BDS É TEMA DA PALESTRA DE ISRAEL TAPOOHI, PRESIDENTE DA ISRAEL BONDS

Com o apoio da Israel Bonds do Brasil, café da manhã movimentou a A Hebraica de São Paulo em torno de Israel (Izzy) Tapoohi, ex-presidente do conselho da BEZEQ e da empresa de investimentos África-Israel, ex-membro do conselho do Banco Central de Israel e atual presidente do Development Corporation for Israel (DCI), mais conhecida como Israel Bonds. Sediada em Nova York, a DCI é uma corretora do Financial Industry Regulatory que subscreve títulos emitidos pelo Estado de Israel nos Estados Unidos.

Com vasta experiência no mundo corporativo, empresas públicas e de investimentos, Izzy Tapoohi partilhou sua visão dos riscos do BDS (Boicote-Desinvestimento-Sanções), movimento global informal de ativistas, grupos sociais e organizações, lançado pela sociedade civil palestina contra Israel. Também falou sobre sionismo e antissemistimo.

Eis a seguir alguns trechos da palestra:

“O boicote a Israel não é apenas econômico. É na realidade um boicote político que fere a imagem de Israel, principalmente junto aos jovens. Pretendem justificar que sendo Israel “opressor”,”colonianista agressivo”, merece ser retirado do mapa. Existem conflitos em várias regiões do mundo, como entre Siria e Turquia, Russia e Ucrânia, sem que haja tantos protestos, como os que são gerados quando acontece algo entre palestinos e israelenses. No fundo é puro antissemitismo”.

“Se fosse só um problema econômico haveriam regras internacionais para neutralizá-lo. Na Diáspora , quanto mais a comunidade judaica estiver unida e fortalecida, poderá haver mais apoio a Israel, como acontece em várias cidades americanas. O fato de Israel ser uma democracia é uma força a seu favor. Há representatividade árabe no Congresso, liberdade de expressão.A recíproca deveria acontecer com os judeus em paises árabes”.

“O maior problema é a educação universitária, principalmente na Diáspora, com muitos professores que veiculam conteúdos antissionistas e antissemitas. A principal tarefa contra o boicote é esclarecer os jovens, para que não sejam manipulados pelas acusações falsas, que alteram a veracidade dos fatos. O fato é que temos Israel para defender os judeus do mundo inteiro. Ninguém sabe se algum dia teremos de preparar nossos” pacotinhos “para fazer aliá.

“O melhor lugar para deixar algum rendimento financeiro é em Israel. A taxa significativamente maior de vendas nos últimos anos mostra claramente que muitos dos nossos clientes adquirem títulos de Israel como um meio estratégico de dizer “não” ao movimento BDS”.

A Israel Bonds foi fundada há 65 anos para desenvolver a economia de Israel. Hoje, ela tem orgulho no fato de que provou estar entre os mais resistentes no mundo.

Fotos: Glorinha Cohen

274_hebraica_4_1Elisa N.Griner, Israel Tapoohi, Avi Gelberg, Alon Alexander, Gaby Milevsky e Fernando Guelman

274_hebraica_4_2Regina e Israel Tapoohi

274_hebraica_4_3Vitor e Salim Kindi

274_hebraica_4_4Regina Tapoohi, Elisa N.Griner e Celia Burd

274_hebraica_4_5Silvia Hidal e André Lajst

274_hebraica_4_6Itche Vasserman

274_hebraica_4_7Joana Hidal e seu charme inconfundível

274_hebraica_4_8Alon Alexander ouve atentamente Israel Tapoohi

274_hebraica_4_9David Baron e Regina Tapoohi

274_hebraica_4_10Monica T.Hutzler e Alon Alexander

274_hebraica_4_11Israel Tapoohi e Avi Gelberg

274_hebraica_4_12Joana Hidal, Etejane H.Coin, Tania Tarandach e André Lajst

274_hebraica_4_13Israel Tapoohi recebe uma escultura do presidente Avi Gelberg

274_hebraica_4_14Israel Tapoohi admira o presente que ganhou

274_hebraica_4_15Eyla Benedykt

274_hebraica_4_16Avi Gelberg e Alon Alexander

20
20