EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o Prof. José Goldemberg, Claudio Lottenberg, Ric Scheinkman, Isaac Ingberman, Marcelo Madureira, Ester Proveller, Chil Zunsztern, Rony Vainzof, Jayme Blay, Denise Damiani, Bety Tichauer, Adriana Finzi, Luiz Helena Trajano, Dra. Rachel Preto, Sergio Herz, Nicole Borger,Abraham Goldstein, Ayelet Shaked, ministra da Justiça de Israel, Claudio Goldman, e rabino Alexandre Leone, dentre outros.


CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA USP CONCEDE TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO A JOSÉ GOLDEMBERG

276_fique_1_1O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou em 4 de outubro a outorga do título de professor emérito ao professor e ex reitor da universidade José Goldemberg, presidente da FAPESP. A honraria é concedida a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da USP. Este será o 17º título de professor emérito concedido pela Universidade. Goldemberg é doutor em Ciências Físicas e professor emérito do Instituto de Física e do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Um dos maiores especialistas em energia no mundo, é conhecido defensor do uso de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável e detentor de vários prêmios internacionais na área. Reitor da USP entre 1986 e 1990, foi presidente da Companhia Energética de São Paulo e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ministro da Educação, secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre outros cargos.


DIRETORES DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL PARTICIPAM DE EVENTO EM MIAMI

276_fique_1_2Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e vice presidente do Conselho da Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, juntamente com Ric Scheinkman, diretor da Câmara, estiveram em Miami na segunda quinzena de setembro, onde participaram do Painel “Focus on Brazil”, realizado na University of Miami Business School. Lottenberg abordou o setor de saúde e Sheinkman o de tecnologia, para cerca de 400 convidados entre alunos e amigos da Universidade. “A Universidade de Miami tem um grande público da comunidade judaica. Tivemos a oportunidade de representar o Brasil e dar um panorama dos setores financeiro, tecnológico e de saúde, além de mostrar como Israel está presente no dia a dia das instituições brasileiras”, destacou Ric Scheinkman.


ROSH HASHANÁ EM SANTOS

276_fique_1_3“Os eventos na cidade de Santos não param e a Sinagoga Beit Jacob realizou uma grande festa de Rosh Hashaná. O músico Newton Zago foi o convidado e deu um show com canções judaicas, chassídicas, e clássicos da MPB. Além da apresentação, um kidush especial para comemorar o início das Grandes Festas foi organizado por todos da comunidade.


B-DAY DE 40 ANOS DA CANTORA ALINE BARROS

276_fique_1_4No último dia 7 de outubro, a cantora gospel Aline Barros completou 40 anos de idade. A celebração do aniversário aconteceu em grande estilo, em sua mansão na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde reuniu amigos, familiares e algumas celebridades. Na festa, Aline Barros usou um vestido azul turquesa, confeccionado em renda guipir, feito exclusivamente para a ocasião pela renomada estilista catarinense Karla Vivian.


OS DUPLOS EVENTOS DA B’NAI B’RITH PR

276_fique_1_5Isaac Ingberman, Marcelo Madureira, Ester Proveller e Chil Zunsztern

Pela segunda vez, a loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná promoveu dois eventos num único dia. Uma equipe de seus membros deu sequência ao Projeto Tikun Olam, no Hospital Infantil Pequeno Príncipe e, na mesma data, à noite, teve lugar, no Graciosa Country Club mais uma etapa do Programa “Pensando o Brasil”, com o humorista Marcelo Madureira, do “Casseta e Planeta”, que discorreu sobre “Humor na Política”, abordando aspectos políticos da atualidade. Ester Proveller, presidente da B’nai B’rith Paraná, explica que iniciativa em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe é uma homenagem à memória do médico pediatra Ismar Strachman, recentemente falecido, que foi irmão da B’nai B’rith e trabalhava naquele hospital. O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento.


COM APOIO DA CONIB, ESPECIALISTA ISRAELENSE FALA NA FIESP SOBRE CIBERSEGURANÇA

276_fique_1_6Com o apoio da Conib, o Departamento de Segurança da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realizou em 21 de setembro uma palestra sobre segurança cibernética, ministrada pelo israelense Erez Kreiner, ex-diretor da Autoridade Nacional de Segurança Cibernética de Israel. A moderação foi de Rony Vainzof, diretor do departamento de segurança da Fiesp e secretário da Conib. Kreiner falou sobre sua experiência como empreendedor neste segmento e compartilhou sua longa vivencia como integrante do órgão israelense. Mostrou a preocupação com a crescente dependência da internet para a interação entre as pessoas, as transações comerciais, além da crescente automação da indústria e dos produtos, das redes de energia, dos equipamentos médicos. “A melhor defesa é a defesa, pois ataques cibernéticos são muito rápidos e é difícil descobrir sua origem”, afirmou. Vainzof apresentou dados referentes ao Brasil e uma classificação dos riscos: “Pesquisas demonstram que o Brasil é um dos países que mais realiza ataques cibernéticos no mundo e que também está entre os maiores alvos desses ataques”. O evento teve a presença de Boaz Albaranes, cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado Geral de Israel em São Paulo, e Ciro Furtado Bueno Teixeira, diretor titular adjunto do Comitê Acelera Fiesp, além empreendedores e executivos.


MULHERES E NEGÓCIOS NO FOCO DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA

276_fique_1_7Jayme Blay, Denise Damiani, Bety Tichauer, Adriana Finzi, Luiz Helena Trajano, Dra. Rachel Preto e Sergio Herz

Luiza Helena Trajano, empresária que comanda a rede de lojas Magazine Luiza, Dra. Raquel Preto, advogada tributarista e empresarial Denise Damiani, executiva na área de business e tecnologia e Bety Tichauer, executiva de marketing, participaram do evento Mulheres e Negócios – Tendências”, organizado pela Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional. O evento teve início com uma homenagem a empreendedora Eva Herz fundadora da Livraria Cultura, com a entrega de uma placa a seu neto Sergio, e teve como proposta ampliar o debate sobre questões relativas a diversidade de gênero e à valorização da mulher no ambiente corporativo, com a presença de quatro admiráveis profissionais que compartilharam suas experiências pessoais e debateram a participação das mulheres na sociedade na política e no ambiente corporativo.


CANTORA E COMPOSITORA NICOLE BORGER MOSTRA O CD ‘RAÍZES/ROOTS’

276_fique_1_8Uma viagem musical sobre suas origens judaicas, que busca um diálogo com ritmos brasileiros

Existe um samba judaico? Ou um baião iídiche? Ou uma bossa-nova semita? Se depender da cantora e compositora paulistana Nicole Borger existem. Em seu sexto CD Raízes/Roots – Ekaterinoslav – New York – São Paulo’, apresentado no show realizado no último dia primeiro na Fundação Ema Klabin, ela mistura suas raízes musicais judaicas aos ritmos brasileiros. Não se trata de um tese antropológica mas, segundo a artista, “é uma forma de fazer um retrato da vida desse povo nômade, que se estabeleceu em diversas regiões do mundo, influenciou e foi influenciado por outras culturais e povos”. Nesse nomadismo, por exemplo, Pernambuco tem forte colônia judaica, com isso “não seria absurdo encontrar um baião com tempero iídiche”, explica Nicole. De maneira muito própria, Nicole pega canções judaicas tradicionais e contemporâneas como Yidl mitn Fidl, Abi Gezunt ou Bulbes e as veste de bossa-nova, samba ou frevo. “Sou essa mistura. Parte brasileira e parte norte-americana. Acredito em fusão e gosto de me expressar dessa maneira”, diz Nicole. Em Raízes/Roots, Nicole celebra a história que faz dela quem ela é. Mas ao fazê-lo, também dá voz ao desejo profundo do imigrante de encontrar o seu lugar na nova casa, sem esquecer de onde veio e do caminho percorrido.


B’NAI B’RITH RS PROMOVE A VII JORNADA SOBRE ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO: “EDUCAÇÃO VENCENDO O ÓDIO E A INTOLERÂNCIA

276_fique_1_9Presidente nacional da B’nai B’rith, Abraham Goldstein foi muito aplaudido após seu discurso

Na Abertura da Jornada, foi executado e cantado o Hino Nacional, com uma presença significativa de professores e alunos. Compareceram várias autoridades, tendo usado a palavra, em discursos muito aplaudidos, o presidente da B’nai B’rith do Brasil Abraham Goldstein, o primeiro a falar, e o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Foi convidado a se manifestar, então, o Dr. Pedro Gus, Vice-Presidente da B´nai B´rith/RS. Também em belas e oportunas palavras, a Secretária de Educação Estadual substituta, Professora Iara Wortmann, anunciou os trâmites da Secretaria de Educação, junto ao Governador José Ivo Sartori, para envio à Assembleia Legislativa, de um projeto de Lei tornando obrigatório o ensino do Holocausto, nas Escolas do Estado, nos moldes da já existente Lei Municipal de Porto Alegre. Ressalte-se a presença de Zeila Sliozbergas, Presidente da B´nai B´rith São Paulo e a eficiente coordenação de Marc Stanton, Silvio Lewgoy e Wremyr Scliar.


MINISTRA DE JUSTIÇA DE ISRAEL, AYELET SHAKED DIZ QUE QUANTO MAIS JUDAICO FOR O PAÍS MAIS DEMOCRÁTICO ELE SERÁ

276_fique_1_10Quanto mais Israel for judaico, mais democrático ele se tornará, segundo Ayelet Shaked, ministra da Justiça do país

“O sistema legal em Israel deveria reforçar a sua natureza judaica”, escreveu ela na edição inaugural da revista política em hebraico Hashiloach, publicada pelo Fundo Tikva. “Quando queremos colocar Israel no meio de processos de democratização avançados, devemos aprofundar simultaneamente a sua identidade judaica”, escreveu Shaked. “Essas identidades não são contraditórias. Pelo contrário: eu acredito que elas se reforçam mutuamente. Eu acredito que quanto mais judaico for o estado em que estamos, mais democrático este estado será, e quanto mais democrático formos, mais judaico o estado será.” O sistema legal deve levar o judaísmo do estado em conta, de forma concreta, também escreveu Shaked.


PAI DO PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA 2016 FUGIU DOS NAZISTAS E FOI PARA A INGLATERRA NOS ANOS 30

276_fique_1_11Os cientistas britânicos David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz ganharam o Prêmio Nobel de Física por revelar os segredos da matéria exótica. “Os laureados deste ano abriram a porta a um mundo desconhecido, onde a matéria pode assumir estados estranhos. Eles usaram métodos matemáticos avançados para estudar as fases incomuns, ou estados de matéria, tais como supercondutores, superfluídos ou filmes magnéticos finos”, disse o júri.

Kosterlitz é filho de imigrantes judeus alemães. Seu pai, Hans Walter Kosterlitz, foi um pioneiro em bioquímica. Hans Walter Kosterlitz fugiu para a Escócia, em 1934, depois que ele foi impedido de trabalhar em um hospital de Berlim, após a ascensão dos nazistas. Mais tarde, ele levou sua mãe, irmão e futura esposa Hannah para se juntarem a ele na Grã-Bretanha.


PEQUENAS COMUNIDADES PAULISTAS CELEBRAM A CHEGADA DE 5777

276_fique_1_12As Pequenas Comunidades judaicas do Estado de São Paulo celebraram a chegada de 5777. Com o auxílio da Federação Israelita do Estado de São Paulo, as comunidades de Santos, Sorocaba e Alphaville comemoram Rosh Hashaná e Iom Kipur. Em Santos, mais de 120 pessoas compareceram à Sinagoga Beth Jacob para as preces do Dia do Perdão. Em Sorocaba, um jantar para 50 pessoas comemorou a chegada do ano de 5777. Inclusive, a mídia local deu destaque às comemorações. A Sinagoga Bnei Chalutzim, de Alphaville lotou para as orações recitadas pelo chazan Claudio Goldman e pelo rabino Alexandre Leone. Vale destacar que a Federação abrange os principais aspectos da vida comunitária, tais como educação, religião, assistência social, juventude, terceira idadee o apoio às comunidades do litoral e do interior do Estado.

20
20