DICAS PARA UMA HIDRATAÇÃO NOTA DEZ

Há quem diga que o ideal é beber dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado, mas há aqueles que dizem que o importante é saciar a sede e não se preocupar com regras.

Pois bem: a verdade é que cada corpo tem suas próprias características, então as necessidades de cada um serão diferentes. Conversamos com a Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium, e ela pondera que, mesmo assim, os dois litros diários ainda são um importante norte a seguir.

Cynthia lembra que você não precisa basear sua hidratação diária apenas nos copos d’água. “Nossas próprias refeições podem ser hidratantes, já que muitos alimentos que nós ingerimos também possuem água. Os sucos e vitaminas também entram nessa conta, por exemplo”, afirma a nutricionista. Seja criativo e exercite seu paladar!

Escolha sua bebida

Cynthia separou os líquidos em categorias super simples para orientar o seu consumo diário. Veja só:

  • Líquidos que hidratam: nestes são a própria água, ideal sempre, os isotônicos e a água de coco. Com rápida absorção e poder de hidratação, são ótimos para a prática de esportes e para dias quentes.
  • Líquidos que nutrem: nesta categoria, estão os sucos, as vitaminas e o leite. Além de serem capazes de hidratar, também possuem outras propriedades nutricionais.
  • Líquidos que divertem: aqui se encaixam bebidas como refrigerantes e alcoólicas. O consumo deve ser feito com responsabilidade e moderação. O excesso de bebidas alcoólicas, por exemplo, pode causar o efeito inverso e desidratar.

São muitas as opções! Com disposição, você pode cuidar da sua saúde e se manter hidratado com muito sabor.

Detalhe importante: verifique se os idosos e crianças pequenas estão se hidratando! A nutricionista alerta que estes dois grupos de pessoas precisam de cuidados especiais com a hidratação. Os idosos podem não sentir sede ou mesmo se esquecer de ingerir líquidos, enquanto as crianças podem não conseguir expressar corretamente sua sede.

Fonte: Cynthia Antonaccio | Consultoria Equilibrium

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.


Nota – Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar

20
20