ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL-LÍBANO COMEMORA 10 ANOS

275_fique_2_1Julianne Daud, cantora, atriz e produtora, e Gilbert, grande intérprete da música francesa, farão parte do evento


“Brasil e Líbano unidos pela harmonia”

A Associação Cultural Brasil-Líbano, entidade responsável por importantes iniciativas de aproximação entre o Brasil e o Líbano, através principalmente do intercâmbio cultural, comemora em 2016, 10 anos de atividades promovendo importantes eventos que fortalecem os laços de amizades entre os dois países.

Assim, será realizado em 03 de novembro próximo, quinta-feira, um evento com a apresentação de música e dança libanesas. Fará parte do evento a notável cantora, atriz e produtora Julianne Daud. Julianne estudou na Scuola Musical di Milano. No Brasil, participou de importantes espetáculos musicais e em 1999 foi vencedora do Prêmio Especial do Concurso de Canto Maria Callas.

Haverá também a apresentação de Gilbert, respeitável cantor, compositor, instrumentalista, ator e radialista. Gilbert é um grande intérprete da música francesa há mais de 40 anos e recebeu o título de “Chevalier des Arts e des Lettres”, condecoração concedida pelo governo francês.

Será também apresentado o conjunto folclórico de dança libanesa dirigido pelo professor Nasser, de projeção nacional, que exibirá números do “dabke libanês”.

Conhecer as modalidades artísticas da dança e música de parcela tão expressivas da população brasileira é importante para a compreensão cultural do próprio Brasil. É destacar a importância dos traços culturais libaneses como uma das matrizes presentes na constituição da nossa identidade nacional.

O Dabke, atração que será apresentada no evento, é uma dança nacional do Líbano praticada por dançarinos que usam roupa tradicional montanhesa. O tema da dança sempre está ligado à vida cotidiana nas aldeias .

LOCAL DO EVENTO: Hasbaya Clube do Brasil – Rua dos Franceses, 518 Bela Vista – S.Paulo- SP                                                   Data: quinta-feira-03 de novembro/2016, às 20h30

Entrada Franca

Realização: Associação Cultural Brasil-Líbano

Presidente: Lody Brais

brasil.libano@gmail.com – Fones: 011-3251-3958 e 011 3289-1851


ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL-LÍBANO

275_fique_2_2

A ACBL – Associação Cultura Brasil-Líbano celebra em 2016 uma década no exercício de sua nobre missão: estreitar as relações entre o Líbano e o Brasil, através da cultura, traço que tão bem caracteriza os povos destas duas grandes nações. Sensível à importância e à riqueza desta convivência, a ACBL tem como escopo celebrar datas marcantes de seu harmônico relacionamento com eventos que alargam sua mútua compreensão, apresentando personalidades destacadas de ambos os países em múltiplos campos de atividades: intelectuais, artistas, historiadores, escritores, políticos, chefes de estado.

Vencendo desafios diários, a ACBL construiu no decorrer dos últimos dez anos um grande legado, representado especialmente pelos consagrados eventos que realizou, ao menos, uma vez por ano.

Para citar apenas as atividades dos últimos anos, convém lembrar as marcantes exposições realizadas em 2009, quando foi saudada “Beirute, a Capital Mundial do Livro”; em 2010 comemorou-se os “+130 Anos da Imigração Libanesa no Brasil”, em 2011 “135 Anos da Visita de D.Pedro II ao Líbano”, em 2012 promoveu-se a “Semana de Turismo do Líbano”, em 2013 “130 Anos de Gibran Khalil Gibran”, uma exposição inédita na América Latina, que apresentou 52 pinturas originais e objetos pessoais provenientes do Museu Gibran-Líbano. Em 2014 a ACBL homenageou os 460 anos da cidade de São Paulo com a apresentação de um desfile das “Vestes Históricas Libanesas”, provenientes do acervo do Grupo Teatral Caracalla-Líbano. E em 2015 comemorou-se os “+135 Anos da Imigração Libanesa no Brasil”.

Eventos reconhecidos pelo Líbano, reiteradas vezes, tanto pelo ineditismo como pela grandiosidade, marcas das realizações da ACBL. No Brasil, além de presente na lembrança de milhares de pessoas, estão historicamente registrados – fruto das iniciativas pioneiras da ACBL – através da emissão pelo Correios de selos alusivos aos temas dos eventos, lançamento de moedas comemorativas pela Casa da Moeda, e pelas estampas em bilhetes da Loteria Federal, especialmente criados pela Caixa Econômica Federal, visando difundir para o grande público a temática de cada realização.

Tantas realizações de sucesso só aumentam o compromisso da ACBL de continuar empenhada em oferecer ao público brasileiro e libanês, ao longo dos próximos anos, iniciativas de promoção e difusão da cultura destes dois povos, com a mesma excelência e comprometimento alcançados até aqui.

20
20