EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o Dr. Flavio Steinwurz, Israel e Marlene Blajberg, Walter Schalka, Patrícia Molino, Leonor Szymonowicz,

Iza Mansur, Ale Edelstein, Mágino Alves Barbosa Filho, Luiz Kignel, Ricardo Berkiensztat, Fernando Rosenthal, Octávio Aronis, Marcelo Forma e David Nagiel , dentre outros.


DR. FLAVIO STEINWURZ RECEBE O TITULO DE MASTER DO AMERICAN COLLEGE OF GASTROENTEROLOGY

279_fique_3_1Em reconhecimento pela sua contribuição para o desenvolvimento da gastroenterologia mundial, o médico Flavio Steinwurz recebeu o Titulo de Master do American College of Gastroenterology. Aliás, esta é a primeira vez que tal honraria é outorgada a um médico da América Latina.

Formado em Gastroenterologia com foco em doenças inflamatórias intestinais, no Lenox Hill Hospital-New York , o Dr. Flavio é Membro Sênior da Sociedade Paulista de Gastroenterologia e Nutrição desde 1987, especialista em Gastroenterologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). É Membro, dentre outras instituições, da Comissão de Terapêutica do Hospital Israelita Albert Einstein, do ECCO- European Crohn’s and Colitis Organisation, da IOIBD -International Organization for the study of Inflammatory Bowel Disease e do Conselho Editorial Internacional do Journal of Crohn’s and Colitis, Primeiro Secretário da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer Colorretal, Presidente Emérito da ABCD- Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn e Secretário-Geral da Associação Paulista de Gastroenterologia de São Paulo. Autor de vários livros, ele foi Governador do American College of Gastroenterology para o Brasil entre 2004-2010 e, em 2012, foi homenageado com o Prêmio de Liderança Internacional pelo American College of Gastroenterology


MILITARES BRASILEIROS JUDEUS: DOCUMENTARIO LANÇADO EM BRASILIA

279_fique_3_2O autor e diretor Israel e Marlene Blajberg, e Mariângela Lemos

Por ocasião do Shabbat Mundial na ACIB – Associação Cultural Israelita de Brasilia, foi apresentado o longa documentário ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL, baseado no livro homônimo, sobre a história militar judaica do Brasil, desde os primeiros cristãos-novos até os nossos dias, de Cabral ao Haiti. O documentário participou do 1º. Festival de Filmes Militares realizado em Brasilia, promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército – CComSEx, no Auditorio da POUPEX (Setor Militar Urbano). O filme foi um dos 16 selecionados para a fase final, dentre 59 concorrentes de todo o Brasil e a estréia nacional foi dia 28 de novembro no Forte Copacabana.


PRESIDENTE DA SUZANO E SÓCIA DA KPMG EM EVENTO DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL

279_fique_3_3Para dar continuidade ao debate sobre questões relativas a diversidade de gênero e à valorização da mulher no ambiente corporativo, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria realizou um bate-papo com Walter Schalka, Presidente da Suzano Papel e Celulose, e Patrícia Molino, sócia da KPMG Brasil, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Eles debateram sobre a importância da diminuição das barreiras de gênero dentro da sociedade especialmente dentro do mundo corporativo, visando melhorar a performance das organizações com uma política inclusiva e focada na diversidade.

Patrícia apresentou os resultados de uma pesquisa que destaca os principais mitos dentro da carreira de uma mulher, dentre eles, o de que as mulheres não querem cargos de liderança, a maternidade impede ou atrasa suas carreiras e de que elas não tem as competências necessárias ou a auto- confiança para ocupar cargos de liderança. Segundo ela, “as mulheres tomam menos risco na hora de dar novos passos na carreira, pois ao buscar um novo cargo, as mulheres tendem a não se sentir confiantes enquanto não tem 100% da experiência e do conhecimento necessário para assumir a posição almejada. Os homens, por sua vez, tendem a ser mais ousados, colocando-se à disposição ou mesmo pleiteando cargos com o mínimo de preparo”.

Após ser convidado a participar de um evento para 300 mulheres, Walter se deu conta de que estava na hora de implantar uma política que olhasse para o futuro e respeitasse a diversidade dentro da Suzano, de forma a quebrar barreiras culturais e dar as condições necessárias para as mulheres crescerem dentro das empresas. Passados alguns anos, ele se orgulha das políticas de inclusão adotadas pela empresa.


PROJETO TIKUN OLAM DA B’NAI B’RITH PARANÁ FINDA ATIVIDADES DO ANO

279_fique_3_4Voluntários do projeto Tikun Olam, da B’nai B’rith do Paraná

O Projeto Tikum Olam, da Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith Paraná, encerrou suas atividades de 2016 com as crianças internas do Hospital Pequeno Príncipe. Desta vez, a atração foi a contadora de histórias Juliane Caroline Fernandes Souto. De acordo com a presidente da B’rith Paraná, Ester Proveller, o projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma iniciativa em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe em homenageia à memória do médico pediatra Ismar Strachman, O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento no hospital.


NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO ELEGE NOVA DIRETORIA

279_fique_3_5Durante Assembleia Geral realizada na Sede da Organização em 08 de novembro de 2016, a Na’amat Pioneiras São Paulo elegeu sua nova diretoria para o biênio 2017 / 2018, encabeçada pela presidente Leonor Szymonowicz, que assumiu o Centro São Paulo no início de 2016, quando a então presidente, Clarice S. Jozsef, foi eleita presidente da Na’amat Brasil.

Relação do corpo-diretivo para o Biênio 2017 – 2018

Presidente: Leonor Szymonowicz – Vice-presidentes:Sheila Szymonowicz, Berta Zatz e Julieta Tabacnik – Secretária: Sandra Kuperman Pesso – 2ª Secretária:Sandra Lilian Melighendler – Tesoureira: Leoni Bien – 2ª Tesoureira: Simone Clerman Grossmann – 3ª Tesoureira: Renata Taveiros de Saboia – Conselho Fiscal: Amália Liberman Wasserstein, Sara Gertel Dolhnikoff e Clara Mandelbaum – Suplentes: Edite Zajac, Pérola Branca Berezovsky e Claudia Waisbich.


WIZO FAZ A FESTA DAS CRIANÇAS DO AMA

279_fique_3_6Comandado pela presidente Iza Mansur, o Grupo Tzehirot da WIZO-SP realizou a Festa das Crianças, atendidas pelo Programa de Assistência Multidisciplinar Integrada (AMA), que fica no Hospital Samaritano. Essa foi a segunda vez que as voluntárias promovem esse evento, que inclui a apresentação do Coral Infantil do AMA, contação de histórias por Perla Mosseri, além de lanche e distribuição de presentes e guloseimas para as crianças.


ALE EDELSTEIN LANÇA O CD YEDID NEFESH/AMIGO DA ALMA DO CHAZAN

279_fique_3_7Ale Edelstein, cantor litúrgico e coordenador do Departamento Musical da Congregação Israelita Paulista-CIP, lançou no último dia 22 de novembro, na Unibes Cultural, o CD Amigo da Alma, onde apresentou em um show as 11 músicas que compõem seu CD. Ale esteve acompanhado de uma banda formada por : Fê Stok (guitarras, violões, voz), Meno Del Picchia (baixo), Bruno Prado (percussões) e Alexandre Grooves (percussão e violão). O renomado violinista Ricardo Herz fez uma participação especial.

Em seu disco de estreia, Ale apresenta composições modernas e envolventes de uma tradição milenar, a liturgia judaica. O projeto visa oferecer aos ouvintes uma ferramenta de comunicação espiritual, como elemento de transformação. Uma música envolvente, tocante, moderna e pedagógica – para mostrar que a tradição judaica pode sim ser respeitada e renovada ao mesmo tempo. A importância deste registro se torna fundamental à medida que são raras as gravações deste tipo de música com cantores brasileiros.

Além de cantor e locutor de jingles para toda a America Latina, Ale também atua como professor, preparando jovens para sua maioridade judaica.


SECRETÁRIO DA SEGURANÇA SE REÚNE COM A COMUNIDADE JUDAICA

279_fique_3_8Magino Alves Barbosa Filho com a diretoria da Federação Israelita SP

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, recebeu a visita de dirigentes da Federação Israelita do Estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira (22), em seu gabinete, no centro de São Paulo. Estiveram presentes Luiz Kignel (vice-presidente da Federação), Ricardo Berkiensztat (presidente executivo da Federação), Fernando Rosenthal, coordenador da Comissão Jurídica, Octávio Aronis,, Marcelo Forma e David Nagiel (Área de Segurança). O fortalecimento do diálogo entre a Secretaria de Segurança Pública e a Federação Israelita de São Paulo foi o principal tema do encontro.

No encontro de hoje, o secretário e a comitiva da Federação debateram os principais temas de segurança, entre eles as ameaças e provocações publicadas nas redes sociais.

O secretário disse que o seu relacionamento com a comunidade judaica à frente da SSP-SP será de continuidade do que estava sendo feito pelos seus antecessores, referindo-se ao trabalho conjunto que já é desenvolvido a alguns anos entre a Federação Israelita e a secretaria.

O elo entre a Federação e a Secretaria começou para coibir qualquer ato contra a comunidade. Pichações antissemitas, incêndios em sinagogas e sites neonazistas são o foco dos debates. “Graças ao apoio da Polícia conseguimos evitar casos violentos contra a comunidade judaica na Capital”, afirmou Berkiensztat.

Esse zelo pelo bem-estar da comunidade judaica em São Paulo, que é bastante representativa, foi enfatizada também pelo vice-presidente, Luiz Kignel. “O nosso intuito é combater a discriminação”.

O motivo do encontro com a Secretaria de Segurança é proteger os membros da comunidade judaica e garantir uma vida social sem ameaças”, esclareceu.

20
20