EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Sonia Sales, Elisa Nigri Griner, a ministra da Cultura e dos Esportes de Israel Miri Regev, ministro Lior Ben-Dor, Osias Wurman, cônsul Dori Goren, Dra. Viviane Rawet ,Ciro, Leonardo, Clarice e Luiz Cuschnir, Abraham Tenne, Boaz Albarânes, governador Fernando Pimentel, Ministro Luis Roberto Barroso e Eduardo Nasajon, dentre outros


A PALESTRA DE SONIA SALES NA WIZO-RIO

271_fique_1_1

Para falar sobre seu livro “D. Pedro II e seus amigos judeus”, a carioca Sonia Sales proferiu palestra na Wizo-Rio, a convite do grupo BEN GURION. A palestrante é escritora, poeta, autora de ensaios e livros infantis. Tem 15 livros publicados e é membro titular da Academia Carioca de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, da Sociedade Eça de Queiroz-RJ e do PEN Clube do Brasil.


EVENTO NO RJ EM MEMÓRIA DOS 11 ATLETAS ISRAELENSES MORTOS POR TERROSITAS EM 1972

271_fique_1_2Dia 14 de agosto, a Câmara Municipal do Rio realizará um evento em memória dos 11 atletas israelenses que foram brutalmente assassinados por terroristas palestinos em setembro de 1972. A comemoração terá a participação de membros da família das vítimas israelenses e autoridades olímpicas de Israel e Brasil. A ministra da Cultura e dos Esportes, Miri Regev, e o encarregado de negócios de Israel no Brasil, Ministro Lior Ben-Dor representarão o governo de Israel no evento, que também terá como convidados o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman e o novo cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren (foto). O Itamaraty aprovou rapidamente o nome do novo enviado à capital paulista e, recentemente divulgou comunicado expressando que pode revisar o apoio do Brasil a uma resolução anti-Israel na UNESCO.


AULAS SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE E A MENTE NO SÉCULO 21

271_fique_1_3

Muito concorridas as aulas que a Dra. Viviane Rawet está dando em sua Clínica de Medicina Funcional em São Paulo, no bairro de Higienópolis (Rua Bahia, 941). Aliando sua experiência como professora da Faculdade de Medicina da USP, essa médica, pós-graduada em Patologia e especializada em Medicina Funcional e Nutrologia, fala para grupos variados sobre os cuidados com a saúde e a mente no século 21, abordando temas como Nutrição Funcional, Flora Intestinal, Vitaminas, Reposição Hormonal, Hipersensibilidade Alimentar, etc…… As aulas são mensais e costumam ser nas quartas ou quintas feiras no final da tarde. Mais informações: (11) 3255-3232.


A UNIÃO DOS IRMÃOS CUSCHNIR

271_fique_1_4

Difícil encontrar, nos dias de hoje em que a pressa dá o tom na vida das pessoas, quatro irmãos como Ciro, Leonardo, Clarice e Luiz Cuschnir que, quando se encontram, aproveitam o momento para reforçar seus laços de união e amizade com o resgate de fotos da história da família, revendo registros dos antepassados que vieram na virada de 1.900 da Áustria, Inglaterra e Bessarabia. Exemplo que muitos deveriam seguir.


INSTITUTO OLGA KOS PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA

271_fique_1_5Durante o evento, foi exibido o filme Para Todos, que mostra o cotidiano de quatro equipes de atletas paraolímpicos.

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que promove oficinas de artes e esportes para cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual na cidade de São Paulo, especialmente aquelas com autismo e síndrome de Down, esteve presente na cerimônia de revezamento da tocha olímpica, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Antes do revezamento, foi exibido, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o longa-metragem Para Todos. O filme, gravado em seis países, mostra o cotidiano de quatro equipes de atletas paralímpicos nas modalidades de atletismo, canoagem, natação e futebol. “Ficamos muito honrados com o convite e foi muito gratificante ver estes atletas que conseguiram superar as barreiras pessoais em busca de vitórias”, afirmou Silvia Liz, coordenadora pedagógica e cultural do IOK. Ela esteve no evento acompanhada de dez participantes do Instituto. Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Saiba mais em www.institutoolgakos.org.br .


PALESTRA COM ISRAELENSE ESPECIALISTA NA GESTÃO DE ÁGUA

271_fique_1_6

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, em parceria com a Missão Econômica de Israel no Brasil, realizou café da manhã com Abraham Tenne (na foto com o Boaz Albarânes), consultor especialista na gestão de água, que até 2015 atuou como Chefe da divisão de Tecnologia e Dessalinização da Autoridade Israelenses de Água e Esgoto. Tenne deu detalhes sobre como Israel venceu a escassez e conseguiu “fechar a grande lacuna” entre a demanda e a oferta de água no país e destacou as principais medidas utilizadas para a economia de água, como o reuso, a dessalinização e as técnicas de irrigação adotadas pelo país. O especialista frisou a importância da mudança na cultura, com campanhas constantes de marketing e publicidade e também na regulamentação, punindo empresas que não tem bons indicadores de perda e cobrando um preço justo dos consumidores e empresas pela sua utilização.


ELISA NIGRI GRINER FESTEJA IDADE NOVA

271_fique_1_7

Devidamente festejada em seu aniversário, a carioca radicada em São Paulo Elisa Nigri Griner (na foto com seu filho Victor e o marido Carlos Alberto) foi alvo de homenagens por parte de sua família e amigas. VP da área de Juventude, Elisa é uma das mais queridas integrantes da diretoria da A Hebraica de São Paulo e tem feito um trabalho dos mais elogiáveis.


CONIB HOMENAGEIA O MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

271_fique_1_8O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, recebeu o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, o segundo ministro de origem judaica a integrar a mais alta Corte de nosso país. Em jantar com representantes da comunidade, Barroso falou de suas raízes judaicas e como elas foram – e são – fundamentais para a sua trajetória de vida. O ministro do Supremo relatou a emocionante visita que fez ao campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, e lembrou dos tempos em que jogava vôlei pelo Clube Israelita Brasileiro (CIB), no Rio de Janeiro. O ministro recebe com frequência, em seu gabinete, o rabino Leib Rojtenberg, de Brasília. Barroso é neto de judeus gregos que vieram para a América do Sul na década de 1920 e se estabeleceram inicialmente em Montevidéu, onde sua mãe viveu até os 17 anos e militou no movimento sionista local. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Yale Law School e doutor e livre-docente pela mesma UERJ, Barroso é também Professor Visitante da Universidade de Brasília (UnB) e de várias instituições como Georgetown (EUA), Wroclaw (Polônia), Haia (Holanda), entre outras. Agora em julho, passou o mês na Kennedy School, em Harvard.


NASAJON SISTEMAS ESTÁ NA LISTA DAS MELHORES EMPRESAS DO RJ

271_fique_1_9Eduardo Nasajon e equipe comemoram: mais uma vez, a Nasajon Sistemas faz parte da lista “Great Place To Work” das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação ocorreu no Palácio da Bolsa.


MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

271_fique_1_10O Museu do Holocausto de Curitiba fechou uma parceria com a Chevra Kadisha RJ para um projeto de resgate de memória. A instituição vai auxiliar o museu a registrar as datas de falecimento de dezenas de sobreviventes que reconstruíram suas vidas no Rio de Janeiro. O contato foi intermediado pela Fierj Federação Israelita, também parceira do Museu, que apoia oficialmente o projeto. É sempre uma satisfação para a FIERJ fazer a ponte entre instituições judaicas para viabilizar importantes iniciativas.


ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUI O DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

271_fique_1_11O governador mineiro Fernando Pimentel sancionou em 21 de julho a lei 22.232/2016, que institui o Dia Estadual em Memória das Vítimas do Holocausto. A norma estabelece que a data será lembrada anualmente no dia 27 de janeiro e tramitou na Assembleia Legislativa na forma de projeto de lei de autoria do governador, que foi aprovado pelo Plenário no início de julho.

O dia também tem como finalidade promover a reflexão e o combate a qualquer tipo de discriminação e intolerância. A data sugerida é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, criado em 2005 pela Organização das Nações Unidas, em lembrança à libertação dos prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz.

“Essa é mais uma conquista da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (Fisemg), que também tem atuado com firmeza contra o neonazismo no estado ”, declarou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

“As autoridades mineiras prezam muito a participação da comunidade judaica. Temos um relacionamento muito bom com a área governamental”, afirmou o presidente da Fisemg, Salvador Ohana.


PARENTES DE VÍTIMAS DO ATENTADO À AMIA VÃO À JUSTIÇA CONTRA CRISTINA KIRCHNER (Jonathan Gilbert, NYT)

Parentes de vítimas do atentado à organização judaica AMIA – que em 1994 matou 85 pessoas e deixou mais de 300 feridos em Buenos Aires – entraram com ação judicial contra a ex-presidente Cristina Kirchner pelo acordo assinado com o Irã que, segundo denúncia, teria favorecido funcionários iranianos envolvidos no ataque em troca de benefícios comerciais à Argentina. O acordo vinha sendo investigado pelo promotor Alberto Nisman, encontrado morto em seu apartamento em janeiro de 2015 quando se preparava para denunciar ao Congresso argentino a então presidente Cristina Kirchner sob acusação de proteger funcionários iranianos envolvidos no ataque à AMIA em troca de favorecimento comercial à Argentina. Juan José Ávila, um dos advogados das vítimas, acredita que “há elementos suficientes” para abrir inquérito contra a ex-presidente com base nas investigações de Nisman.

20
20