“LIFELONG ACHIEVEMENT AWARD” PARA O DR. JULIO TOPOROVSKI

“É a primeira vez que um brasileiro é homenageado nesse evento internacional”

Pelos serviços prestados à nefrologia pediátrica brasileira e internacional, com talento e competência, tornando-se uma das principais referências no país, o Dr. Julio Toporovski, Professor Pleno e Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e ex-diretor clínico da Unidade de Nefrologia Infantil da Santa Casa de São Paulo, foi homenageado com o “Lifelong Achievement Award” durante o XVII Congress of the International Pediatric Nephrology 2016, realizado em Foz do Iguaçu – PR, entre 20 e 24 de setembro de 2016. Ele foi um dos pioneiros da especialidade no Brasil, não só dando assistência às crianças nefropatas, como também formando pediatras com habilidades e competências para exercer a Pediatria nessa área de atuação, os quais, voltando aos seus estados de origem, fundaram grupos que estudam as doenças renais.

O congresso, realizado a cada três anos, contou com a participação de cerca de 1.200 médicos de vários países e é um dos mais importantes da especialidade, tendo recebido o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cuja presidente, Dra. Luciana Silva, foi representada pela Dra. Nilzete Liberato Bresolin, presidente do Departamento Científico de Nefrologia da SBP. E a homenagem ao Dr. Julio foi um dos pontos altos do evento.

“Foi um momento muito especial e emocionante, pois é a primeira vez que um brasileiro é homenageado nesse evento internacional”, disse a Dra. Nilzete Bresolin.

Sobre o Dr. Julio

Nasceu em São Paulo em 19 de março de 1930, graduou-se pela Escola Paulista de Medicina em 1955. Em janeiro de 1956 vinculou-se à Clínica Pediátrica da Santa Casa de São Paulo (onde exerce a medicina ininterruptamente até o presente momento). Foi assistente voluntário até novembro de 1959, quando foi nomeado Assistente Efetivo. Em 1962 organizou o Berçário de Prematuros, chefiou este setor por 2 anos. Em 1962 passou a coordenar as atividades médico-didáticas da Enfermaria de Pré-Escolares e Escolares, função que exerceu até há pouco tempo. Professor desde a fundação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ministrando aulas nas áreas de Pediatria e Nefrologia Pediátrica. Em janeiro de 1966 foi lhe conferido o título de Professor Associado e passou a coordenar a Unidade de Nefrologia Infantil, foi também o idealizador do Ambulatório de Nefrologia Infantil.

Desde 1962 atua ativamente nos congressos nacionais e internacionais nas áreas de pediatria e nefrologia pediátrica, participando de palestras, mesas redondas, cursos e temas livres. Desde 1974 faz parte do conselho editorial da Revista da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Em 1975 prestou concurso e foi aprovado para Professor Livre Docente de Clínica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Organizou o Curso de Pós-Graduação em Nefrologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Participou como membro de mais de 60 bancas examinadoras de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre docência) em várias faculdades de medicina no país.

Possui inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, editou 2 livros de nefrologia pediátrica, é autor de inúmeros capítulos de livros. Representou o Brasil nas reuniões anuais em 1977 e 1978 da International Pediatric Nephrology Association, da qual é membro.

Foi presidente da II Jornada Brasileira de Nefrologia Pediátrica, realizada em São Paulo em 1983 e presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo no período de 1988 à 1990. Durante a presidência da SPSP, foi o idealizador da Campanha Mãe Participante, hoje obrigatória em todos os hospitais da rede pública do País. Foi presidente dos Comitês de Nefrologia Infantil das Sociedades Brasileira de Pediatria, Brasileira de Nefrologia e Pediatria da São Paulo por várias gestões.

Faz parte do Conselho Editorial das revistas das Sociedades Brasileira de Pediatria, Brasileira de Nefrologia, Pediatria de São Paulo e Associação Latino-Americana de Pediatria.

Durante o IX Congresso Latino Americano de Nefrologia Pediátrica, realizado em São Paulo – Capital, entre 25 e 29 de novembro de 2011, recebeu a “Homenagem da Comunidade de Nefrologistas Pediátricos da América Latina” como esteio da Nefrologia Pediátrica Brasileira.

276_first_1_1Dr. Júlio Toporovski é ladeado pelas doutoras Márcia Nunes Simas e Nilzete Liberato Bresolin

276_first_1_2Dr. Júlio Toporovski ao lado dos alunos nefrologistas de diversas regiões do Brasil

276_first_1_3Integrantes da mesa

276_first_1_4Dr. Julio recebendo o prêmio

276_first_1_5Prêmio da International Pediatric Nephrology Association (IPNA)

20
20