas casas e sobre os seus portões. (Se fizerem isto), multiplicar-se-ão seus dias e os dias de seus filhos sobre a terra que D’us jurou aos seus antepassados que lhes daria, pelo tempo que os céus estiverem sobre a terra”.

A Mezuzá não é barata. Custa cerca de US$ 40,00. Tenha certeza de que a que for comprar preencha todos os requisitos para ser casher. Não compre em lojas de souvenir ou apenas porque a caixinha externa é bonita.

Pensamento:“Trate os outros como gostaria que o tratassem — se tivessem bom senso!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20