ESPECIALISTA ISRAELENSE ABORDA O CONFLITO DE VALORES NO JUDAÍSMO

Para Cohen, o entendimento do conceito de valores é fundamental para a educação judaica, “sobretudo quando grupos judaicos acham que têm o monopólio dos valores, quando o que têm são apenas interesses”.

Jonathan Cohen, diretor do Melton Centre for Jewish Education da Universidade Hebraica de Jerusalém, ministrou em 7 e 11 de setembro atividade de capacitação para dezenas de educadores no Rio de Janeiro e em São Paulo, com o tema “A complexidade e os desafios da vida atual à luz dos conflitos existentes nas fontes judaicas”. A iniciativa foi da Conib, com o apoio da Agência Judaica, Pincus Fund e Instituto Samuel Klein.

Para Cohen, o entendimento do conceito de valores é fundamental para a educação judaica, “sobretudo quando grupos judaicos acham que têm o monopólio dos valores, quando o que têm são apenas interesses”.

Leia a seguir um resumo da palestra:

O conceito de valores

Valores são um conceito moderno. “A palavra não existia para nossos antepassados, que usavam mitzvot [mandamentos] ou midot [virtudes]”, afirma Cohen.

“Antes, havia sensação de obrigação, ordem, dada por uma voz externa, superior. Hoje, o homem precisa avaliar, e a sensação é de uma voz interna”.

“Os gregos também falavam de virtudes. Platão referia-se aos valores da natureza, e cada coisa tinha uma essência. Se, para os gregos, os valores estavam na natureza, para os judeus, estavam em Deus. No mundo contemporâneo, o homem e sua experiência são a fonte dos valores. Mas é legítimo fazer isso?”.

Polos da discussão contemporânea

“Hoje, a discussão no judaísmo se dá entre dois campos: autenticidade e relevância. Se quero ser autêntico, mantenho a fidelidade às fontes ou faço o agenciamento delas. Por outro lado, se eu falar na linguagem dos alunos (ou na nossa), posso fugir do texto. A tradução da tradição é o que fazemos. E não é algo apenas técnico. Será uma traição?”

“Assim, tenho duas alternativas: 1) ser, como o shofar, um instrumento, ainda que cause distorção; 2) fazer a tradução, que será sempre parcial”.

Três formas de abordagem dos valores no judaísmo

1) Afirmação dos valores

“’Estes são os valores. Siga-os!’. Essa abordagem funciona nas sociedades homogêneas, em que se conhecem as pessoas que representam tais valores. O sábio, a pessoa ideal, é aquele que faz as pessoas tirarem de si aquilo que têm de melhor. Isso não ocorreria sem o exemplo dele. Nessa sociedade, há consenso: os valores não estão em conflito. O combate à inclinação do homem ao mal se dá via mitzvot e exemplos próximos”.

2) A imposição de valores é proibida

“Nessa visão, só o próprio individuo pode definir seus valores. O homem tem a ‘liberdade’ de traçar uma escala de valores, desde que não prejudique o outro. Não é ‘humanista’ colocar os valores dentro de um molde. E a educação se dá via dilemas: o aluno olha suas próprias pegadas. Assim, poderá se entender melhor.

Como vemos, as posturas 1 e 2 são quase extremas”.

3) Conflito entre valores

Cohen apresenta seu pressuposto: “A educação para uma cultura é questão humana, não reflete uma obrigação, pois dou a quem eu quero aquilo de que gosto. Funciona assim nas famílias, nos povos, na transmissão entre as gerações. Este é o gesto mais natural. Não há o indivíduo puro. Vivemos dentro de grupos e culturas, com padrões de pensamento”.

E lança perguntas: “Como fazer com que o aluno não seja passivo? Combinando o cultural com o individual?”.

Três patamares de conflito entre os valores

1) conflito absoluto: determinados valores são inegociáveis para qualquer judeu.

“Exemplo: o judeu não pode obedecer a outro Deus. A oposição a Deus e à santificação da vida não são negociáveis, são valores coletivos absolutos”.

“Mas mesmo estes valores têm que ser colocados à prova, em questões concretas”, afirma Cohen, dando como exemplos o uso da pena de morte e o retorno dos Anussim ao judaísmo.

2) valores sociais em conflito: verdade, justiça, paz, Shabat

Exemplo: “Num tribunal, pode haver compromisso entre paz e justiça. Quando os valores se aplicam na vida real, precisamos entender o que os sábios disseram”

3) conflito entre valores e instintos

“Quem já não passou por isso?”.

274_especial_2_1Revital Poleg e Jonathan Cohen

274_especial_2_2Rony Vainzof e Jonathan Cohen

274_especial_2_3Jonathan Cohen

274_especial_2_4Jonathan Cohen no Rio de Janeiro

274_especial_2_5Mais de 80 educadores participaram do encontro

20
20