KNESSET ISRAEL COMEMORA 100 ANOS COLOCANDO A CÁPSULA DO TEMPO NAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA NOVA SEDE

Um grande evento com a presença de autoridades, lideranças e membros da Sinagoga e da comunidade judaica, marcou no dia 02 de novembro de 2016, os 100 anos do Centro Cultural Israelita Knesset Israel, no local onde está sendo construída a nova sede no Bairro de Higienópolis.

Ao chegar ao evento, os convidados se deparavam com grandes painéis, com fotos e textos retratando parte da história da Sinagoga, que foi a segunda da comunidade judaica paulista, inicialmente instalada no Bom Retiro e posteriormente na Avenida Angélica, em Higienópolis.

A solenidade, que teve como mestre de cerimonias o leiloeiro Mauro Zukerman e foi marcada por discursos do deputado federal e Secretário Floriano Pesaro (representando o governador Geraldo Alckmin), do vereador Daniel Annenberg (foi indicado dia 10 último pelo prefeito eleito João Dória para ocupar a Secretaria de Inovação e Tecnologia), de Luiz Kignel (representando o presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky), e dos anfitriões da casa, o presidente da Sinagoga Marcel Rivkind e o rabino Motl Malowany.

Em seus discursos, todos ressaltaram a importância da Sinagoga para a comunidade judaica, bem como da nova sede do Centro Judaico, que será um templo de grande magnitude, localizado estrategicamente no bairro de Higienópolis, à Rua Dr. Brasílio Machado, 91.

“Investimos tempo, emoção, e recursos para manter acesa a chama do judaísmo. A Knesset Israel será um novo centro de referência para a comunidade judaica paulista, com ambientes amplos, iluminados naturalmente e funcionalmente integrados”, destacou o presidente Marcel Rivkind.

“A data de hoje é muito especial e me sinto emocionado com a presença dos descendentes dos fundadores de nossa Sinagoga. Estamos nos reinventando e crescendo sobre bases firmes e sólidas daqueles que nos precederam”, complementou o Rabino Malowany.

A comemoração, contou com uma cerimônia para a colocação da Cápsula do Tempo, além de visita guiada às futuras instalações da nova Sinagoga. Um espaço contendo brinquedos e atividades como escultura de balão, pintura na pele, desenho e massinha garantiu a diversão das crianças.

Knesset Israel foi a segunda Sinagoga de São Paulo

Em 02 de novembro de 1916 foi fundada a Sinagoga Knesset Israel, segunda Sinagoga da comunidade judaica paulista, localizada à Rua Newton Prado 76, no Bom Retiro, conhecida como “Groisse Shil”. A fundação ocorreu em 1916, porém a Sinagoga ficou pronta em 1918 e contava com 300 sócios. Durante a primeira e a segunda Guerra Mundial ela serviu para absorver os imigrantes europeus e sobreviventes do Holocausto que desembarcaram em São Paulo.

Por mais de 30 anos, a Sinagoga não teve um rabino fixo (de 60 a 94) e contava com um grupo de pessoas que se encarregava de fazer os serviços religiosos e de lutar pela sobrevivência da Entidade, entre os quais o Srs. Berel Fridman z’l e Moises Timerman z’l. Em 1994, foi contratado um rabino para ficar à frente dos serviços religiosos e de se aproximar das famílias da Congregação.

Em fevereiro de 1997, com a mudança de muitas famílias judias do Bom Retiro para Higienópolis, foi inaugurada a sede da Avenida Angélica, para onde transferiu-se a sede central da Instituição.

De lá para cá, os membros da Knesset Israel mantiveram-se firmes ao propósito de buscar o aumento do quadro social, o engajamento de novos membros e a estabilização de uma filosofia comunitária, no sentido de implantar, manter e desenvolver um ativo centro comunitário dentro das tradições judaicas.

278_especial_4_1Luiz Kignel, Floriano Pesaro, Marcel Rivkind e Daniel Annenberg

278_especial_4_2Rabino Kafif escrevendo o nosso Sefer Torá da Sinagoga Knesset Israel

278_especial_4_3Colocação da cápsula do tempo

278_especial_4_4Marcel e Anette Rivkin com o filho e neta

278_especial_4_5Virginia e Jaques Griffel assinam um tijolo que irá para a fundação da obra.

278_especial_4_6Rabino Motl Malowany, Floriano Pesaro e Marcel Rivkind

278_especial_4_7Rafael Zolko, Frank Azulay e Stela Segal

278_especial_4_8Telma Nudelman, Arlene Zular e Anette Rivkind

278_especial_4_9Floriano Pesaro, Rabino Motl Malowany e Daniel Annenberg

278_especial_4_10Visitantes conferem painéis contando a história da Knesset Israel

278_especial_4_11Vista geral da obra da nova sede

278_especial_4_12Centro Cultural Knesset Israel

20
20