ANTICONCEPÇÃO MASCULINA AINDA É UM DESAFIO – DR. SIDNEY GLINA*

279_medicina_2_1

Quando se fala em anticoncepção, está se pensando em um método, que quando interrompido, leve ao retorno imediato da fertilidade, como a pílula anticoncepcional ou o DIU para a mulher.


279_medicina_2_2

Muitos homens perguntam quais as maneiras que eles podem usar para evitar filhos. No momento, a única maneira efetiva do homem colaborar na prevenção de gestação é o uso do preservativo.

O coito interrompido, onde o homem retira o pênis da vagina na hora de ejacular, utilizado por muitos casais, é um método muito ruim para a satisfação sexual do casal, além de falhar muito. Não é muito fácil fazer este controle e sempre pode escapar uma gota de sêmen. E é na primeira parte do esperma que estão 90% dos espermatozóides que um homem ejacula.

Há vários medicamentos sendo estudados com este fim, mas até agora nenhum deles foi lançado no mercado. Quando se fala em anticoncepção, está se pensando em um método, que quando interrompido, leve ao retorno imediato da fertilidade, como a pílula anticoncepcional ou o DIU para a mulher.

A maioria dos medicamentos testados para os homens acaba deixando um certo número deles com um grau de infertilidade. Além disto, como são à base de hormônios, acabam interferindo no desejo sexual ou mesmo na ereção. Entretanto, a busca para uma solução onde o homem possa colaborar efetivamente na anticoncepção continua e provavelmente outras soluções mais seguras surgirão.

Muitos perguntarão se a vasectomia não é uma forma de anticoncepção. Não, a vasectomia é uma forma de esterilização, pois compromete a fertilidade definitivamente. Esta operação interrompe definitivamente os ductos (canais deferentes) que conduzem os espermatozóides dos testículos, onde são formados, até a uretra, para serem ejaculados. Com isto os espermatozóides, que continuam a serem fabricados, morrem, são absorvidos para o sangue e começam a serem produzidos anticorpos contra eles.

Embora este fato não cause nenhum problema para a saúde, pode comprometer a fertilidade do homem, caso ele volte atrás e queira reverter a vasectomia, pois os espermatozóides não irão funcionar como antes.

Outra maneira de evitar a gravidez é a abstinência sexual, mas esta sem dúvidas é a pior de todas!

*Dr. Sidney Glina – Professor titular da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do AB, é diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.


Fonte: www.projetoalfa.com.br

20
20