ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ISRAEL – A ARTE COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE OS POVOS

Com ingressos esgotados em menos de 24 horas e com a plateia totalmente lotada, a Orquestra Filarmônica de Israel, uma das maiores e mais prestigiadas orquestras do mundo, que em 2016 completou 80 anos, assim como seu aclamado regente, o Maestro Zubin Mehta, subiu ao palco da Sala São Paulo, no dia 27 de agosto, para um concerto beneficente em prol das obras da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e do Voluntariado Einstein e da AmigoH, ambos ligados à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).

A apresentação única teve início com a execução dos hinos do Brasil e de Israel, com a plateia fazendo coro incentivada pelo Maestro Zubin Mehta, seguida do programa com obras de Antonin Dvorák – Abertura Carnaval, op. 92; Maurice Ravel – Daphnis et Chloé – Suíte nº 2 e Richard Strauss – Ein Heldenleben (Uma Vida de Herói).

“A cultura e a música unem, o preconceito divide e desagrega. Em um mundo assolado pelo terror, nossa resposta é a construção de pontes, é trazer a Filarmônica de Israel e compartilhar arte, e que ela seja um instrumento de harmonia entre os povos”, destacou o presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky.

“A comunidade judaica tem muito a agradecer a este país, que recebeu a todos nós de modo que pudéssemos nos estabelecer, criar raízes e contribuir para um país mais justo. É dentro dessa linha que a Federação e o Hospital Albert Einstein hoje se abraçam, praticando um dos mais importantes princípios do judaísmo que é a Tzedaká, justiça social, com a Filarmônica de Israel, trazendo a luz deste país que é um exemplo para a democracia”, complementou o presidente do Einstein, Claudio Lottenberg.

Para Mehta, a música precisa fazer mais do que já fez: continuar a unir os povos e derrubar preconceitos. No dia 26 de dezembro acontecerá uma grande apresentação em Israel reunindo os principais nomes da música clássica mundial para um concerto em comemoração aos 80 anos da Fundação da Orquestra.

A apresentação terminou em grande estilo. Mehta e a Filarmônica de Israel foram ovacionados pelo público e voltaram para um bis, deixando a plateia extasiada.

Orquestra Filarmônica de Israel

A Orquestra Filarmônica de Israel foi fundada em 1936 pelo violinista Bronislav Huberman. Durante três anos Huberman viajou pela Europa Oriental e Alemanha estimulando muitos entre os melhores músicos do continente, que haviam perdido seus empregos por causa do antissemitismo nazista, a emigrarem para Israel.

A Orquestra Filarmônica da Palestina fez seu concerto inaugural no dia 26 de dezembro. Regida pelo lendário Arturo Toscanini, ganhou fama imediata como a orquestra dos solistas, pela qualidade extraordinária de seus integrantes. Após a independência do Estado de Israel em 1948, foi rebatizada como Orquestra Filarmônica de Israel. Atualmente, está entre as melhores orquestras do mundo e é o maior patrimônio cultural de Israel.

Como embaixatriz cultural do Estado de Israel, a orquestra fez inúmeras turnês por todo o mundo, incluindo países onde Israel sequer possuía representação diplomática. Visitou praticamente todas as salas mais qualificadas dos grandes centros urbanos dos Estados Unidos, Europa Ocidental, Rússia, Polônia, Japão, Austrália e América Latina.

Zubin Mehta

Em 1968, o Maestro Zubin Mehta foi nomeado conselheiro musical e em 1977 tornou-se diretor artístico. Onze anos depois seu cargo passou a ser vitalício. Leonard Bernstein, que sempre manteve laços estreitos com a orquestra, desde a sua estreia em 1947, tornou-se regente honorário em 1988.

Durante a temporada de 1991, o Maestro Kurt Masur foi nomeado principal regente convidado honorário, devido ao grande sucesso do seu trabalho à frente da orquestra.

A Orquestra Filarmônica de Israel tem permanentemente se enriquecido com novos membros que emigraram para Israel, principalmente desde a ex-União Soviética, de onde vieram grandes instrumentistas de cordas. Atualmente mais da metade dos músicos compõe-se de israelenses nativos que tiveram educação musical em Israel.

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

274_first_3_1Cônsul de Israel Dori Goren, Denise Terpins, Cecilia Goren e Jack Terpins

274_first_3_2Fernando Lottenberg, Luis Kgnel, Bruno Laskowsky e Ricardo Berkiensztat

274_first_3_3Maestro Zubin Mehta e a Orquestra Sinfônica de Israel

274_first_3_4Mario Fleck e Jayme Blay

274_first_3_5Claudio Lottenberg e Bruno Laskowsky sobem ao palco

274_first_3_6Vista geral da orquestra

20
20