EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Teresa Bergher , Esther Abramento Becker, Leonor Szymonowicz, Sara Wulkan, Clarice Joszef, Prof. Israel Blajberg, Ida e Claudio Lottenberg, Luiz Cuschnir, maestro Cláudio Weizmann, Ester Proveller, Vinícius Corrêa, Freddy Glatt ,Zalmir Chwartzmann,Fernando Lottenberg, Embaixador Sergio Amaral, Milton Seligman eJocelyne Harari, dentre outros.


TERESA BERGHER RECEBE DE PORTUGAL O “GRAU DE COMENDADORA”

274_fique_-1_1Em cerimônia realizada no Real Gabinete Português, a vereadora carioca Teresa Bergher recebeu o “Grau de Comendadora” da Ordem Infante Dom Henrique – o mais alto concedido pelo país.


LANÇAMENTO DO LIVRO FESTAS DA TRADIÇÃO JUDAICA

274_fique_1_2A educadora e estudiosa da tradição judaica, Esther Abramento Becker (na foto com o professor Nelson Rozenchan e Sandra Felsen , ilustradora da obra).O livro conta histórias da experiência do mundo, ética, sabedoria, a palavra e narrativas do processo de educar. Festas da Tradição Judaica também mostra as grandes tradições do judaísmo e como ela se transforma em busca de novos significados e ensinamentos, contribuindo para promover a formação de um sujeito integral e integrado à sociedade. Na tradição judaica, as histórias são recontadas e reinterpretadas a cada geração.


Na’amat Pioneiras São Paulo comemora sucesso de evento beneficente no Terraço Itália

274_fique_1_3Sob o comando da presidente Leonor Szymonowicz, e como sempre, aliás, foi dos mais concorridos o chá beneficente que a Na’amat Pioneiras São Paulo realizou no Terraço Itália. Dentre as 160 chaverot e convidadas, estavam Sara Wulkan e Clarice Joszef, presidente da Na´amat do Brasil (foto)


PROF. ISRAEL BLAJBERG DISCORRE EM WASHINGTON

274_fique_1_4Em evento promovido pelo Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Washington, o Prof. Israel Blajberg (na foto com o Ministro-Conselheiro Benoni Belli) discorreu sobre seus estudos e o livro alusivo “ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL”. Entre os presentes encontravam-se civis e militares brasileiros e de nações amigas, dentre os quais o Secretario da Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro Ribeiro Gonçalves, Adido Militar General Bezerra Leonel, Representante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, General Cardoso Martins, Comandante do Jewish War Veteran of the USA, David Meyers, Senior Legislative Assistant da AIPAC, Daniel Bleiberg e representantes do Pentágono.


FERNANDO HADDAD E GABRIEL CHALITA PARTICIPAM DE ENCONTRO COM LIDERANÇAS DA COMUNIDADE JUDAICA

274_fique_1_5A Federação Israelita do Estado de São Paulo promoveu na residência de Ida e Claudio Lottenberg um encontro das lideranças da comunidade judaica com o prefeito de São Paulo e candidato a reeleição, Fernando Haddad (PT) e o seu vice, Gabriel Chalita (PDT). O evento, foi o terceiro, da rodada de encontros que a Federação tradicionalmente faz com os candidatos a prefeitura. Na foto estão Ricardo Berkiensztat, Fernando Haddad, Claudio Lottenberg, Bruno Laskowsky e Gabriel Chalita.


LUIZ CUSCHNIR COM RONNEI VON

274_fique_1_6Para responder perguntas dos telespectadores no quadro Conselheiro Sentimental que é apresentado no programa de Ronnei Von na TV Gazeta, Luiz Cuschnir marcou presença. Foram expostos conflitos emocionais na área que ele atua como profissional há mais de 40 anos, como terapeuta e psiquiatra.


HOLOCAUSTO FOI TEMA DE PALESTRA NA UMC UNIVERSIDADE

274_fique_1_7Com o tema O Impacto Social de Intolerância, Racismo e Discriminação nas Decisões Empresariais e Governamentais nos Tempos Modernos, as especialistas internacionais Karel Reynolds, Diretora do Museu do Holocausto WFCS da Carolina do Norte/USA, e Connie Davies (na foto com Alberto Danon), estiveram em São Paulo a convite da UMC Universidade – Campus Villa-Lobos para falarem a alunos da instituição tendo como foco o Holocausto. A iniciativa foi do coordenador do curso de Engenharia da UMC, Prof. Dr. Douglas Morais, e da Prof. Dra. Rita de Cássia Marques de Lima e Castro, dos cursos do Núcleo de Negócios.


DORIVAL CAYMMI É HOMENAGEADO PELA ORQUESTRA VOZES DO VIOLÃO E CORAL DO LAR DAS CRIANÇAS, DA CIP, NO MASP

274_fique_1_8A Orquestra Vozes do Violão e Coral do Lar das Crianças da CIP se apresentaram no MASP no musical infantil “Caymmi – Sereias e Pescadores”, em homenagem ao saudoso cantor e compositor baiano, numa produção coletiva de estudantes, artistas e educadores a partir da obra de Caymmi. A Orquestra foi criada com o intuito de reescrever o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e é regida pelo maestro Cláudio Weizmann, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie (SP). Ele é autor do livro Violão Orquestral (MinC, 2001), que traz metodologia de ensino coletivo, buscando a versatilidade de repertório, tanto brasileiros quanto universais, e que reúne, pela primeira vez, arranjos completos para orquestras de violões. (Foto: Alberto Lefèvre).


A AGITADA AGENDA DA B’NAI B’RITH PARANÁ

274_fique_1_9A Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná realizou dois eventos num só dia. Pela tarde, em parceira com o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, com a participação de seus diretores e membros levou a efeito mais uma etapa do Projeto Tikun Olam, atendendo crianças internas naquela unidade de saúde curitibana. À noite, participou de mais uma fase do Programa “Pensando o Brasil”, no Graciosa Country Club, também em parceria com outras instituições. Para a presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller (na foto com a jornalista Lenise Klenk; o procurador geral da República, Carlos Fernando dos Santos Lima e o delegado Luiz Alberto Cartaxo) a Loja Chaim Weizmann, de Curitiba, está em franca atividade com o ingresso de novos irmãos, em cerimônia ocorrida em agosto, com a presença de Abraham Goldstein, presidente da BB Nacional.


TRYP JESUÍNO ARRUDA APOIA MAIS UMA VEZ O PROJETO FELICIDADE

274_fique_-1_-10Pelo quinto ano consecutivo, o hotel TRYP Jesuíno Arruda, administrado pela Meliá Hotels International, em parceria com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e dentro de seu cronograma de ações de sustentabilidade, hospedou as famílias dos pequenos Lucas Vinícius da Silva e João Pedro Gomes Lemes, participantes do Projeto Felicidade, que inclui hospedagem em caráter de cortesia em apoio às crianças em tratamento contra o câncer. O Projeto Felicidade nasceu no ano de 2001 com a missão de levar diversão e alegria a crianças carentes com câncer, hospitalizadas para tratamento. Foto: Vinícius Corrêa, gerente geral do TRYP Jesuíno Arruda; os pequenos Lucas Vinícius da Silva e João Pedro Gomes Lemes com seus acompanhantes; e Jonas Rodrigues, chefe de serviços do TRYP Jesuíno Arruda.


FREDDY GLATT É ESCOLHIDO PRESIDENTE DA SHERIT HAPLEITÁ DO RIO DE JANEIRO

274_fique_1_10Freddy Glatt foi indicado pela FIERJ – Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – para assumir a presidência da Associação dos Sobreviventes do Holocausto do Rio de Janeiro – Sherit Hapleitá. Freddy Glatt é membro da Loja Herut da B’nai B’rith Rio há mais de 45 anos, tendo exercido diversos cargos na instituição, e está escrevendo um livro contanto a história de sua vida desde 1933, onde relata a fuga de sua família: ”fiquei sob a mira dos nazistas por oito vezes”, conta.


SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO JUDAICA N-NE REÚNE COMUNIDADES EM BELÉM

274_fique_1_11Grupo reunido em passeio no Rio Guajará

A Agência Judaica, em parceria com a Conib e o Centro Israelita do Pará, realizou em Belém, no Pará, o IV Seminário de Educação e Identidade Judaica do Norte e do Nordeste. O tema do evento foi “As comunidades judaicas com raízes bem brasileiras: De onde viemos e para onde vamos”. A comunidade de Belém tem uma história de resiliência, apesar de seu distanciamento dos grandes centros. Está na Amazônia desde o ano de 1810, formada predominantemente por judeus originários do Marrocos. Dentre outros, o seminário contou com as presenças de Esther Kalb e Lea Tbol (Agência Judaica), Shirley Sacerdote (coordenadora do Conecteinu), Nadav Davidson (Habonim Dror), Celso Zilbovicius (Marcha da Vida) e a psicóloga Monica Guttmann.


LUCIANA GENRO PROPÕE DEBATE ABERTO SOBRE ISRAEL E PALESTINA

274_fique_1_12A diretoria da Federação Israelita do RS e representantes de entidades judaicas gaúchas receberam a candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PSOL, Luciana Genro, e o seu vice, deputado estadual Pedro Ruas, para debater as propostas para a cidade e a relação dos judeus com a legenda, cujo histórico é de posições contrárias ao Estado de Israel. A ideia é trazer os dois lados para conversar, sem radicalismos. O presidente da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann, deixou claro o sentimento de incômodo com a postura do PSOL e a preocupação sobre a importação de conflitos para Porto Alegre. Luciana Genro admitiu que tem uma visão discordante com relação ao conflito no Oriente Médio, mas que isso não a impede de dialogar com a comunidade judaica.


NOVO EMBAIXADOR DO BRASIL NOS EUA VISITA A CONIB

274_fique_1_13Fernando Lottenberg, Sergio Amaral e Milton Seligman. Foto: Divulgação.

O diplomata Sérgio Amaral, novo embaixador do Brasil nos EUA, visitou a Confederação Israelita do Brasil. Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Fernando Lottenberg, e pelo diretor Milton Seligman. O diplomata planeja realizar já em 2017 uma exposição nos EUA que mostre a participação dos judeus do Recife na fundação de Nova York, história que considera pouco conhecida entre os americanos.


JOCELYNE HARARI ENCANTA B’NAI B’RITH SÃO PAULO COM PICASSO E SUA GENIALIDADE

274_fique_1_14A obra genial de Pablo Picasso em suas diversas fases e a relação com os percalços de sua atribulada vida foi o assunto magistralmente desenvolvido pela professora Jocelyne Harari (na foto com a presidente Zeila Sliozbergas), na palestra sobre o tema Picasso e sua Genialidade. Realizada na B’nai B’rith São Paulo, a palestra mostrando a importância e a revolução que Picasso representou para a pintura da época foi brilhante e bem humorada.


B’NAI B’RITH RS E INSTITUTO MARC CHAGALL PROMOVEM AULA COM SOBREVIVENTES DA 2ª. GUERRA MUNDIAL

274_fique_1_15Alunos do 9º ano dos Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, participaram do painel “Compromisso Moral e Lições de Solidariedade” com três sobreviventes da Segunda Guerra Mundial: Bernard Kats, judeu holandês escondido por famílias holandesas; Curtis Stanton, judeu alemão, ofendido na escola por ser judeu e com passagem pelo campo de concentração de Auschwitz; e Johannes Melis, católico, holandês, cujos pais abrigaram em casa duas famílias judias. A atividade, complementar às aulas sobre o período, foi coordenada pela professora de História, Silvania Rubert, moderada pela professora Dra. Ieda Gutfriend e aconteceu no Auditório do Colégio.


COMITÊ ISRAELITA DO AMAZONAS TEM NOVA DIRETORIA – Foi empossada a nova diretoria que regerá o destino do CIAM no biênio 2016/2018, ficando assim constituída: Presidente: Lívio Baraúna Assayag; 1º Vice-Presidente: Ezra Azury Benzion Manoa; 2º Vice-Presidente: Davis Benzecry; 1º Secretario: Paulo Stélio Sabbá Guimarães; 2º Secretário: Michel Vidal Israel; 1º Tesoureiro: Rogério Perales Rabelo e 2º Tesoureiro: Erick Assayag Cohen.


TRIBUTO DO CONGRESSO DO URUGUAI E DA B’NAI B’RITH A ELIE WIESEL Z’L – A B´nai B´rith Uruguai e o Congresso Uruguaio organizaram um evento homenageando Elie Wiesel z’ L. O presidente do Congresso Gerardo Amarilla dirigiu o evento. Amarilla, a presidente da B’nai B’rith Uruguai Ana Wilenski e o líder da comunidade judaica do país Lanai Silberstein discursaram durante a cerimônia. Entre o público estava a embaixadora de Israel Nina Benami e diversos presidentes e líderes das principais organizações judaicas do Uruguai.


ERNESTO RYMER TOMA POSSE COMO ACADÊMICO BENEMÉRITO DA ACADEMIA BRASILEIRA MEDALHÍSTICA MILITAR – No último dia 31 de agosto Ernesto Rymer, presidente da Loja Herut da B’nai B’rith Rio de Janeiro, recebeu a mais alta condecoração da instituição, na 29ª. cerimônia da ABRAMMIL.

20
20