ARTISTAS POSAM PARA CALENDÁRIO DO INSTITUTO OLGA KOS

Ensaio faz parte do calendário anual do Instituto, que promove a inclusão cultural por meio da arte e do esporte.

273_fique_3_1

A atriz e apresentadora Karina Bacchi (foto acima) e a jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, da TV Globo, posaram para o calendário do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para cerca de 3.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, principalmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Em outra sessão, foi a vez do músico Dudu Braga e do jornalista Heródoto Barbeiro, da Record News, fotografarem ao lado de participantes do Instituto.

Karina posou ao lado do pequeno Leonardo Chagas, de 4 anos, participante da oficina de karatê. Juntos, eles riram, cantaram e capricharam nas poses. “Paz, pra mim, é igualdade e respeito”, disse a atriz sobre o tema que serviu de inspiração para o calendário, que será lançado no final deste ano.

273_fique_3_2

A sessão de fotos também contou com a participação da jornalista Maria Julia Coutinho, da TV Globo. Ela fotografou ao lado do Uriel Carli del Valle, 7 anos, de quem ganhou muitos beijos e abraços. “A paz é espalhar a síndrome do respeito, da tolerância, da justiça e do amor pelo mundo”, disse a jornalista.

273_fique_3_3

Já o jornalista Heródoto Barbeiro, posou sorridente ao lado da Mariana, de 23 anos, que pratica taekwondo pelo Instituto. Dudu Braga fotografou com Giancarlo Bisseto, de 32 anos, participante das oficinas de artes. “Paz, para mim, é tolerância. É acreditar que alguém pode ser feliz sendo diferente de você”, disse Dudu. Essa será a quarta edição do Calendário Inclusivo da entidade. A versão de 2016 contou a participação de ídolos do esporte brasileiro, em referência aos Jogos Olímpicos que serão disputados no Rio de Janeiro, como o astro do basquete Oscar Schmidt, a levantadora Fofão, do vôlei e o nadador Gustavo Borges.


Sobre o Instituto Olga Kos

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 2.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelec­tual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão abrir canais de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, promover a inclusão social e cultural destas pessoas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos.

As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”.

Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

20
20